Quais os Melhores Alimentos para Ganhar Massa?

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Os Melhores Alimentos para Ganhar Massa

Alimentar-se com os melhores alimentos para ganhar massa, pode fazer sua vida bem mais tranquila e menos estressante. Conhecendo-os e fazendo uso deles, você estará dando o primeiro passo no alcance de seus desejos. Quer saber porquê?

Você já deve ter notado que não adianta procurar algo a mais que faça elevar o ganho de massa muscular. Não é mesmo? Aposto que já pesquisou suplementos e até tentou mudar o treino. Não é assim?

Mas, saiba que massa muscular é resultado de um conjunto de atitudes. Sendo assim, não adianta pensar em nenhuma ação separada. Se você está treinando corretamente e fazendo os exercícios adequados, o que precisa agora é apostar em alimentação correta. E aqui estamos nós, trazendo isto para você. Que tal conhecer alguns dos melhores alimentos para ganhar massa e experimentar as sugestões?

Melhores Alimentos para Ganhar Massa e Ficar em Forma

Ficar em forma, ganhar massa muscular ter tudo no lugar, sem gorduras ou flacidez balançando para lá e pra cá não é fácil, pois massa magra não se ganha de um dia para o outro.

É conquista que vai sendo feita aos poucos, gradativamente no dia a dia, com dedicação, foco e disciplina. Torna-se perfeitamente possível quando você une 3 trunfos: exercício físico + dieta adequada + descanso. Só assim os resultados começam a aparecer e você chega lá.

Muita gente acha que para recuperação e crescimento do músculo é necessário alimentar-se somente de proteína. É verdade que é um nutriente fundamental na reconstrução da fibra muscular, mas ela sozinha não basta.

Os carboidratos também devem estar presentes. O mesmo podemos dizer das gorduras boas, da água e dos alimentos que fornecem vitaminas e minerais. Nenhum destes pode estar de fora de sua dieta, pois todos estes nutrientes importam para o ganho de músculos.

Veja, portanto, os melhores alimentos para ganhar massa magra:

Frango e Carne Vermelha são essenciais, mas Cuidado com as Gorduras

Estes alimentos são fonte de proteína animal, que é a melhor para os músculos. Mas, é preciso tomar certo cuidado ao consumir, pois, junto vem a gordura saturada e colesterol. Portanto, o ideal é tirar a pele do frango e optar pelas carnes vermelhas mais magras. Neste caso, a recomendação é preferir:

  • Peito de frango – que tem muita proteína e é livre de gorduras.
  • Carne vermelha – cortes magros – como por exemplo: patinho, coxão mole, alcatra.
Carne Vermelha para Ganhar Massa Muscular

Mas, você sabe que exagero não traz benefícios, não é? Por isto o ideal é consumir 1 filé de mais ou menos 110 gramas, 3 vezes por semana. Revezando entre um e outro tipo de carne para evitar a mesmice.

A tradicional dupla: Arroz e feijão

Juntos eles formam o prato ideal, ou seja constituem a refeição perfeita, especialmente para quem quer aumentar músculos. Os dois possuem aminoácidos essenciais importantes, que se juntam para formar proteína. O feijão entra com a lisina e o arroz contribui com a metionina.

Nosso organismo não produz estes aminoácidos, por isto temos que adquiri-los através do que comemos. Eles contribuem para síntese proteica, auxiliando na recuperação e na formação muscular. Além disso, o arroz é rico em carboidratos e fornece energia, enquanto o feijão contribui também com minerais como: ferro, cálcio, potássio, fósforo.

Ovo: Ele também está entre os Melhores Alimentos para Ganhar Massa Magra

Este todo mundo conhece. Sua fama de alto teor proteico, corre longe. Possui em sua “clara” a albumina, proteína de grande valor biológico. Além de aumentar a massa magra, entrega benefícios como: ajudar na contração, na manutenção e na força muscular.

E a gema? Ah! Esta também contribui. Ela melhora a imunidade, fornece vitaminas (D, A, K), contribui com ferro e carotenoides. Quem diria que até algum tempo atrás, a gema era considerada vilã do colesterol, hein!

Aveia

Cereal cheio de proteínas. Contribui fornecendo energia gradualmente, já que é carboidrato complexo. Mas, os benefícios da aveia vão muito além de ajudar com o aumento de massa. Ela possui fibras, vitaminas e minerais. Além disso, é capaz de regular a glicemia. Seu uso antes dos exercícios de longa duração, concede maior disposição e aumenta a energia.

Tofu

Queijinho de soja que concentra cálcio e proteína. É guardião dos músculos e dos ossos. Este alimento é favorecedor da massa muscular, principalmente nas mulheres.

O tofu possui substâncias chamadas isoflavonas, que regulam hormônios femininos. E isto é bom demais para o ganho de massa magra. Quando a parte hormonal está equilibrada, há melhor queima de gorduras e os músculos trabalhados ficam mais definidos.

