Conheça Aqui as Principais Vitaminas para Fisiculturistas em um Guia Completo

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Vitaminas Ficulturistas
Vitaminas Ficulturistas

A nova geração está cada vez mais exigente por um corpo sarado e definido, gerando a necessidade apenas estética para muitos, mas também para manter uma vida saudável para outros. Entretanto essa mudança de hábitos deve ser um processo lento e progressivo para que haja resultados positivos e de longo prazo, gerando melhora na qualidade de vida das pessoas. Um dos problemas mais vistos nessa geração fitness é a busca por um resultado imediato, que acaba levando alguns a utilizar esteroides e anabolizantes, que proporcionam um rápido ganho muscular, mas pode gerar vários problemas de saúde que traz sérios problemas de saúde.

Suplementação para o Fisiculturismo

A alimentação é uma das partes essenciais para o ganho de massa muscular, pois sem os nutrientes necessários para a recuperação do corpo não haverá o crescimento muscular. É importante que a pessoa coma muito, mas não pode se alimentar de qualquer coisa, é preciso selecionar alimentos corretos, se não a pessoa irá engordar, ou seja, ganhar massa de gordura e não a magra.

As vitaminas são importantes para qualquer um, principalmente para os fisiculturistas, afinal estas auxiliam na regulação do funcionamento do corpo humano, além de fornecer energia e para a manutenção dos processos fisiológicos.

A quantidade de informações disponível é sobre esse assunto é muito abundante, mas os conteúdos ainda são muito confusos e ambíguos, e pode-se dizer até pouco estudado. Aqui será retratado algumas recomendações típicas por meio das dietas com pouquíssima gordura e muito abundante em proteínas como as advindas do salmão e peito de frango.

É muito importante visitar um nutricionista para ele requisitar todos os exames necessários antes de tomar qualquer suplemento, pois o falta ou o excesso podem gerar consequências negativas para a saúde. A seguir serão especificadas as melhores vitaminas para os fisiculturistas, em quais alimentados elas estão presentes e as consequências para o corpo caso haja deficiência da tal vitamina.

Vitamina B12 ou Cobalamina

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina é extremamente  importante para o bom funcionamento e regulação do organismo. A falta desta pode gerar consequências como o cansaço e a dispersão, ou seja, a pessoa fica com falta ou muito pouca concentração nas suas atividades, além de poder gerar a anemia também.

Para os fisiculturistas, essa vitamina auxilia na aceleração do metabolismo dos carboidratos e na manutenção do sistema nervoso, que é responsável pelo estímulo do crescimento do tecido muscular.

Para os que tem deficiência da vitamina B12 é importante tomar uma suplementação, pois poucos alimentos apresentam essa vitamina em sua composição em doses suficientes ou apropriadas.

Vitamina C

A vitamina C é uma das mais comentadas mesmo porque  é uma das mais importantes para os  fisiculturistas. Além de auxiliar no equilíbrio do sistema imunológico, prevenir e tratar de gripes, essa vitamina apresenta propriedades antioxidantes, assim ajuda na absorção e reabsorção de ferro e regula algumas das funções e processos fisiológicos do organismo.

Para os fisiculturistas, a vitamina C auxilia na recuperação das células do tecido muscular, o que faz este crescer, fornece a composição e liberação de esteroides, que também são processos imprescindíveis para o aumento da massa muscular.

Essa vitamina é facilmente encontrada tanto nos alimentos tanto em farmácias para comprar. Geralmente, as frutas cítricas como laranja e limão são as maiores fontes de vitamina C.

Vitaminas B7 e B8 ou Biotina

As vitaminas B7 e B8, também conhecida como biotina, é considerada essencial para a regulação do sistema nervoso, aceleração do metabolismo,  também chamada de vitamina B7 e B8, é essencial para a manutenção do sistema nervoso, melhora o metabolismo, condicionamento adequado dos níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose.

Para os fisiculturistas, essa vitamina é necessária para regular o metabolismo de aminoácidos, produção de energia e reconstrução do tecido muscular após o estresse do treino.

No caso de deficiência dessa vitamina, a alimentação já consegue suprir essas necessidades por meio de alimentos como: peixes, gema de ovo, soja, aveia, brócolis, batata, couve-flor, banana entre outros.

Vitamina E

A vitamina E apresenta diversas funções no corpo tais como a prevenção de doenças cardiovasculares, a manutenção do sistema imunológico e auxiliar na ação de antioxidante.

Para os fisiculturistas, essa vitamina auxilia diretamente no ganho da massa muscular, pois influencia os níveis de cálcio e potássio, e consequentemente na saúde muscular.

Os alimentos que contem bons níveis de vitamina E são amêndoas, peixes oleosos, abacate entre outros.

Vitamina E
Vitamina E

Vitamina B1 ou Tiamina

A vitamina B1, também chamada de Tiamina, auxilia na melhora das funções do sistema nervoso, do sistema digestivo e do sistema cardiovascular, além da ação antioxidante.

Para os fisiculturistas, a vitamina B1 auxilia no metabolismo das proteínas e na formação da hemoglobina do sangue, influenciando indiretamente para o aumento do volume de massa muscular.

Os alimentos que tem fontes de tiamina são os legumes secos, carnes magras, leguminosas, nozes, aves, levedo de cerveja e carne de porco.

Vitamina A

A vitamina A é um nutriente essencial para a construção de músculos, mas na maioria das vezes é negligenciada pelos fisiculturistas. Essa vitamina é necessária para a utilização da proteína, a produção da testosterona e de outros fatores de crescimento muscular. Erroneamente, a maioria dos fisiculturistas aumenta o consumo excessivo de proteína, que faz com que esgotem as reservas de vitamina A. O certo seria se alimentar de comidas ricas em vitamina A como óleo de fígado de bacalhau.

Enfim…

Para conseguir alcançar os resultados é importante manter hábitos saudáveis. As vitaminas devem estar dentro do organismo de forma adequada, nem em excesso nem em falta, assim a importância de realizar exames para visualizar o nível das vitaminas antes de tomar qualquer suplemento.

É válido lembrar que caso a pessoa esteja com alguma deficiência é bom que ela prefira melhorar os hábitos alimentares ao invés de já começar a tomar suplementação extra. Caso seja necessário, o nutricionista irá passar os suplementos necessários para completar o déficit das vitaminas.

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