Como reduzir a dor muscular que vem um dia ou dois após os treinos

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Primeiro de tudo… Você sabe por que fica com dores musculares após os treinos?

Quando você está fazendo academia pela primeira vez ou mesmo quando está voltando a fazer exercícios na academia, depois de um bom tempo que você não praticava, você começa a sentir dores musculares. Calma, isso não é apenas com você que acontece…

Esse é simplesmente um processo que acontece naturalmente com todas as pessoas. E é justamente nesse artigo de hoje que você vai descobrir todas as informações a respeito dessas dores musculares que surgem um dia ou dois após os treinos.

E você vai saber não apenas porque elas surgem, como também como fazer para que elas possam diminuir.

Esse artigo de hoje vai lhe orientar sobre métodos bem simples, realmente muito fáceis de fazer e que poderão ajudar a passar o seu dia a dia, depois de ter realizado atividades físicas um ou dois dias antes.

E se você está buscando a transformação do seu corpo, é natural passar por essas fases, e logo vou listando aqui uma série de artigos recomendados para você ler posteriormente:

 

O que são essas dores musculares que sentimos no outro dia após os treinos?

Você vai em um belo dia fazer atividades físicas, fica algum tempinho na esteira, faz um pouco de bicicleta ergométrica, levanta um pouco de peso etc… E isso pela primeira vez na academia, ou mesmo voltando depois de um bom tempo em que você tinha ficado meio parado…

Até aí tudo bem… Mas, no outro dia é que você começa a sentir as consequências das atividades físicas… Você começa a sentir dores musculares, dores nas pernas, braços, costas, etc.

Aí você pensa… Será que estou ficando velho? Estou “enferrujado”?

Não se preocupe, isso acontece com todo mundo um dia.. Mas, essas dores são nada mais, nada menos do que um processo normal do seu corpo pelas atividades que você desempenhou, elas são o que se chama de Dor Muscular Tardia (DMT).

As dores musculares provocadas por exercícios na academia, geralmente começam a se manifestar só no outro dia, em média de umas 8 horas depois das suas atividades físicas, e vão se intensificando até chegar em sua fase de 72 horas, que é o estágio mais “crítico” digamos assim.

Tais dores musculares após os treinos, são resultados de um processo inflamatório das microlesões causadas pelos exercícios físicos que você executou na academia. Elas acontecem pelo fato dos seus músculos estarem alongados, só que ainda tensionados.

 

A duração das dores musculares, você sabe quanto tempo duram essas dores?

Como essas dores nada mais são do que um processo inflamatório, é comum que elas demorem um pouco a passar. Em média 2 ou 3 dias mais ou menos, e você estará sentindo passar lentamente. Nada grave que faça você desistir de ter a sua tão sonhada transformação de corpo.

Independente se você quer emagrecer ou quer ganhar peso ( crescimento de massa muscular ), você vai ter mesmo que encarar essa fase que o seu corpo estará passando.

As suas dores musculares passarão por fases até que passem completamente. As fases por quais as dores musculares passam, são essas: irritativa, vascular, exsudativa, necrótica e reparativa, só depois que as dores passam por todas essas fases é que você se sentirá aliviado delas.

Se você quiser saber algumas dicas de como fazer as dores musculares passarem mais rápido, abaixo você vai aprender 4 maneiras de poder estar afugentando essa inflamação muscular, para tentar se afiliar de forma mais rápida.

Saiba colocar em prática algumas dicas para as dores musculares passarem!

  • Alimentação: Você deve se alimentar bem depois dos treinos, se alimente com frutas e legumes e nunca esqueça de estar sempre bebendo bastante água, isso vai contar como pontos positivos para os processos inflamatórios pelo qual seu corpo estará passando. Pequenas práticas como essas, vão colaborar não apenas para aliviar o seu processo inflamatório de dores musculares, como também estarão contribuindo na transformação do seu corpo.
  • Analgésicos: Você pode também optar por agilizar o processo de alívio das dores, usando analgésicos e relaxantes musculares, pois esses são fabricados especialmente para que você possa estar tendo o alívio desses tipos de dores corporais. Os analgésicos trabalham no seu corpo suprimindo as dores, e os relaxantes musculares acabam por diminuir o tônus muscular, fazendo com que você se sinta mais aliviado. Nada melhor do que agilizar o processo de “cura” dessas dores, sempre que possível, não é mesmo?
  • Compressas: Algumas pessoas preferem investir nas compressas para que as dores possam dar adeus… Depois que você fez exercícios físicos, ainda nas primeiras 24 horas, o mais recomendado é que você faça compressas frias que durem em torno de 20 minutos no seu corpo, vá passando onde sente as dores bem devagar. E depois de 24 horas você pode fazer compressas quentes.
  • Alongamentos: Você pode estar fazendo alongamentos devagar para que as dores possam ir passando. E antes de iniciar qualquer atividade física, o recomendado também é sempre fazer bons alongamentos. Os alongamentos são realmente muito importantes durante qualquer tipo de atividades físicas. Você pode fazer alongamentos antes e depois dos treinos.

Dica para fazer exercícios físicos depois das dores musculares

O que é super recomendado antes de fazer qualquer tipo de atividade física é praticar os famosos alongamentos, que infelizmente algumas pessoas terminam pulando, essa é uma fase muito importante para que a sua musculatura possa estar se preparando para a bateria de exercícios que o seu corpo irá fazer.

E quando você estiver sentindo as dores musculares, invista em atividades físicas mais leves, espere até que as dores tenham passado completamente para que possa progressivamente estar voltando em um ritmo de atividades físicas mais intensas.

E nunca esqueça de seguir as orientações de um bom nutricionista, para que você possa estar transformando o seu corpo em completo equilíbrio não apenas de exercícios físicos, como também de nutrição.

 

Então fique de olho, e se a dor persistir procure um médico!