Crossfit ou Musculação? Qual te leva ao Corpo Perfeito?

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Crossfit ou Musculação

Crossfit ou musculação?  Esta é a dúvida de muita gente que se depara com a necessidade de buscar uma atividade física. Se você também fica balançado, sem saber que modalidade escolher, pare agora mesmo de esquentar sua cabeça com isso. Aqui nós esclarecemos sobre as particularidades de cada um destes métodos.

Explicamos o que são, falamos de seus objetivos e mostramos suas vantagens. As informações que você precisa para fazer uma comparação entre os dois tipos de treino, estão aqui.

Navegue pelo artigo e tire suas dúvidas. Ao final, com certeza você já terá condições de escolher. E não precisará mais perguntar: Crossfit ou musculação? Quem me leva ao corpo perfeito?

Crossfit – saiba mais

Quase todo mundo já ouviu este nome. Trata-se de um programa de treinamento e condicionamento físico.  Mas, poucos sabem o que realmente significa. Afinal, nem todo mundo teve a oportunidade de conhecer os diversos aspectos desta prática.

Crossfit foi desenvolvido com o objetivo de melhorar a performance e capacidades fisiológicas das pessoas. É um tipo de treino que pretende potencializar a resistência muscular. Ativar a capacidade cardiovascular e respiratória. Melhorar a flexibilidade a coordenação e a agilidade. Otimizar o equilíbrio, a força e a velocidade.

Logo que surgiu foi muito utilizado pelas forças armadas dos Estados Unidos, com a intenção de potencializar o condicionamento físico dos soldados.

A técnica foi criada por um treinador chamado Greg Glassman, que a partir do ano 2000 passou a postar na Internet, vídeos com alguns exercícios. Muita gente viu, gostou e percebeu o quanto aquilo poderia ser bom. E foi assim que a galera começou a experimentar e o Crossfit tornou-se popular.

Como é feito o treino Crossfit

Trata-se de um programa de treino capaz de:

  • Potencializar a energia;
  • Elevar a força física;
  • Melhorar a flexibilidade corporal;
  • Estimular a autoestima;
  • Diminuir o estresse;
  • Evitar leões corporais;
  • Favorecer a definição dos músculos;
  • Reduzir percentual de gordura.
Crossfit

Musculação

A musculação é um treino de fortalecimento e resistência. Os exercícios são comumente realizados com pesos. No decorrer das sessões , que são geralmente intensas e curtas, são realizadas séries especiais para cada conjunto de músculos.

É uma prática muito comum nas academias. Muito usada com o objetivo de emagrecer, ganhar massa muscular ou definir a musculatura. Atua sobre o corpo trabalhando resistência, flexibilidade, força e coordenação.

A Musculação também conta com muitas vantagens:

  • Tonifica os músculos
  • Favorece a perda de calorias
  • Atua na prevenção da osteoporose
  • Aumenta a força
  • Ajuda a fortalecer a coluna;
  • É boa aliada contra a diabetes.
Musculação

Crossfit ou Musculação? Qual pode te levar a obter um Corpo Perfeito, do jeitinho que você quer?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre estes dois tipos de treino, fica mais fácil comparar e optar pelo que mais te atender. Abaixo estão alguns pontos fundamentais dos dois tipos. Observe os detalhes e descubra qual deles pode te levar a conquistar o corpo ideal.

  • O primeiro aspecto é sobre os equipamentos usados e sua versatilidade. Se você for para um treino de musculação irá utilizar quase sempre o mesmo tipo de equipamento.

Você se exercitará sempre com pesos. Constituem um único tipo de equipamento, apesar do uso de cargas diferentes. Isto pode ser animador no começo, mas com o tempo, muitos desportistas enjoam, pois os aparelhos são sempre os mesmos.

Já o crossfit possui uma maior diversidade em equipamentos. Sacos de areia, bolas de ferro, pesos livres, caixas pliometricas, são acessórios comuns na modalidade. Neste caso há muito mais opções e o treino torna-se bem mais dinâmico.

Portanto, se você for aquele tipo de esportista que tem dificuldades com as séries repetidas, e se não curte os exercícios de musculação, pode ser que o crossfit seja para você – o melhor. Mas, por outro lado, se for uma pessoa mais metódica, provavelmente se sairá muito bem praticando a musculação.

Analise seu “eu interior” antes de decidir. Indivíduos que gostam de mudar, que não se adaptam a uma rotina programada, que são mais inquietos e dinâmicos, geralmente preferem o crossfit.

  • Outro aspecto que precisa ser considerado é a intensidade do treino. No crossfit não há como fugir dos treinos intensos, simplesmente não dá pra pegar leve, entende?

Você tem que aceitar a exigência do programa, que é trabalhar com intensas e exaustivas séries e que apelam direto para a força e energia.

Quem não aguenta um ritmo pesado, ficará melhor na musculação. Nesta os exercícios podem ser comedidos. Cada um pode trabalhar dentro de seu próprio ritmo.  Os participantes podem iniciar com pesos leves e ir aumentando aos poucos.

A musculação é também mais indicada para àqueles que estão se recuperando de alguma lesão. Mas, não pense que pode dar mole, pois é prática que não deixa de ser intensa, apesar de ser possível maneirar.

  • Mas, ainda há outras questões que diferenciam as duas modalidades. Uma particularidade, por exemplo do crossfit é a união que surge entre os seus participantes.

Cria-se, na verdade uma comunidade entre eles, onde um incentiva o outro. Eles trocam dicas variadas, inclusive de dieta e alimentação. Desta forma, vão se apoiado e formando verdadeiros grupos.

Quem acha melhor trabalhar sozinho, certamente vai preferir a musculação. Nela não há necessidade de compartilhar com ninguém. Cada um levanta seus pesos, sozinho, se quiser.

Quem queima mais caloria? Crossfit ou Musculação

Esta pergunta deve estar esquentando seus neurônios, não é?

As duas atividades são eficazes na queima de calorias, mas precisamos analisar a fundo a questão, e devemos considerar várias coisas. Compare abaixo e decida-se pelo que melhor te interessa.

Crossfit ou musculação?

 

CROSSFIT Musculação
Queima calorias Queima calorias
Conta com atividades aeróbicas que favorece mais o emagrecimento. Não possui atividades aeróbicas em suas séries.
Ganho de massa muscular de forma rápida, porém este não é o objetivo principal da modalidade.

É também bom para emagrecer.

Para emagrecer, ganhar força, ganho de músculo e hipertrofia. A aparência musculosa pode ser evitada.
É indicado para quem quer uma ótima forma física generalizada. Específica para quem quer volume muscular elevado.

 

Crossfit ou musculação, seja qual for a prática escolhida, os resultados dependerão mais de seu empenho, de uma boa orientação e de sua capacidade física.

Ambos os treinamentos queimam calorias, levam a emagrecer e fazem aumentar a massa muscular. A intensidade e qualidade do que se obtém, pode variar conforme perfil de cada praticante. Por isto, deixamos aqui a pergunta:

Crossfit ou musculação? Você já experimentou os dois tipos? Qual trouxe melhores resultados. Deixe aqui seu comentário.