Suplementos para Homens quais os Mais Usados?

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Suplementos para Homens

As necessidades nutricionais de homens para mulheres variam bastante, isso porque cada um tem seus pontos diferentes na musculatura e até mesmo no treino. Mulheres geralmente são mais focadas na parte inferior e abdômen e os homens trabalham mais a parte superior. Procuramos os melhores suplementos para homens e os mais usados para guiar na hora de escolher qual comprar.

Lembrando que esses suplementos são um complemento para a sua vida saudável,  uma dieta regrada e um treino dedicado devem andar junto com a suplementação.

Whey Protein

Whey Protein é a proteína do soro do leite. Certamente o suplemento alimentar mais utilizado por praticante de musculação que desejam não só ganhar massa muscular, mas também emagrecer, já que esse suplemento proporciona excelente benefícios no emagrecimento.

A diferença dela para as proteínas comumente encontradas nos alimentos do dia a dia é que ela é rica em aminoácidos (veremos mais sobre eles a seguir). Isso quer dizer que aumenta a síntese proteica em si e, consequentemente, é mais eficiente no ganho de massa muscular. Além do mais, possui peptídeos que, ingeridos no pós-treino, melhoram o fluxo sanguíneo e por isso facilitam a recuperação dos músculos.

Aminoácidos em cadeia ramificada (BCAA)

No corpo humano, os aminoácidos servem para que as células produzam suas próprias proteínas. São de rápida absorção muscular e otimizadores metabólicos. Levando em consideração que durante o treino os músculos sofrem lesões, recuperar essas mesmas lesões é papel fundamental da BCAA, abreviação de Aminoácidos de Cadeia Ramificada (do inglês: Branch Chain Amino Acids).

Creatina

Durante os exercícios físicos, o ácido lático é responsável pela dor muscular que acaba prejudicando o ganho final. A creatina tem papel importante para diminuir esse efeito colateral, pois contribui diretamente no aumento da síntese proteica, dando assim mais força e resistência aos músculos. Por isso é um dos elementos indispensáveis ao ganho de massa muscular.

Dos ótimos suplementos à venda de creatina, podemos destacar pelos dois tipos: Creatine Power e as com selo Creapure. O ideal é ingerir no pós-treino junto com suplementos de whey protein para ajudar numa eficiente recuperação das fibras musculares.

Caseína

A caseína é mais um elemento que ajuda na síntese proteica do organismo. Porém, trata-se de uma proteína de digestão mais lenta e, por isso mesmo, contribui liberando aos poucos os seus nutrientes nas horas de repouso do atleta. É indicado ingerir um suplemento de caseína em dois períodos: antes de dormir, pois como falado, sua lenta digestão irá suprir o tempo em que a pessoa ficará sem se alimentar durante o sono.

No pós treino sozinha ou junto com whey protein. Alguns suplementos possuem esses dois nutrientes em sua composição.

Suplementos para Homens

Albumina

Outra alternativa de proteína de lenta absorção é a albumina, proteína extraída da clara do ovo é indicada para se tomar também antes de dormir. Não chega a ter uma digestão tão lenta quanto a caseína que pode alcançar até 7 horas, mas em questão de custo, a albumina por ser mais em conta se comparada a outras proteínas, tem sido usada até no lugar da Whey Protein no pós treino.

Carboidratos

Não adianta falarmos sobre ganho de massa muscular se não falarmos também sobre ganho de energia. É uma obviedade: corpo sem energia é igual a corpo sem eficiência. Logo, não se deve focar apenas em suplementos de proteínas.

Suplementos como a dextrose, conhecidos também apenas como glicose, contribuem beneficiando o corpo com carboidrato simples de alta absorção por serem glicêmicos. Mais versáteis e comuns, podem ser ingeridos no pré e no pós-treino.

Depois, existem os carboidratos chamados de complexos, que possuem digestão mais demorada, por isso são mais indicadas ao pós-treino com o intuito de ajudar a recompor as energias gastas durante os treinos.

Os suplementos de carboidratos complexos como o a Maltodextrina também são muito utilizados no pós-treino junto com suplementos de proteína, como whey protein, caseína, albumina.

