A Verdade Sobre Bulking

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Será que você já ouviu falar em bulking para crescimento de músculos?

Para os praticantes de musculação, saber as mais variadas formas de fazer crescer os músculos é algo de extrema importância. Nesse artigo de hoje, você vai descobrir como funciona esse método de aumento de músculos chamado Bulking.

Mas, além do Bulking, você vai saber também como funciona o Cutting. Os dois se referem a ciclos de ganho de peso e ao mesmo tempo de perda de gordura.

A maior meta de quem quer ganhar músculos é conseguir isso sem precisar estar acumulando gorduras no corpo, porém com essa técnica de Bulking, você vai precisar estar abrindo mão desse conceito temporariamente para que possa posteriormente estar eliminando as gorduras.

Até porque, para poder ter o crescimento muscular necessário, se torna difícil você ganhar músculos sem nenhum ganho a mais de gorduras.

O Bulking é justamente uma técnica que chega até mesmo a ser um pouco polêmica. Vamos saber exatamente do que se trata esse método.

O que é exatamente o Bulking para crescimento muscular?

bulking

Bulking, nada mais é do que o método que muitos atletas utilizam para ganhar peso e depois a tão desejada massa muscular. Para conseguir isso é preciso ganhar mais calorias do que você é capaz de gastar.

A preferência pela realização do Bulking é sempre investir no consumo de carnes magras, whey protein, ovos e também laticínios light.

Só que a verdade sobre Bulking é que muitos decidem passar por essa fase e ganhar peso, consumindo todo tipo de bobagens.

Esse termo acabou sendo criado no mundo do fisiculturismo profissional, quando os atletas separavam o ano em período de competições e também de “off season”, na fase em que estavam distantes dos torneios eles começavam a se alimentar bastante para que pudessem ter um considerável ganho de peso.

Mesmo quando os fisiculturistas agem ativamente nessa fase de Bulking seguindo uma dieta saudável para ganho de peso, é completamente inevitável o ganho das gorduras. Pois, não é possível ganhar só massa magra nessa fase mais abrupta.

São muitos os bodybuilders que além de ganhar massa muscular, adquirem bastante gordura, e que logo em seguida precisam estar eliminando tais gorduras, para que possam definir o corpo apenas com a maior quantidade de massa muscular.

E o que vem a ser Cutting?

Effective-Cyclical-Bulking[1]

É pouco provável falar de Bulking sem citar também a fase do Cutting. Essa, nada mais é do que a fase onde será trabalhada a perda de gordura que foi adquirida através da fase de Bulking.

Essa fase denominada no mundo do fisiculturismo de “Cutting”, acontece geralmente algumas semanas antes das competições começarem.

Nesse período, a dieta do bodybuilder deve ter principalmente proteínas e poucos carboidratos.

A maior meta nesse período é eliminar o excesso de gordura que o atleta ganhou na fase do Bulking, e tomando muito cuidado para que não perca massa muscular também.

Qual é a diferença entre Bulking e Cutting?

No período de Bulking: Para fixar essa fase, podemos consumir uma dieta hipercalórica, para que se possa ganhar o máximo possível de crescimento muscular posteriormente. E os alimentos que você deverá estar consumindo são de carboidratos complexos, como por exemplo: arroz integral e pães.

No período de Cutting: Aqui você estará terminando a sua fase de dieta bulking para começar a “consertar” alguns estragos que a primeira fase teve, ou seja, começará a mudar a sua dieta para perder as gorduras que acumulou na fase anterior. Nessa fase é que você deverá estar reduzindo os carboidratos, e as proteínas passam a ser o mais importante nutriente a ser consumido na sua alimentação.

Veja como é o procedimento para fazer o Bulking

Infelizmente, algumas pessoas que não compreendem a forma correta de fazer Bulking, pensam que é para sair por aí comendo todo tipo de bobagens para aumentar o peso de forma substancial. E saem por aí se alimentando em excesso, sem nenhuma discrição. E isso é o que não deve ser feito de modo algum.

Claro que será possível estar ganhando peso mais rápido se investir naqueles alimentos super calóricos de Fastfoods, chocolates, massas, sorvetes, pizzas, refrigerantes, lasanhas, macarronadas, e todo tipo mais de guloseimas.

Só que ao seguir esse tipo de alimentação, você vai ver que não estará ganhando uma quantidade interessante de músculos, mas estará ganhando gordura e água.

Então, depois de passar por essa fase, você poderá por exemplo ter ganho cerca de 15kg, mas depois que tiver que passar para a fase Cutting, terá que perder 14Kg e você sabe que isso não vai ser muito vantajoso pra você, não é mesmo?

Conheça algumas dicas para fazer um Bulking eficiente

Aqui agora vou fazer uma listagem para que você saiba como fazer o Bulking da forma mais eficiente para conseguir resultados de crescimento muscular.

  • Defina a sua dieta com bastante carboidratos complexos, que sejam integrais.
  • É necessário ter uma quantidade ideal de pelo menos 5 refeições ao dia
  • Evite o máximo possível ficar mais de 3 horas sem se alimentar
  • Coloque uma boa fonte de proteínas em todas as refeições que for fazer
  • Você deve evitar o máximo possível o consumo em excesso de sal, pois ele causa bastante retenção de líquidos
  • Deverá estar aumentando de forma contínua as cargas de treino durante a fase de bulking
  • Coloque na sua rotina alimentar bastante gorduras saudáveis e evite ao máximo o consumo de frituras
  • Sempre tenha um bom controle da quantidade de calorias que você está consumindo ( se possível tenha uma agenda de anotação diária do consumo de calorias )

Se você fizer exercícios aeróbicos nessa fase, vai estar perdendo massa muscular e vai dificultar o ganho de peso, que é o objetivo principal dessa fase denominada de Bulking.

O recomendado nessa fase, então, é fazer somente 15 minutos de treino HIT ( treino intervalado de alta intensidade ), isso vai ser suficiente para estar queimando as gorduras e não causar perda de massa muscular.

Veja agora qual é o procedimento para fazer o Cutting

Já sabendo como deve ser a fase de Bulking, vamos então saber como entrar nessa segunda fase, chamada de “Cutting”.

  • Diminua a ingestão de carboidratos, mas não elimine de forma total.
  • Aumente as proteínas na sua dieta, para que possa evitar o catabolismo muscular
  • Consuma bastante água no intuito de eliminar as toxinas e propiciar o seu emagrecimento de forma saudável
  • Tenha cautela no seu emagrecimento, não é necessário emagrecer rápido, apenas emagrecer ao tempo certo.
  • Coma de forma frequente para que o seu metabolismo se mantenha em alta e sempre com disposição para os treinos.
  • Se desejar diminuir a sua perda de músculos, suplemente sua rotina alimentar com aminoácidos.

Quanto tempo dura o Bulking e o Cutting?

As fases tanto de Bulking como de Cutting são feitas de modo alternado, e por essa razão não há como definir exatamente o tempo. Mas, podemos dizer que dura em torno de 2 a 6 meses entre um e outro.