Suplementos para ganhar massa muscular: Tomar ou não?

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Você tem receio de adotar Suplementos para ganhar massa muscular? Tem gente que fica com o pé atrás quando se fala nesta questão. É que muitos aspectos tem sido discutidos sobre esta questão.

Mas, antes de formar uma opinião, é essencial informar-se sobre os suplementos. Aqui falamos dos melhores. Tratamos daqueles que trazem benefícios e não põem em risco sua saúde. Eles são do bem.  Quer conhecê-los?

Suplementos para ganhar massa muscular: Fazem bem ou mal?

A resposta para esta questão é:  – Depende. Podem surgir alguns efeitos colaterais, mas vai depender de como são utilizados e das condições de quem os usa.

É verdade que alguns deles podem acarretar efeitos colaterais. Especialmente quando a pessoa desconhece o próprio organismo e usa de forma aleatória. Um risco, por exemplo, está em não conhecer os efeitos sobre o organismo e bebê-los sem prescrição médica.

Estes são do Bem.

Muitos suplementos para ganhar massa muscular contribuem para o bom funcionamento do organismo. São os que são feitos à base de carboidratos, proteínas, creatina e aminoácidos. Eles são uma ajuda para os adeptos da atividade física regular.

São fabricados com o objetivo de complementar a alimentação, com a quantidade ideal de nutrientes exigida pelo corpo. Você que se exercita constantemente, com a intenção de ganhar massa muscular, provavelmente não terá problemas. Desde que adote os suplementos adequados e faça o uso correto.

Suplementos para ganhar massa muscular: tomá-los por quê?

É bem legal entender o uso dos suplementos. Eles são procurados, por exemplo, para fortalecer os músculos. Isto é uma função das proteínas que ingerimos naturalmente através dos alimentos.

Porém, a absorção desta é um tanto complexa, pois seriam necessários muitos quilos de alimento para uma boa aquisição.  Fica portanto, muito mais prático tomar a proteína isolada. Nesta forma, ela torna-se bem mais acessível a nossos sistemas e promove rápida recuperação muscular, sem causar danos ao organismo.

Sabendo usar não causará danos ao corpo

Apesar de não serem prejudiciais, você precisa estar atento ao uso constante destes compostos. Veja alguns erros comumente cometidos no consumo dos suplementos:

  • Iniciar o uso sem buscar informações.

Este é um aspecto sobre o qual é relevante falar. Antes de iniciar o uso, procure informar-se sobre os efeitos que ele causa. Estar por dentro das reações que podem ocorrer, te deixará mais preparado para evitar problemas.

  • Tomar suplementos desconhecendo seu próprio organismo

Reste e um erro que pode ser evitado facilmente. Neste momento uma consulta ao Nutricionista ou mesmo a um outro profissional médico de sua confiança é essencial.

Você precisa saber se está apto a usar o suplemento. Eles são inteiramente desaconselhados para quem já tem algum problema renal, hepático ou outros.

  • Usá-los sem seguir uma dieta compatível com o que está tomando.

Talvez você não acredite. Mas, é verdade! Tem gente que usa suplemento sem fazer uma alimentação correta. Um exemplo é quem usa suplemento à base de carboidrato e ingere este nutriente em excesso.

Isto resulta em acúmulo deste elemento energético no organismo, que leva à aumento de gordura corporal. Mal negócio, não é?

  • Querer acelerar o processo de ganho de massa muscular, apenas tomando suplementos sem se exercitar adequadamente.

Este é um equívoco que várias pessoas cometem. Achar que pode ganhar massa só tomando a substância suplementar, é fria, né? É preciso esforço, disciplina e empenho nos treinos. Suplemento ajuda, mas não faz milagre.

As reações do uso sem controle

Acelerar o ganho de massa muscular e bom demais. Ter esta oportunidade é algo que a atual tecnologia nutricional nos proporciona. Mas não se deve exagerar. Os maiores causadores de efeitos indesejáveis são os excessos. Portanto, fique bem atento a consequências do uso desmedido.

