Termogênicos: o que são, benefícios, efeitos colaterais e como tomar para Potencializar o Ganho Muscular

0

Quando o assunto é emagrecer os termogênicos são uma das primeiras opções para quem quer chegar lá de forma saudável, rápida e evitando o efeito sanfona.

Emagrecer é sempre muito simples e todos sabemos que é preciso gastar mais calorias do que se consome, e para isso existem duas opções, onde reduzimos a ingestão de alimentos ou aumentamos a queima de calorias, ou melhor ainda, utilizamos essas duas opções em conjunto. O papel dos termogênicos acontece na segunda opção, facilitando o gasto calórico, e, portanto, os termogênicos são grandes aliados na queima de gordura.

Os termogênicos funcionam de maneira a acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura estocada, e portanto, a queima de calorias. Essa queima de calorias gera energia, e essa maior disponibilidade de energia pode servir para melhorar a performance nos exercícios e potencializar ainda mais a perda de peso, por exemplo.

Esse processo chamado de “termogênese” então, aumenta a temperatura do corpo mesmo quando ele está em repouso, porém, para aqueles que realmente buscam um bom emagrecimento, é necessário que esse aumento de temperatura e energia liberada pela queima de gordura seja revertido em atividades físicas que poderão então queimar cerca de 40% dessa energia, potencializando ainda mais o emagrecimento.

Mas o que são termogênicos, afinal?

Batizados como “Queimadores de gordura”, os termogênicos transformar calorias e gordura em energia, acelerando o metabolismo e garantindo uma maior queima de calorias.

Os termogênicos são substancias que podem ser encontradas em alimentos ou em suplementos, e com o uso dessas substâncias é possível gastar muito mais energia fazendo exercícios diários do que quando ficamos sem eles, acelerando o emagrecimento através do aumento da temperatura corporal, ou seja, da termogênese.

Essas substâncias que tanto ajudam no emagrecimento são a Cafeína, a Yohimbe e a Sinefrina HLC. Porém, os suplementos termogênicos além de fazerem uso dessas substâncias se utilizam também de ingredientes naturais, ou seja, de alimentos que já possuem função termogênica, o que faz o suplemento ser ainda mais potente. Entre esses ingredientes temos o próprio café, o chá verde, a noz-de-cola e o guaraná, por exemplo.

Porém, é preciso ter em mente que apenas os suplementos não são capazes de acelerar o metabolismo ao seu máximo, sendo necessário recorrer a outros alimentos para potencializar seu efeito de maneira saudável, uma vez que o uso indiscriminado e as altas doses de suplementos podem ser prejudiciais à saúde.

Quanto aos alimentos termogênicos, é recomendado ingerir vinagre de maçã, pimenta vermelha, o gengibre, a mostarda (in natura), e o guaraná natural, e eles ajudarão a aumentar o gasto de energia diária agindo juntamente com o suplemento.

Benefícios

Acelera o metabolismo: Os termogênicos são capazes de acelerar o metabolismo de maneira a aumentar a temperatura corporal, e por isso, queimam gorduras mais facilmente gerando energia e acelerando o emagrecimento.

Melhora a performance: O corpo passa a contar com uma maior quantidade de energia, podendo utilizá-la de diversas maneiras, e é claro, melhorando a performance do usuário na academia ou na hora do exercício físico diário, alcançando melhores resultados mais rapidamente.

Aumenta a queima de gorduras e a queima de calorias: Os termogênicos aceleram a queima de gorduras e calorias, e por isso, além de perder peso através dos exercícios físicos que são potencializados, os usuários poderão perder peso também em tarefas do dia a dia, ao caminhar, trabalhar, etc.

É saudável: Por se utilizar de substancias naturais os termogênicos são uma opção muito saudável a ser utilizada a favor da perda de peso e do emagrecimento em geral.

Eficácia nos resultados na academia: Com o aumento de energia disponível para o treino, o desempenho melhora e os resultados chegam mais rápido seja para aqueles que praticam musculação ou exercícios aeróbicos.

Efeitos colaterais

Apesar de serem substancias naturais, os termogênicos podem registrar efeitos colaterais quando utilizados em excesso. A cafeína por exemplo, é uma ótima aliada ao emagrecimento e a disposição e energia em geral, porém, aqueles que não estão acostumados com ela podem registrar efeitos maiores de irritação, dor de cabeça, tontura, nervosismo e até mesmo fadiga, o que compromete toda a função do termogênico.

Para aquelas pessoas que possuem problemas de ansiedade os termogênicos também podem conter efeitos colaterais incômodos como nervosismo em excesso, crises de pânico, insônia, e aumento da ansiedade.

O cólon também pode ser um fator de preocupação para os usuários de termogênicos, uma vez que se utilizados em demasia, podem levar a irritação da região, dores abdominais e diarreia, devendo pessoas com doenças intestinais evitar esse tipo de suplemento.

Para aqueles que sofrem de hipertensão os termogênicos também podem ser perigosos, uma vez que aumentam a pressão sanguínea e elevam os batimentos cardíacos, causando arritmia e palpitações que podem evoluir para casos mais graves. Os diabéticos e os cardíacos também devem evitar os termogênicos.

Outros sintomas relacionados aos termogênicos são a falta de concentração, agitação e enjoo, e em todo caso, o melhor a se fazer é consultar um médico que irá dizer se os termogênicos são a melhor resposta para o seu caso, e caso sejam, benefícios para o seu uso não faltam.

Como tomar

Os termogênicos em forma de suplemento deverão ser utilizados no pré-treino, cerca de 15 a 60 minutos antes dos exercícios físicos, porém, cada marca e tipo de termogênico poderá apresentar as melhores orientações sobre como utilizar o produto.

Os alimentos termogênicos e outros energéticos são uma ótima opção e não só podem, como devem fazer parte do cardápio de quem decide por fazer a termogênese. Sendo assim, a alimentação do pré-treino por exemplo, também poderá ajudar bastante se for feita a base de alimentos termogênicos, onde a queima de gordura ocorrerá mais rapidamente.

Os termogênicos são bastante diversos e por estarem disponíveis tanto nos alimentos quanto na forma de suplementos são uma opção super saudável para o emagrecimento. Porém, é sempre preciso lembrar que para que a perda de peso realmente ocorra os exercícios físicos são essenciais, além de uma dieta saudável, deixando que os termogênicos potencializam todo o processo.