Recuperação Muscular e Alimentação Adequada são essenciais para o sucesso no seu Treino

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Descanso e recuperação alimentar

Muitos iniciantes na musculação pensam que treinar todo dia e fazer muitos exercícios serão a “fórmula mágica” para crescer mais rápido.

Pela lógica, deveria ser assim, mas quando estamos falando do corpo humano, a lógica vai para bem longe.

Por quê?

É simples… Dê um excesso de stress ao seu corpo e ele vai responder da pior maneira possível. E se tratando de musculação, isso significa:

  • Lesões;
  • Perda muscular;
  • Enfraquecimento muscular.

Particularmente achamos a primeira o pior, pois qualquer lesão em si é ruim, mas pode ficar ainda pior, pois dependendo do tipo de lesão e da estrutura do seu corpo, isso pode significar ficar muito tempo sem praticar qualquer tipo de atividade física.

Porque a recuperação muscular e alimentação adequada são tão importantes?

Quando você treina demais, você gera um stress muito grande na sua massa muscular, no seu sistema nervoso e possivelmente até mesmo em seus ossos (sim, isso pode acontecer).

O processo de hipertrofia (crescimento muscular) não acontece durante seu treino na academia, e sim durante o seu descanso, ou seja, justamente quando você está fora da academia.

O descanso é parte fundamental, que todos devem respeitar para poder obter o máximo de resultado, pois o nosso organismo repara todo o nosso tecido muscular que foi lesionado (durante os exercícios) durante o seu repouso.

O repouso ideal

O ideal é não treinar todos os dias, eu particularmente acho que treinar de segunda a sexta é mais do que suficiente para obter bons resultados.

Porém, outro fator importante para o crescimento muscular é na hora do sono, ou repouso, e é consenso até mesmo entre os estudiosos que o tempo recomendado de repouso para qualquer pessoa, seja ela praticante de atividades físicas ou um indivíduo sedentário, que se durma pelo menos de 7h a 8h por dia.

Dormir mais ou menos do que isso pode ser prejudicial não apenas para os seus ganhos, para a sua saúde de uma maneira geral.

Outra coisa que é de gigantesca importância é a alimentação, e é aí que entra também outro fator fundamental, que se trata da alimentação adequada.

A alimentação adequada

Essa alimentação adequada, nada mais é do que você ingerir os principais nutrientes que são os responsáveis, além da sua saúde, pelo aumento da sua massa muscular, força, energia, disposição, e etc.

Alimentação saudável

Segundo os especialistas os mais importantes:

  • Proteínas;
  • Carboidratos;
  • Gorduras boas;
  • Vitaminas.

A importância das proteínas

As proteínas são, grosso modo, o item mais importante de qualquer pessoa que deseja ganhar massa muscular. Elas são totalmente indispensáveis, e crescer sem proteínas se torna algo impossível.

Por quê?

Simples… Pelo simples fato da construção muscular ser feita justamente pelas proteínas, então, se não tem proteínas, não tem construção muscular.

Mas é claro que eu não estou falando de qualquer tipo de proteína, e sim das proteínas de qualidade, que possuem alto valor biológico (quanto maior o valor biológico, mais rápido será a sua absorção).

Dentre elas, eu posso citar os ovos, a carne magra, peixe, frango, queijo cottage, leite desnatado, e etc.

Valor biológico dos alimentos

A importância dos carboidratos

Os carboidratos são muitas vezes tidos como os vilões de uma dieta, mas isso é uma grande injustiça!

Sem os carboidratos, você não teria energia para nada, eles são fundamentais para qualquer ser humano.

O grande problema se dá na quantidade de carboidrato que será ingerido pelo indivíduo, pois o excesso desses pode ocasionar em um acumulo de gordura, então, é sempre bom montar sua dieta com um bom nutricionista para poder extrair sempre o melhor.

A importância das gorduras boas

As gorduras também são injustiçadas, pois somente pelo próprio nome já se relaciona com obesidade.

Mas calma, pois existem dois tipos de gorduras, são as boas e as ruins.

Você deve sim ficar longe das ruins, que estão por todo canto, mas, você sabe quais são as boas e quais são os seus benefícios?

As gorduras boas são fundamentais, pois assim como os carboidratos, elas também nos fornecem energia, contribuem para a saúde do coração, além de ajudarem no eixo hormonal e ainda darem mais sabor para nossas refeições.

Elas estão presentes, principalmente em:

  • Peixes oleosos (atum, sardinhas, arenque e salmão);
  • Azeites;
  • Nozes;
  • Abacates;
  • Óleos e cremes vegetais.

A importância das vitaminas

Pelo fato de serem substâncias que o nosso organismo não consegue produzir, temos que obtê-las através da alimentação.

Elas são de fundamental importância para nosso organismo, e devem estar presente sempre em nossa dieta em todos os dias do ano, pois, apesar de não serem responsáveis diretos pela construção de massa muscular, sem elas, o mesmo fica muito mais difícil de ocorrer, pois elas servem como um auxilio indispensáveis para diversas funções do nosso organismo, inclusive no processo de ganho de massa muscular.

Existem diversos tipos de vitaminas, mas de maneira geral, todas elas exercem funções muito importantes em nosso organismo, tais como:

  • Auxiliam nosso metabolismo;
  • Auxiliam no processo de energia;
  • Previnem doenças;
  • Aumentam o sistema imunológico.

Elas são separadas em: Vitaminas A, B, C, D, do complexo B, B1, B2, B3, B12,

Obtemos as vitaminas através de:

  • Frutas;
  • Verduras;
  • Legumes;
  • Carnes;
  • Leites;
  • Ovos;
  • Cereais.

É claro que, em relação a uma alimentação adequada e saudável, estamos te passando aqui somente uma base para você ter como referência e informação, porém, reiteramos que NADA, absolutamente nada substitui a recomendação de um profissional especializado na área, no caso, a recomendação de um nutricionista, e de preferência um nutricionista desportivo, pois este é sem dúvidas o mais recomendado para lhe auxiliar e fornecer tudo o que você precisa saber, de maneira personalizada e pessoal, em relação ao que você pode e não pode ingerir, e também é claro de acordo com suas necessidades e objetivos.

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