Podem surgir incômodos como:

  • Retenção de líquidos e inchação- no caso de excesso de aminoácidos e creatina
  • Aumento de gases no intestino- quando se exagera no uso de albumina e de todos os outros suplementos alimentares.
  • Surgimento de espinhas (acne) – Nos casos em que se exagera nos carboidratos

Agora, que você já conhece os cuidados que deve ter, que tal saber sobre a verdadeira importância dos suplementos alimentares? E quem sabe, até vai querer anotar alguns que realmente valem a pena.

Importância real

Um aspecto bem discutido quanto ao uso destes compostos, é a questão de ser ou não essencial ao organismo de quem quer mais massa magra. Mas, já foi observado que muitas vezes, não se consegue a qualidade nutricional necessária à um bom desenvolvimento muscular. Neste caso, entram os suplementos que preenchem perfeitamente estas lacunas nutricionais.

Esta prática pode ser realizada sem problemas.  Serve para a obtenção de resultados mais significativos, no que diz respeito ao volume e a força muscular.

Por muito tempo, persistiu a ideia de que os suplementos só serviam para atender aos que sofriam com alguma carência nutricional. Porém atualmente, já se conhece a grande versatilidade destas substâncias.

Sabe-se o quanto são necessárias, já que complementam a alimentação. Hoje em dia são fabricados, tendo por princípio qualidade e eficácia. São inúmeros os benefícios que podem ofertar.

Não representam apenas um complemento na alimentação. Nem são somente impulso extra na musculação. Tornaram-se essenciais na conquista do corpo sonhado. Mostram-se indispensáveis quando se deseja melhorar a performance para alcançar a construção de músculos e perda de gorduras.

Veja alguns que podem fazer você detonar.

Não é brincadeira. Alguns são ótimos auxiliares no ganho de massa muscular. Se você já os conhece, saiba o que podem fazer.

Whey Protein

Trata-se de uma proteína retirada do soro do leite. Considerada de alto teor biológico. É muito eficaz por suas propriedades e benefícios. Whey Protein é levada rapidamente aos músculos e promove:
– Maior potencial no desenvolvimento dos músculos.
– Retorno positivo e rápido das células e hormônios.
– Aceleração na reparação muscular pós-treino.
– Ação antioxidante, entre outros benefícios.

BCAAs – Aminoácidos de cadeia Ramificada.

BCAA- E sigla que tem origem na expressão em inglês: Branch Chain Amino Acids. Trata-se da composição de 3 aminoácidos (Valina, Leucina e Isoleucina) , que não são produzidos em nosso corpo. Precisamos adquiri-los através de alimentação e suplementação.
Eles atuam recuperando as lesões musculares, que formaram-se no decorrer do treinamento de musculação. Cooperam com a construção muscular. Favorecem maior entrada de glicose nas células, aumentando a aquisição de energia para treinar. A melhor hora para ingerir os BCAAs é antes e depois dos treinos.

L- Glutamina

Muito importante para a recuperação muscular. 60 % dos aminoácidos livres que circulam pelo músculo são glutamina. Após exercícios físicos, os níveis deste aminoácido caem, ficando em torno de 50%. Precisam ser complementados.

Creatina

Aumenta a massa magra e eleva o ganho de força muscular. É suplemento que evita a queimação originada pelo ácido lático. Potencializa a energia permitindo que você possa treinar por mais tempo e com maior intensidade.

Ômega 3

Este é um nutriente que encontramos no óleo de peixes como: sardinha e salmão. Na forma de suplemento está mais concentrado e pode ser absorvido melhor. Ele atua positivamente sobre a circulação sanguínea.  E assim, otimiza-a de forma a favorecer a entrada de carboidratos e proteínas no músculo, favorecendo seus efeitos. Também acelera o metabolismo contribuindo para a queima de gorduras e ajuda a evitar problemas cardiovasculares.

O uso de suplementos para ganhar massa muscular é atitude que pode te levar a obter bons resultados. Tudo indica que são fundamentais para a musculação. E você o que acha dos suplementos? Já alcançou algum benefício com eles? Comente aqui sua experiência.

E #TamoJuntoNessa

Foco, força e fé!