Sopa Funcional – Mitos e verdades

0
Sopa Funcional
Sopa Funcional

Seja para desintoxicar o organismo após o “dia do lixo” ou como substituto a uma refeição, a sopa funcional é uma excelente alternativa para quem deseja perder alguns quilos a mais sem prejudicar a saúde.

Reunindo alimentos nutritivos, este tipo de sopa ajuda a combater a incidência de câncer, facilita a digestão, melhora o funcionamento do intestino, equilibra o colesterol e pode, inclusive, combater a anemia.

Embora tenha inúmeros benefícios comprovados, a sopa funcional ainda confunde algumas pessoas, graças a informações equivocadas que rondam seu preparo.

Para desmistifica-la, elaboramos um texto com as principais dúvidas que rondam a cabeça de quem pensa em adotá-la em seu dia a dia, além de trazer algumas sugestões que podem ser incluídas em seu cardápio.

Mitos e Verdades Sobre a Sopa Funcional

Uma boa sopa funcional funciona como uma refeição completa. Preparada apenas com alimentos saudáveis, deve conter carboidratos (arroz, macarrão ou batata), leguminosas (feijão ou ervilha), proteína animal (carne vermelha ou branca) e vegetais coloridos (brócolis, chuchu ou beterraba).

Essa descrição, que chega a encher os olhos e abrir o apetite é uma das maiores verdades que rondam o preparo deste tipo de sopa. Para que seja capaz de substituir o almoço ou jantar, por exemplo, ela precisa ser completa.

Entretanto, algumas crenças enraizadas no imaginário de quem adota uma dieta funcional podem comprometer os resultados esperados com este tipo de sopa. Não acredita? Saiba mais sobre os principais mitos e verdades a respeito da sopa funcional.

Sopas com Apenas um Ingrediente são Ricas em Nutrientes

Mito. Embora seu preparo seja mais prático, sopas funcionais preparadas com apenas um ingrediente, como a mandioquinha ou a abóbora, por exemplo, tendem a ser mais pobres em nutrientes do que aquelas que incluem diversos grupos alimentares.

Sopa Funcional Não Provoca Picos Glicêmicos

Mito. Embora o consumo da sopa funcional ajude a controlar os níveis de glicose no sangue, quando preparada apenas com carboidratos cuja concentração de glicose é elevada, como batata, inhame, mandioca ou macarrão, podem ocorrer picos de glicose e ataques de fome.

Incluir Legumes e Folhas Escuras Ajuda a Emagrecer

Verdade. Ao preparar uma sopa funcional com legumes como chuchu, brócolis ou palmito, alimentos que ajudam a deixar o prato mais consistente, ou incluir folhas escuras, como couve e espinafre, a refeição ajuda a emagrecer, pois estes últimos contêm fibras, elevando a sensação de saciedade.

Sopa Funcional Não Pode Conter Proteínas

Mito. Para que esta refeição seja completa, é preciso incluir algum tipo de proteína, seja ela vegetal, como a quinoa, ou animal. Neste caso, a melhor alternativa é o frango, que possui baixa concentração de gordura e proporciona saciedade.

Sopa Funcional com Proteína
Sopa Funcional com Proteína

É Possível Engrossar a Sopa Sem Torna-la Mais Calórica

Verdade. Para engrossar sopas funcionais tornando-as ainda mais magras vale adicionar aveia, que funcionaria como uma fonte de carboidratos e ainda contribuiria para deixa-lo saciado, graças à alta concentração de fibras.

O uso do creme de leite, que tende a engrossar as sopas, pode ser substituído também por creme de ricota ou iogurte light. Ricos em cálcio, estes produtos impedem que a gordura seja agregada facilmente pelo organismo, facilitando sua queima.

Além disso, é possível ainda substituir os tradicionais croutons por duas castanhas picadas. Este alimento ajuda o organismo a obter a quantidade necessária de gordura saudável.

No entanto, cuidado: por ser um alimento muito calórico, a recomendação dos nutricionistas é de que sejam consumidas apenas duas castanhas ao dia.

O Uso de Caldo de Legumes e de Carne Artificiais Está Liberado

Embora deixem os alimentos mais saborosos, o uso de caldo de legumes e de carne artificiais não é recomendado, pois estes produtos contém monoglutamato de sódio, um realçador de sabor.

Este composto tem como pontos negativos inibir o sensor de fome e saciedade, estimulando a pessoa a comer em grandes quantidades sem motivo e inibir a absorção de cálcio e outros nutrientes presentes na sopa funcional.

Além destes temperos, é importante tomar cuidado na quantidade de sal adicionada durante o preparo dos alimentos, pois o produto contém elevadas quantidades de sódio.

Temperos Prontos Devem ser Substituídos por Condimentos Naturais

Verdade. Para aproveitar todos os benefícios oferecidos pelas sopas funcionais é importante abrir mãos dos temperos prontos, como Sazón, e investir em condimentos naturais, como a pimenta.

Termogênica, este alimento incentiva o gasto calórico. Para que essa queima seja eficiente é importante que a pimenta seja ardida, pois estes tipos contêm a capsaicina, um composto que acelera a ação termogênica.

Outro tempero natural muito eficaz é o alho. Com ação antiviral, antioxidante e anti-inflamatório, protege o coração, melhora a glicemia e controla a pressão arterial.

Para facilitar a perda de peso com a adição da sopa funcional a seu cardápio vale incluir, durante seu preparo, manjericão, alecrim, manjerona e salsa, condimentos com ação diurética.

Preparar sopas nutritivas, com muitos ingredientes naturais e que estimulem o funcionamento adequado de seu organismo é possível. Basta combinar os alimentos certos e seguir as dicas que trouxemos aqui.

Gostou? Então comenta aí e compartilha com seus amigos em suas redes sociais.