Treinamento funcional: Músculos definidos sem academia

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Treinamento funcional

Há alguns anos lançaram essa palavra no mercado fitness e por incrível que pareça, ela bombou muito mais do que todas as indústrias esperavam. Hoje em dia, o treinamento funcional é muito praticado em outros países, porém, aqui no Brasil ainda está sofrendo adaptações.

Mas, não podemos dizer que essas mudanças e adaptações estão desfavorecendo este treinamento, muito pelo contrário. Ele é considerado hoje, como um dos melhores meios de treinamento para alcançar à qualidade de músculos bem definidos.

Isto porque, ele da à oportunidade de vários tipos de exercícios físicos que desenvolvem a força, a flexibilidade, o equilíbrio, a estabilidade do core e a mobilidade e tudo isso, utilizando poucos materiais.

Focado neste assunto, elaboramos este artigo com o intuito de mostrar a você que é possível sim ter músculos definidos sem academia. Fique atento as nossas dicas e repita isso em sua casa na hora que for melhor para você. O que é uma grande vantagem, não é mesmo?

Veja agora mesmo como é que funciona o treinamento funcional

Antes de você entender como é que este treinamento funciona, o ideal é que você saiba exatamente o que é treinamento funcional, e por isso, vamos explicar mais detalhadamente, para que você não tenha dúvidas antes de começar a fazê-lo.

Podemos considerar como treinamento funcional, todos os movimentos que melhora a condição para executar uma específica tarefa, este por sua vez, deve respeitar e ser prescrito, tendo consideração os movimentos naturais que o corpo projeta, por exemplo, girar, correr, pular, agachar e empurrar.

Desta forma, se você utilizar esses movimentos em seu treinamento, você estará realizando um treinamento funcional.  Agora que você já viu o que é este treinamento, está na hora de saber como funciona, como é feito e alguns de seus benefícios, então confira!

O treinamento funcional é realizado através de movimentos que devem trabalhar com todos os grupos musculares e não apenas músculos isolados, mas todos de seu corpo. Isso garante resultados visíveis nos glúteos, no abdômen, braços e pernas.

Os exercícios que este treinamento oferece são todos executados em planos baixo, alto e também vertical e horizontal, mas os equipamentos precisam ser livres, como é o caso dos: halteres, cordas, kettlebells, barras, fitas, cabos e bolas.

Para começar a praticar esse treinamento você só precisa ter como base os seus movimentos naturais e focar no peso de seu próprio corpo. A idade, o sexo, o peso, ou a altura não interferem em nada. Mesmo que você seja mais gordo ou mais magro você poderá realizar esse treinamento funcional.

Entretanto, se você deseja começar a praticar este tipo de treinamento para deixar os seus músculos definidos, entre em contato com profissionais e peça para lhe passar séries deste treinamento, porém, para você ver alguns exercícios que são realizados, elaboramos uma pequena lista, confira:

1 – Flexão com 06 apoios

Trabalha com a musculatura do peitoral e tríceps. Para isso você precisa manter o abdômen contraído e posicionar o joelho em algum colchonete, assim, faça o movimento de flexão de braço alternando os lados;

2 – Stiff unilateral (pica pau)

Trabalha com a musculatura posterior da coxa. Para isso você precisa posicionar os braços em frente ao corpo e tirar uma perna do chão. Desça em direção ao solo, flexionando o joelho e o quadril, depois alterne as pernas.

Unilateral stiff, treinamento funcional

3 – Elevação unilateral de quadril com abdominal

Trabalha a musculatura posterior da coxa, o abdômen e glúteos. Para isso você precisa se deitar de barriga para cima, tirar uma perna do chão e subir o seu quadril utilizando apenas a perna que está apoiada no chão. Coloque seus braços para trás e faça o movimento abdominal.

4 – Flexão lateral do joelho 

Trabalha a musculatura interna da coxa e também a anterior. Para isso, posicione os braços a sua frente com as pernas afastadas e realize um movimento de flexão lateral do joelho, alternando sempre os lados. Se precisar utilize algum apoio.

No Youtube você também encontra treinamentos funcionais muito bem explicados e que podem te ajudar bastante na hora de fazer os exercícios.

Esses são apenas alguns exercícios que você pode praticar sem frequentar a academia e que te deixaram com os músculos definidos. Além disso, o treinamento funcional trás diversos outros benefícios para você, veja alguns:

– Maior complexidade do movimento e envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético bem maior.

– Melhora a flexibilidade, emagrecimento, coordenação motora, condicionamento cardiorrespiratório e o equilíbrio.

– Aumenta a motivação e a autoestima.

– Corpo mais bonito e definido.

Além desses benefícios há outros que o treinamento funcional pode dar a você e ao seu corpo. Tenha muita dedicação e força de vontade para alcançar bons resultados com esse treinamento que visa sempre a saúde da pessoa que a faz. Cuidar da saúde é necessário sempre.

É muito importante ressaltar que para obter bons resultados com esse treinamento, você deve aliá-los a uma alimentação saudável. Coma alimentos que não são industrializados e que sejam ricos em vitaminas, minerais, ácidos graxos, proteínas e outros nutrientes.

Evite ingerir alimentos industrializados que contém grandes quantidades de açúcares porque eles são inimigos do corpo bonito e definido. Fast-foods e doces no geral podem atrapalhar bastante também. Não só com o treinamento funcional, mas com qualquer exercício que você faça.

Viu só como é muito importante praticar exercícios como esses funcionais? Se você deseja um corpo bonito e definido tenha força foco e fé para conseguir atingir os resultados que você tanto deseja. Com muita dedicação e força de vontade você consegue tudo.

E aí, o que você achou desse artigo onde falamos um pouco mais sobre treinamento funcional? Se você gostou, não se esqueça de deixar um comentário abaixo e de compartilhar com todos os seus amigos que também querem ter um corpo mais bonito e definido.