Os Melhores Treinos para Queimar Gordura

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Os Melhores Treinos para Queimar Gordura

Se o seu objetivo é emagrecer e queimar gordura, é importante escolher a dieta e o treino compatíveis para atingir esse resultado, e o caminho nem sempre é tão fácil assim por não sabermos exatamente em qual tipo de treino devemos investir para chegar lá.

O treino para queimar gordura deve também ajudar a definir os músculos, e tudo isso deverá ser combinado com uma dieta balanceada voltada para o emagrecimento, afinal, a dieta é o principal fator para quem quer emagrecer, sendo possível emagrecer apenas diminuindo as calorias, cortando gorduras e açúcares, investindo em alimentos naturais, etc. Porém, para quem quer queimar gordura de forma mais rápida e deixando o corpo definido, um bom treino é totalmente necessário.

Isso acontece pois são os exercícios os responsáveis por acelerar todo esse processo de emagrecimento e queima de gordura, potencializando seus resultados. A conta é simples: com a dieta você começa a ingerir menos calorias do que seu corpo gasta, e por isso começa a queimar gordura que será utilizada como energia, e quando você torna os exercícios aliados desse processo, além de ingerir menos calorias você passa a queimar muito mais calorias.

O treino para queimar gordura também é importante porque apenas com ele podemos ser capazes de melhorar nosso desempenho através de uma maior produção de hormônios do crescimento (que ajudam a queimar gordura) e de testosterona que são caracterizados como hormônios anabólicos e que, portanto, ajudam também a acelerar o metabolismo.

Destacamos aqui dois tipos de treino para eliminar gordura.

Treino para queimar gordura:  Aeróbios leves

Os treinos aeróbios são aqueles considerados essenciais para quem quer queimar gordura, principalmente gordura localizada. Os tipos de exercícios aeróbios podem ser mais localizados, como também aqueles que ajudam a queimar gordura em geral, como corrida e pular corda. Abaixo você confere alguns deles:

Escalador cruzado

Coloque as duas mãos no chão dando sustentação ao corpo enquanto fica na ponta dos pés (como se fosse fazer uma flexão). Com o corpo parado e esticado, traga um dos pés para frente e depois para trás, seguido do mesmo movimento com o outro pé, como se estivesse correndo sem sair do lugar. Faça 4 séries de 15 repetições.

Agachamento

Comece com as mãos entrelaçadas na nuca, afaste as pernas e flexione-as. Em seguida comece a se agachar e levantar calmamente. Nesse exercício os músculos do seu abdômen, coxa e panturrilha serão trabalhados, de maneira que a gordura seja queimada. Faça 4 séries de 15 repetições.

Abdominal cruzado ou oblíquo 

Esse é um dos exercícios mais conhecidos quando o assunto é queimar gordura localizada na barriga e nos culotes. Nesse exercício, comece deitando-se de costas e flexionando as pernas. Cruze as pernas de maneira que fique com o tornozelo sobre o joelho oposto. Agora levante o corpo fazendo um movimento de rotação de forma que seu cotovelo toque o joelho oposto. Faça 4 séries de 15 repetições.

Os exercícios acima são simples e podem ser feitos em casa com a ajuda de um colchonete, caso necessário. Porém, é sempre bom procurar alguma ajuda para ter certeza de que está fazendo todos eles corretamente.

Treino com corda (pula corda)

Muitos não sabem, mas pular corda é um ótimo exercício aeróbio, principalmente por sua facilidade e pelo fato de que nesse exercício poderá haver uma grande variação de intensidade (que ajuda bastante a queimar gordura).

Para começar a pular corda não é preciso muito, onde o exercício costuma ser proibido apenas para pessoas que já sofreram lesões nos joelhos ou tornozelos. Mais um exercício aeróbio que pode ser feito em casa, pular corda é um ótimo treino para queimar gordura.

Aposte em um treino com corda que dure cerca de 20 minutos, onde uma boa sequência para queimar gordura é:

1 minuto pulando em ritmo leve

Descanso de 1 minuto

1 minuto pulando alternando os pés

Descanso de 1 minuto

1 minuto dividido entre oito repetições de pulos com dois pés e oito repetições de pulos com os pés alternados

Descanso de 1 minuto

Após os 20 minutos de treino com corda, alongue o corpo.

Corrida intervalada

Correr é um exercício democrático que pode ser realizado em qualquer lugar, basta vontade. A corrida é considerada um exercício de alta intensidade, e por isso talvez seja necessário fazer uma visita ao seu médico para ter certeza de que pode se exercitar sem mais problemas.

Correr é simples, porém, seu corpo poderá demorar alguns dias para se acostumar com o ritmo. Inicialmente aposte em caminhar rapidamente por 5 minutos e correr por 1 minuto, até que sinta que seu condicionamento físico melhorou.

Com o corpo mais acostumado com esse treino, mantenha o tempo de corrida para 1 minuto, mas diminua o tempo de trote (não mais caminhada) para 3 minutos. Faça um alongamento assim que terminar.

Treino para queimar gordura: HIIT

O HIIT também é um treino aeróbio, porém, ele é baseado em um conjunto de exercícios que são intervalados em intensidades muito altas e intensidades mais baixas. O grande lance do HIIT é que ele é um treino para queimar gordura capaz de fazer isso de maneira mais rápida, e por isso ele tem feito tanto sucesso.

HIIT

Como funciona o HIIT

O HIIT é um treino bastante dinâmico, onde podem ser escolhidos diversos exercícios aeróbios para serem feitos na maior intensidade possível, e de acordo com as suas pretensões de queima de gordura. O que não muda no HIIT é o modo como você o faz:

Primeira fase: 1 minuto de treino intenso e 4 minutos de descanso, completando 15 minutos de treino.

Segunda fase: 1 minuto de treino intenso e 2 minutos de descanso, completando 17 minutos de treino.

Terceira fase: 1 minutos de treino intenso e 1 minuto de descanso, completando 19 minutos de treino.

Quarta fase: 2 minutos de treino e 1 minuto de descanso, completando 20 minutos de treino.

O treino HIIT é bastante puxado, porém, pode ser bastante dinâmico e como dissemos, os resultados são infinitamente melhores e acontecem muito mais rápidos do que quando optamos por exercícios aeróbios de baixa intensidade.

Mas quais são os exercícios aeróbios que posso escolher para o meu treino HIIT? Bom, você poderá escolher por corrida, treino com corda, jump, entre outros, mas sempre tendo em mente que o importante é respeitar o tempo de treino intenso e do tempo de descanso. Escolha ao menos dois exercícios aeróbios para o seu treino HIIT e assim você evitará lesões.

Outro fator importante a ser mencionado em relação ao HIIT é que além de ajudar a queimar gordura, ele é capaz de reduzir a fome, o que ajuda muito em nossa dieta balanceada.

Sendo assim, escolha o treino que melhor se encaixa ao seu perfil, invista em uma boa dieta e respeite sempre seus períodos de descanso, pois é assim que você conseguirá queimar gordura de verdade.

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