Melhore seus resultados: veja aqui como Potencializar o seu Ganho Muscular

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Saiba como potencializar os resultados de sua musculação. Veja exercícios, entenda a importância da dieta e do descanso. Aposte no que dá certo.

Potencializar os resultados da musculação para ver bem depressa os músculos crescerem, aumentar a massa muscular, definir ou tonificar, é sonho de homens e mulheres que treinam, frequentando academia ou mesmo em casa.

Você também se encaixa nessa? Ah! Se a resposta é sim, vai querer ler este post com bastante atenção. Porque estão reunidas aqui sugestões bem legais. Postas em prática, aceleram os resultados da sua atividade. Quer descobrir como se dar bem nos treinos? E só ficar atento às dicas e começar, para ver surgirem rapidinho os melhores resultados.

Potencializar os resultados da musculação: É nessa que eu vou…

Mas, é claro que todo mundo quer agilizar o processo e exibir logo a resposta do esforço, não é? Ainda mais sabendo que o corpo só começa mostrar respostas de 4 meses em diante.

Iiih! Tem gente que não suporta esperar tanto. Pois acredite que nem sempre precisa. Algumas sugestões de como acelerar isto você acompanha abaixo. Pra quê esperar? A hora é agora!

Ah! Mas tem um ‘porém”. Para começar é preciso ter bem definido seu objetivo, ou seja saber com certeza para que você está se exercitando. É que cada um tem uma finalidade.

E musculação atende a vários tipos de objetivos. Pode ser usada para quem quer ganhar massa muscular, por quem deseja emagrecer, para fortalecer ou manter a musculatura, para quem deseja definir e até mesmo, somente para ser saudável. Aqui trazemos algumas dicas. Vale à pena experimentá-las.

Seja qual for a sua, um ponto é comum, sendo especialmente importante para todos. Trata-se da recomendação número 1. – A dieta.

Dica 1- A Dieta potencializa sua musculação

 

 

É um fator essencial, Quem não dá atenção a ela não obtém resultados. Nem rápido nem a longo prazo. A alimentação responde por 80% da estrutura corporal. Ela é importante para potencializar o treino, em todos os casos.

Se você faz musculação deve seguir uma dieta rica em nutrientes como por exemplo: bons carboidratos (os complexos), minerais, vitaminas, proteínas, fibras, etc.

O segredo é manter o valor calórico diário regulado conforme seus objetivos. Sendo assim, esta é uma dica essencial a todos os praticantes de musculação, seja por que motivo for.

Quem deseja emagrecer precisará de uma dieta hipocalórica. Se o caso for ganho de massa muscular, a dieta deve obedecer a parâmetros direcionados para o desenvolvimento da musculatura. Para estes sempre é bom o uso de suplementos, porém devem ser indicados por Nutricionista.

A mesma recomendação de atenção à dieta, pode ser dada para aqueles que pretendem fortalecimento muscular. Para estes, um cardápio balanceado, incorporado à uma reeducação alimentar pode ser o melhor a fazer. Em todos os casos um profissional da nutrição que possa apontar o melhor caminho alimentar é requerido.

Acredite. Uma alimentação oportuna que esteja direcionada a seu objetivo e adaptada ao treino que você realiza, vai auxiliá-lo a chegar mais rapidamente aos resultados. A dieta adequada potencializa a musculação.

Dica 2- Os exercícios: pequenos truques podem potencializar seu treino

Algumas alterações e trocas, que parecem a princípio insignificantes podem potencializar sua musculação.

  • A principal recomendação é: “Respeite seus limites”. É natural que você queira agilizar o processo e isso é perfeitamente viável. Porém, antes de prosseguirmos é preciso alertar para os exageros, que devem ser evitados.

Ir além do que pode seu condicionamento físico pode acarretar problemas indesejados. Afinal, você não está treinando para quebrar nenhum recorde.  Seu objetivo não é ser nenhum “Mister Fisiculturista”, não é mesmo? Então fique atento.