Além disso, o fornecimento de energia fica garantido, devido ao magnésio contido nele, que fortalece os compostos participantes do processo de aquisição de energia. Consumir 1 fatia, diariamente, já garante os benefícios.

Banana

Ela é queridinha dos atletas porque fornece energia imediata. É fruta de alto índice glicêmico que não brinca em serviço. Sendo de fácil digestão, age rapidamente, logo que é consumida.

Antes do treino ela te dá energia, otimiza sua performance e impede a fadiga. Além de te ajudar com estes benefícios, esta fruta ainda preserva a massa muscular no decorrer do treino. Isto quer dizer que se você comer uma banana antes dos exercícios físicos, evitará perda muscular, pois seu corpo não irá tirar energia dos músculos.

Outras vantagens em inclui-la no cardápio é a contribuição que ela fornece ajudando a memória, evitando cãibras e fortalecendo a imunidade.

Batata-doce

A batata-doce é bem popular e você já deve ter ouvido falar no sucesso que ela faz ao lado do peito de frango, não é? Se você quer músculos, não deixe esta dupla de fora. Sua ação no corpo sobre a musculatura é show!

A batata-doce é excelente porque é carboidrato de índice glicêmico baixo, isto quer dizer que não engorda. Quando está sendo digerida, libera pouco a pouco a energia. Ela é fundamental nos treinos de longa duração, pois assim como a banana, preserva a massa muscular e melhora o desempenho, fazendo você aguentar até o fim da atividade.

Queijo Cottage

Este é outro aliado excelente. Atua sobre o processo de contração muscular fornecendo cálcio e conta com proteínas que são absorvidas com rapidez. Ele possui: caseína e a proteína do soro do leite, que agem em conjunto para beneficiar a musculatura e fornecer energia. Por tudo  isto,  o cottage é importante na questão da conquista da massa ideal. Não engorda pois tem baixo teor de gordura.

Soja

Fonte de proteína vegetal de alto valor biológico. Trata-se de proteína considerada completa.  Atua favorecendo ganho de músculos. Ajuda na manutenção e força muscular. Impede armazenamento de gorduras.

Beterraba

A ajuda da beterraba é especial. Ela é vasodilatadora por ser fonte de nitrato. Isso favorece a oxigenação dos músculos e contribui para melhor entrada de nutrientes nas fibras musculares. Sua atuação no corpo melhora a performance do atleta, porque quando a oxigenação está em baixa, o trabalho dos músculos decai e sua função fica reduzida.

Quinoa

Este vegetal possui proteína de muita qualidade e em quantidade que não se encontra em nenhum outro vegetal. Ela contém em seus grãos, aminoácidos essenciais que atuam preservando os músculos.

É um alimento que promove o crescimento de massa magra e que ainda concede o bônus de ser livre de açúcar e não possuir colesterol.  Além disso, a quinoa não tem gordura que se acumule no organismo. É um carboidrato que beneficia a saúde e promove energia. Conta com fibras, minerais e vitaminas.

Salmão

Nele há proteína e ômega 3. Enquanto a proteína colabora com a reconstrução, o ômega 3, que é uma gordura boa, combate os processos inflamatórios surgidos devido a intensidade do exercício.  Esta atuação faz com que ocorra rápida recuperação muscular e potencial ganho de massa magra.

Salmão

Água

A água é a campeã dos alimentos. Seus benefícios são percebidos também na massa muscular. Ela é essencial, já que representa 76% da conformação muscular.  Mas, você deve estar se perguntando como ela contribui para o aumento de massa magra, não é?

Saiba que sem ela nada acontece. O corpo adequadamente hidratado favorece a síntese de proteínas. Com a hidratação ocorre aumento do volume sanguíneo circulante e isto promove maior entrada de nutrientes nas fibras musculares. Outro benefício é a retirada de resíduos tóxicos, acumulados nas células. Estes resíduos são produzidos por ocasião das contrações musculares intensas.

Outra atuação benéfica é em relação aos hormônios. Com a hidratação o processo hormonal acontece de maneira a estimular eficientemente o crescimento muscular. Por isto é que é tão importante reidratar o corpo após o treino e também beber água antes e durante os exercícios.

A lista de melhores alimentos para ganhar massa muscular, não acaba aqui ainda podemos citar outros que são boas fontes de proteínas, carboidratos e mais nutrientes:

  • Iogurte
  • Sardinha e atum
  • Óleo de coco
  • Inhame
  • Abacate
  • Melancia, entre outros.

Entre os melhores alimentos para ganhar massa muscular, ainda há muitos outros. Se você conhece mais algum aumente nossa lista. Participe com sua vivência. Aguardamos seu comentário e sua contribuição.