Testosterona Bioidêntica: o Que é, e para Quem é Indicada

0
Testostera Bioidêntica
Testostera Bioidêntica

A testosterona bioidêntica figura o amplo cenário de hormônios produzidos em laboratórios que carregam uma estrutura idêntica aos hormônios produzidos naturalmente pelo corpo.

Sua semelhança ao hormônio natural é muito grande, mas não total.

Sabemos que com o avançar da idade a queda de hormônios é significativa.

Homens acima dos 60 anos podem chegar a apenas 10% da quantidade total de testosterona no organismo, se comparada à quantidade da juventude.

Dentre os males causados por essa queda expressiva de hormônio com o passar do tempo, podemos listar alguns já bem conhecidos da população:

  • Fadiga;
  • Disfunção erétil;
  • Perda de libido;
  • Depressão;
  • Problemas na estrutura óssea.

A testosterona é comumente associada à masculinidade.

Isso porque é esse o hormônio diretamente ligado a desempenho sexual, libido e também a ganho de massa muscular.

Para atletas, o acompanhamento dos níveis de produção de testosterona é essencial para o sucesso do treino e os resultados adequados.

Devido a todas essas correlações da testosterona com diversas questões de saúde e bem estar, conforme a perda inevitável da produção desse hormônio chega, muitos homens optam pela testosterona bioidêntica.

A testosterona bioidêntica é tão semelhante à testosterona natural, que ao ser ingerida não é identificada como estranha pelo organismo.

Em exames de rotina também não é possível distinguir a quantidade de testosterona bioidêntica da testosterona natural.

Dessa maneira, o seu funcionamento no organismo é quase idêntico ao daquela produzida naturalmente pelo corpo, e ela quase não apresenta efeitos colaterais.

Testosterona Bioidêntica e Seus Benefícios

 A perda de produção de testosterona pelo organismo masculino pode iniciar por volta dos 30 anos.

Uma série de fatores, além dos naturais, pode acarretar essa perda em homens, ainda que jovens.

O estresse é um dos fatores diretamente ligados à perda de testosterona, bem comoo sedentarismo e a má alimentação.

Os sintomas mais evidentes da perda de testosterona devem ser observados, e diante de qualquer estranhamento, o homem deve procurar um médico para fazer uma medição adequada.

Como solução para esse problema, a testosterona bioidêntica surge como uma ótima opção para repor o hormônio e recuperar a qualidade de vida.

Abaixo, listaremos os benefícios gerados por níveis satisfatórios da testosterona, e que podem ser obtidos com a versão bioidêntica desse hormônio.

Diminuição de problemas cardiovasculares: manter um nível adequado de testosterona ajuda a evitar problemas cardiovasculares.

Função Sexual

A vida sexual será recuperada com a reposição hormonal bioidêntica.

A disfunção hormonal causa vários problemas sexuais. Entre eles, diminuição da libido, falta de ereção completa e diminuição do fluxo ejaculatório.

Memória

A testosterona está diretamente relacionada à condição cognitiva. A memória e o raciocínio também sofrem com a perda desse hormônio, de sentirão melhorias com sua reposição.

Sono

Para manter o nível saudável de testosterona no organismo, é necessário ter boas noites de sono.

E, o resultado inverso também existe: pessoas que dormem mal apresentam diminuição na quantidade do hormônio produzido.

Dessa maneira, a administração de testosterona bioidêntica causará impacto direto na qualidade do sono.

Tipos de Testosteronas Bioidênticas

Existem diferentes tipos de testosteronas bioidênticas. Seja na forma intramuscular, oral, transdérmicas, sublingual ou subcutânea, deve-se respeitar a dose necessária e fazer uso consciente.

Tipos de Testosterona
Tipos de Testosterona

Mediante a identificação da baixa circulação de testosterona no sangue, o médico urologista poderá indicar a reposição hormonal como forma de resolução.

A reposição injetável, ainda muito utilizada, fornece picos de testosterona, o que não é de todo indicado.

A forma considerada mais eficiente por especialistas é a implantação de cápsulas subcutâneas absorvíveis. Elas são capsulas implantadas a partir de anestesia local.

Dentre os benefícios, está o fato de que, diferente da forma injetável, que libera uma quantidade imediata de hormônios, a cápsula será absorvida gradativamente.

Dessa maneira, o hormônio será administrado aos poucos no organismo, mantendo uma frequência de reposição que pode chegar a nove meses.

Com a testosterona bioidêntica em sua forma injetável, será necessário repor trimestralmente, mensalmente ou até, em alguns casos, semanalmente.

Lembre-se que para que a testosterona seja administrada dessa maneira, é necessária a identificação de níveis baixíssimos de hormônio.

O médico deve solicitar exames que comprovem a necessidade da reposição.

Os benefícios da retomada dos níveis saudáveis de testosterona serão imediatamente sentidos, proporcionando uma melhora expressiva na qualidade de vida.

Hormônios Bioidênticos

Não somente de testosterona vivem os hormônios bioidênticos. Muitos outros hormônios podem ser repostos a base de bioidênticos.

A descoberta desses hormônios idênticos aos naturais rendeu ao cientista Louis Ignarro o prêmio Nobel de Medicina em 1998.

A principal vantagem dessa opção de reposição hormonal é a sua absorção total pelo organismo.

Por ser muito parecido com os hormônios naturais, o corpo não descarta absolutamente nada deles. Além disso, assim como os hormônios produzidos pelo corpo humano, os bioidênticos se renovam naturalmente a cada 24 horas.

A testosterona bioidêntica é uma ótima opção para quem precisa repor hormônios. Numa conversa franca com o seu médico, vocês conseguirão chegar a melhor solução para sua reposição hormonal.

Gostou? Então deixe seu comentário ai embaixo. Compartilhe com seus amigos.