Suplementos para Atletas – Entenda a Diferença!

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Suplementos para Atletas
Suplementos para Atletas

Com a maior procura das pessoas por um estilo de vida saudável, o número de suplementos existentes no mercado só vem aumentando no mundo da nutrição esportiva.

Por isso, o artigo de hoje é para te ajudar a entender a diferença entre os suplementos para atletas daqueles que você está acostumado a consumir.

Suplementos para Atletas – Por que utilizar?

Um desportista é aquele que faz uma hora de treino na academia e mantém uma vida saudável. Agora, um atleta depende do esporte para viver, é a profissão dele.

A intensidade e modalidade de treinos são totalmente diferentes. Por isso, a alimentação e suplementação não poderia ser a mesma.

Um atleta chega a treinar até 8 horas por dia, a necessidade de repor todas as energias e consumir uma quantidade de proteínas e nutrientes para ganho de massa muscular é maior. Esta é  a primeira diferença dos suplementos para atletas.

Suplementos para atletas corredores

O gasto energético de quem corre maratonas, não é nada baixo. Para manter o pique e ainda repor todos esses nutrientes, suplementos para atletas são uma mão na roda!

Separamos uma lista dos melhores suplementos para atletas que vão turbinar o treino de corredores, confira.

Maltodextrina

Suplemento que age evitando a fadiga muscular. Seu uso é recomendado antes de qualquer atividade física.

D-Ribose

Nosso organismo é incapaz de produzir ribose na quantidade e velocidade ideal para equilibrar os níveis no organismo. Por isso é importante a ingestão deste carboidrato que atua na regulação de energia no organismo para um desempenho físico elevado.

Isotônico

Funciona como um repositor dos sais minerais eliminados pelo corpo por meio da transpiração. Mantém a hidratação do corpo e melhora a performance.

Whey Protein

Proteína extraída do soro do leite que favorece o crescimento muscular ao reter nitrogênio no tecido muscular. Possui ação antioxidante e fortalece o sistema imunológico, sendo eficiente também na redução das dores causadas por excesso de treinamento.

BCAA

Formado basicamente por três aminoácidos que não são produzidos pelo organismo: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Eles atuam no organismo impedindo a perda de massa magra. Isso ocorre porque estes aminoácidos recuperam lesões musculares causadas durante o exercício.

Suplementos para iniciantes

Como vimos até agora, suplementos para atletas são totalmente diferentes, assim como a dosagem necessária. Não adianta na primeira semana de academia querer tomar a mesma quantidade que eles tomam para ter o mesmo corpo. Isso só irá prejudicar a sua saúde.

Se você começou a treinar agora, preparamos uma lista dos melhores suplementos para iniciantes, para você ver a diferença.

Whey Protein

Por ter um baixo índice de gorduras e de carboidratos, o Whey Protein é um dos mais conhecidos suplementos. Ele utiliza a alta ingestão de proteínas a favor dos atletas, sendo ideal para potencializar a recuperação muscular de forma saudável.

Suplementos Atletas
Suplementos Atletas

O Whey Protein não engorda, ao contrário do que se pensa. A sua dose de proteína, que deve ser ingerida após o treino, é destinada exclusivamente ao tecido muscular. Ou seja, o corpo consome calorias para realizar as atividades físicas enquanto a estrutura muscular se recupera por conta da ação da proteína do soro do leite presente neste suplemento.

Os principais benefícios são músculos mais fortes e resistentes para treinos super intensos e ganho de massa magra.

Creatina

Substância composta por três aminoácidos que também são naturalmente produzidos pelo fígado: glicina, arginina e metionina. Estas substâncias são armazenadas nas células do tecido muscular e gastas durante a prática de atividades físicas, fornecendo maior resistência e energia ao músculo.

A creatina também pode ser encontrada em alimentos como carnes vermelhas, aves e peixes. Porém quando utilizada na forma de suplemento, oferece uma dose extra de força para um treino puxado. O corpo se mantém ativo por muito mais tempo e a sensação de cansaço é bastante minimizada.

Suplementos de BCAA

Apesar de as proteínas serem essenciais para a formação e recuperação do tecido muscular, ingerir suplementos com alto valor protéico não é a única maneira de potencializar os ganhos de massa magra.

O corpo humano sintetiza muitas proteínas naturalmente. Porém, aproximadamente um terço dessa produção só é possível a partir de aminoácidos de cadeia ramificada conhecidos como BCAA (Branched Chain Amino Acids). Em resumo, a ingestão de suplementos BCAA ajuda a fornecer mais energia para o corpo além de auxiliar na recuperação das células do tecido muscular e potencializar o ganho de massa magra.

As proteínas são as substâncias essenciais para a formação e recuperação dos músculos. Porém, isso não significa que ingerir suplementos proteicos é a única maneira de potencializar os ganhos de massa magra.

Treino de Atleta, Suplementos para Atletas

Os suplementos para quem treina regularmente são diferentes de quem trabalha com esporte.  A diferença entre os suplementos parte da necessidade nutricional que cada pessoa precisa para ter energia e aumentar a massa muscular.

Antes de tomar qualquer um desses suplementos citados no texto, consulte um médico nutricionista, faça os seus exames periódicos e busque uma orientação especializada para saber a quantidade certa de suplementação que você precisa e para descobrir qual é o melhor para o seu organismo e objetivo.

Resumindo, suplementos para atletas não são ideias para quem faz uma hora de academia por dia, certo?

Agora aproveite e compartilhe esse texto com os seus amigos que precisam dessas dicas para melhorar o treino e a ingestão da suplementação adequada!