Vida Saudável e Alimentação – Como Começar e Benefícios

0
Vida Saudável
Vida Saudável

A vida saudável e a alimentação devem andar sempre juntas. Uma coisa não se sustenta sem a outra. Com os alimentos certos e bons hábitos alimentares você sem dúvida alcançará uma vida saudável e serena.

Ter uma vida saudável consiste em somar atividades físicas á uma boa dieta completa.  Para além das dicas que serão abordadas neste artigo, antes de dar início a essa nova rotina busque sempre a opinião de um profissional qualificado para tirar todas as suas dúvidas.

Vamos começar?

Certo.

Como Ter Uma Vida Saudável e Alimentação Adequada?

Primeiramente, é primordial entender a importância dos alimentos para levar uma boa vida. Se munir de nutrientes e uma boa variedade de alimentos é necessário para manter seu corpo forte e saudável.

O nosso corpo é um alvo fácil para substâncias tóxicas, sejam elas internas, na ingestão de alimento processados, artificiais, cheios de açúcares e com os famosos fast-foods, ou externas como a poluição e metais pesados presente em utensílios de cozinha.

É importante começar com a desintoxicação, e manter os alimentos responsáveis por fazer esse papel sempre em nossas refeições. Exemplos: Alho, cebola, brócolis, chá verde (a dica é colocar limão para potencializar os efeitos), repolho, abacate e frutas vermelhas.

Vale mencionar a relevância em evitar o excesso de gorduras, frituras, sal e açúcar. Substituir sempre que possível o óleo vegetal pelo óleo de coco ou ghee, por exemplo. Na hora de preparar a carne, tentar fazer da maneira mais saudável, buscar grelhar e não fritar. São pontos cruciais para uma vida saudável e alimentação adequada.

Alimentos Necessário para Viver Bem

Coloque sempre em sua dieta alimentos orgânicos e naturais. Evite comprar molhos e temperos prontos, cozinhe para você e sua família, assim poderá controlar melhor o que você e sua família estão consumindo. Aprenda receitas diferentes e liberte o chef dentro de você.

Legumes, verduras e frutas são ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Alimentos como banana, maçã, limão, cenoura, beterraba, acelga, agrião e cebolinha são alimentos vitais para que seu organismo funcione bem.

Alimentos Necessário para Viver Bem
Alimentos Necessário para Viver Bem

Raízes, tubérculos e cereais são grande fonte de carboidratos, e te dão energia total para seguir o dia e realizar suas atividades cotidianas. Não deixe de comer batata, inhame, gengibre, mandioca, massas, pães e trigos.

Feijão, soja e grão de bico, por exemplo, são leguminosos que possuem ferro, proteínas vegetais e fibras. Eles são sem dúvida um excelente grupo de alimentos que irão te ajuda a manter uma vida saudável e alimentação correta.

Outros alimentos que não podem faltar na lista para uma vida saudável e alimentação adequada, são as carnes vermelhas, peixes, frango, e também os produtos de origem animal.

Sem cometer exageros, ao consumir esses alimentos você receberá proteína e cálcio para seu organismo. O que ajuda no crescimento e fortalecimento de unhas e cabelos.

Como Burlar o Sedentarismo e Dar Início às Atividade Físicas?

Organize sua agenda. Busque tempo para caminhadas, passeios de bicicletas ou até mesmo saia pra dançar de vez em quando. Comece aos poucos e com calma, você vai começar a sentir uma leve mudança na sua vida e no seu comportamento.

Caso acredite ser necessário, busque uma academia e orientações profissionais para criar treinos específicos para o seu corpo. Além do corpo bonito, você pode ganhar benefícios como a melhora no seu convívio pessoal, pois aumentará sua autoestima, e pode ajudar com crises de ansiedade e estresse.

Se preferir, pratique esportes. Isso pode aumentar sua confiança e a interação com novas pessoas. Vôlei, natação, futebol, corrida, basquete e danças como zumba, salsa, street dance, dança de salão e dança do ventre também são ótimas opções para aliviar a tensão, perder peso e manter a mente e o corpo saudáveis.

Outras Dicas para Manter a Vida Saudável e Melhorar a Rotina Alimentar

Para usufruir dos benefícios da vida saudável e alimentação balanceada, é necessário se alimentar a cada três horas e não pular nenhuma refeição. Tomar um café da manhã reforçado e fazer lanches saudáveis entre o almoço e a janta.

Tomar bastante água entre os exercícios e no dia-dia também é importante, ajuda no emagrecimento, te mantém mais atento e ajuda na contenção de vários problemas de saúde. Tome no mínimo oito copos de água por dia.

Não exagere nos exercícios físicos! Tudo tem seu tempo e pode demorar para você notar as mudanças no seu corpo. É preciso ter paciência e calma. Busque seguir a risca o seu treino para não colocar a sua saúde em perigo.

Tome a iniciativa e corra atrás de uma vida saudável e alimentação correta e adequada. Não perca tempo e começa já uma rotina alimentar balanceada, crie gosto pela comida saudável e colherá os frutos disso em breve. Se inscreva na academia, dance ou pratique esportes. Você se sentirá mais disposto e feliz.

Agora que você já sabe o que você precisa fazer para ter uma vida saudável, compartilhe com seus amigos para que eles saibam também!

Até a próxima!