  • Aquecimento na musculação prepara o corpo e otimiza resultados. Porém é preciso dizer que esta questão foi e ainda é motivo de muita discussão e controvérsia. Diante disso fica uma dúvida? Aquecer ou não antes da musculação?

Basta dar uma navegada pela Web para tomar conhecimento das várias opiniões controversas a respeito do tema. Porém, observa-se que muitas recomendações que partem de profissionais da medicina, aconselham a preparar o corpo para qualquer tipo de atividade física. Ponto para o aquecimento.

Mas uma recomendação é aprender com quem sabe, ou seja, vale seguir os experts. Você deve ter assistido aos Jogos Olímpicos, não é? E o que você viu antes de cada competição?

Com certeza, a mesma coisa que todos nós vimos. Ou seja, atletas aquecendo-se. Então, se eles que são os “Reis do Esporte”, se aquecem por que não nós?

Se o aquecimento é válido para os esportes olímpicos, porque não para musculação? Para não estender demais a questão simplifique: Aqueça-se para potencializar sua musculação.

O aquecimento é útil para aumentar a temperatura, a frequência cardíaca e prepara a respiração e a pressão arterial. Além disso, os vasos sanguíneos ficam mais dilatados e prontos para transportarem mais oxigênio para os músculos.

E neste processo um metabolismo aeróbico é favorecido. E aí, cara, significa mais energia para você, é mais combustível para você resistir aos exercícios e turbinar seu desempenho.

Não pule esta etapa. Partir direto para os exercícios, sem aquecer a musculatura é o mesmo que pedir para sofrer lesão.

Mas de que forma fazê-lo? Tem muitos jeitos. E nisso, seu orientador físico pode ajudar.

Mas, se você quer um bom exemplo, faça pelo menos, 15 repetições dos exercícios, porém, usando cargas mais leves. Um aquecimento de pelo menos 10 minutos é fundamental.

  • Esteja sempre pronto para modificar seu planejamento caso seja preciso. Isto significa que se você planejou trabalhar intensamente um determinado músculo, mas sentir desconforto, ou perceber que aquele grupo muscular não está legal, mude. O aquecimento vai te revelar se algum músculo está sob estresse. Então não insista, parta para outro.
  • Para otimizar a musculação é válido conseguir manter um ritmo ativo por maiores períodos de tempo, não é? Você consegue isto moderando o peso e a intensidade da musculação.
  • Não aumente o peso repentinamente de uma hora para outra. Isto pode pôr abaixo todo o seu treino. Você obtém melhores respostas indo por etapas. Dê um passo após outro. Ultrapasse um obstáculo de cada vez. Esta é a melhor maneira de alcançar o desempenho total que você tanto deseja.

Dica 3- O descanso

Você deve percebido que juntamos aqui 3 tópicos–base para potencialização da musculação. O descanso é o número 3 e não menos importante. Na verdade, sem ele nada acontece.

Na musculação, especialmente, é preciso respeitar as pausas no decorrer dos exercícios. Dias de descanso em que se revezam os grupos musculares trabalhados são necessários para que o músculo possa regenerar-se.

Enquanto você descansa seu corpo trabalha para o bem de seus músculos. Nestes períodos processos começam a ocorrer para recompor estruturas lesionadas.

Você sabe como acontece o crescimento muscular, não é? Quando você treina micro lesões vão ocorrendo em seus músculos. Pequeninas fissuras que se abrem pelo esforço realizado. Elas são reparadas quando você para. E melhor ainda, ao se regenerarem surgem mais fortificadas e positivamente alteradas.

É assim que sua massa muscular cresce e fica mais forte, mais densa, maior.  É desta forma que acontece a hipertrofia. Portanto, para potencializar sua musculação: descanse.

Maneiras de Potencializar os resultados de sua musculação estão sintetizadas aqui. Agora é com você. Se sentir-se ainda inseguro, busque ajuda de um treinador ou academia.

E agora, você já pode comentar. Tem assunto para muita discussão. Então, entre na conversa. Deixe sua opinião sobre estas formas de potencializar a musculação. Compartilhe com seus amigos. Aproveite o espaço de troca.