Vale lembrar que já existem suplementos de carboidrato misto, ou seja, que aliam a versatilidade dos simples com a eficiência a logo prazo dos complexos. Conhecidos como Waxy Maize, são mais indicados para quem quer adquirir mais peso ou não conseguiu se adaptar ao uso da maltodextrina ou dextrose.

Hipercalórico

Os hipercalóricos apresentam em sua composição, além de um blend das principais proteínas como: whey protein, caseína e até albumina, também carboidratos de alto e baixo índice glicêmico como maltodextrina, dextrose e Waxy maize.  Gorduras boas são adicionadas em alguns desses suplementos.

O hipercalórico é indicado para pessoas magras e quem possuem dificuldade em ganhar peso e massa muscular, como os ectomorfos, por exemplo.

Beta Alanina

A beta alanina é um aminoácido não essencial no qual nosso organismo é capaz de produzi-la. Estudos recentes têm demonstrado que pessoas que ingeriram doses concentradas da beta alanina através de suplementos, tiverem aumento na performance dos treinos.

Isso se deve porque esse aminoácido aumenta a concentração de uma substância conhecida como carnosina, essa quanto em alta faz com que a falha muscular durante os treinos aeróbicos ou anaeróbicos, demorem mais para ocorrer, já que ela atua revertendo os danos causados nas fibras musculares, comum durante a musculação, por exemplo.

Com isso, seu desempenho irá melhor e você irá conseguir se exercitar por mais tempo e aumentar também sua intensidade no treino. Como sabemos, treinos mais intensos facilitam o ganho de massa muscular.

Glutamina

Outro aminoácido não essencial produzido pelo organismo é glutamina. Estudos vem mostrando que baixos níveis de glutamina no organismo provocam a diminuição da imunidade, acarretando no aparecimento de doenças.

Treinos intensos colaboram para que ocorra a diminuição da glutamina, o que pode prejudicar o desempenho de atletas.

Além de consumir a glutamina através de suplementação para aumentar a imunidade, ela também promove um dos benefícios mais procurados pelos praticantes de musculação, que é o ganho de massa muscular, já que esse aminoácido eleva a ressíntese de glicogênio, diminui as dores e fadigas causadas durante os treinos e auxiliando na recuperação muscular, esse ambiente como todos sabem, favorecem o anabolismo.

Cafeína

A cafeína tem demonstrado em estudos que além de aumentar o desempenho de atletas em diversas atividades físicas, melhora também a concentração e motivação durante os treinos. Fator fundamental para ter resultados e extrair o melhor do corpo físico na parte de treinos.

Estudos mostraram também que a cafeína pode elevar a produção de testosterona, hormônio primordial para o ganho de massa muscular.

Em um estudo de Kalmar e Cafarelli (1999), foi possível observar melhora da força muscular e redução de fadiga após a ingestão de cafeína em cápsulas. Estudos também mostraram para que ocorra esses benefícios da cafeína tanto em exercícios de musculação, como melhora do desempenho em aeróbicos, é necessário ingerir no mínimo uma dosagem de 8 mg por quilo.

Ou seja, uma pessoa de 80 kg necessitaria ingerir diariamente 160 mg de cafeína para poder ter bons resultados.

A cafeína está presente na maioria dos termogênicos vendidos no mercado e é muito utilizada no emagrecimento.

Ácidos Graxos

A atuação dos ácidos graxos no corpo de qualquer atleta é indispensável. Estamos falamos sobre os conhecidos ácidos graxos essências, ou gorduras boas, como preferir. Eles diminuem os efeitos do overtraining e aumentam a resistência muscular, isso sem contar que ajudam no combate ao colesterol ruim.

Existem vários suplementos de ácidos graxos essências no mercado, que oferecem um composto de cinco óleos e os ácidos graxos essenciais: ômega 3 e ômega 6. Você pode encontrar esses componentes nos suplementos de óleo de peixe, CLA e até mesmo na forma concentrada de ômega 3.

Esses são os suplementos mais usados pelos homens e que trazem ótimos resultados, mas lembramos que a orientação médica é muito importante para começar o uso de qualquer tipo de suplementação. Consulte sempre o seu nutricionista e continue acompanhando o nosso blog para ter mais dicas como esta. Até o próximo post!