Qual a diferença entre Perder Peso, Perder Barriga e Perder Gordura? Saiba Aqui

0
Perder gordura, peso e barriga

Você sabe quais são as diferenças entre perder peso, perder barriga e perder gordura?

Sabe qual deles é o mais eficaz?

É muito comum às vezes ao olharmos ao nosso redor e nos depararmos com uma pessoa que possui uma aparência relativamente magra ou até mesmo com uma condição física bacana, mas que ao nos focarmos em alguns detalhes nos damos conta de que algo está errado.

O mesmo ocorre quando nos olhamos no espelho e nos vemos, enxergamos uma gordura corpórea bastante aparente, como uma barriguinha avantajada, por exemplo.

Esses são alguns dos resultados do que significa a perda de peso sem a perda de gordura.

E para os que ainda teimam em dizer que ambos os termos são relativamente a mesma coisa, nesse artigo iremos entender melhor sobre eles e principalmente como conduzi-los a nosso favor.

Diferenças entre Perder Peso, Perder Barriga e Perder Gordura

Resumidamente perder peso está relacionado no fato de se diminuir a nossa massa corpórea e não o peso que recebe aplicação sobre a força da gravidade.

De maneira geral isso quer dizer que o peso de uma pessoa torna-se X ou Y de acordo com a gravidade em ela está exposta, no caso nós da Terra, aproximadamente, 9,8m/s².

Assim, uma pessoa ao se pesar, por exemplo, em um planeta com aceleração da gravidade de 20m/s² (de maneira hipotética) terá praticamente o dobro do peso de uma pessoa na Terra.

Diferenças entre perder peso, gordura e barriga

Apesar de o peso ser uma grandeza variável, a massa será fixa e isso quer dizer que o mesmo indivíduo que terá 70kg de peso na Terra e 140kg no segundo planeta, terá sempre seus 7kg de massa corporal.

Dessa forma, a perda de peso possui uma relação próxima à redução dessa mesma massa, mas de forma generalizada, ou seja, levando em consideração inúmeros fatores, como os músculos, a composição líquida de algumas quantidades de células, líquidos no interstício, entre outras.

Já sobre a perda de gordura não devemos levar em consideração as estruturas degradadas, apenas a gordura perdida. Diferente de simplesmente perder peso, o emagrecimento está relacionado com o fato de “perder gordura”, preservando outras composições corporais.

E é por esse fator que esse processo é tão mais difícil e demorado do que a perda de peso na balança.

Portanto a diferença entre perder peso, perder barriga e perder gordura está justamente na questão de que na perda de peso contabilizamos tudo aquilo perdemos, ou seja, quando perdemos água, massa, estruturas, tudo é levado em consideração.

Já na perda de gordura leva-se em consideração apenas a massa adiposa do corpo, ou seja, o nosso chamado “peso gordo”.

A terrível gordurinha localizada na barriga é algo totalmente normal e concentrado em uma zona do nosso corpo. Por isso muitas pessoas podem ser relativamente magras e mesmo assim ter um abdômen sobressalente, que pode ser ocasionado por má alimentação ou falta da prática de exercícios.

Atributos como postura e até mesmo retenção de líquidos também podem ser as aliada para uma barriga avantajada.

O que é mais eficiente – Perda de Gordura Rápida ou Perda de Peso?

Uma pessoa que reduz rapidamente o seu peso corpóreo certamente não está eliminando apenas gordura, mas até mesmo estruturas que serão difíceis de serem recuperadas posteriormente. Estamos falando do alerta quanto à perda de massa magra!

A redução da massa muscular pode acarretar problemas tanto físicos quanto metabólicos.

A diminuição do metabolismo pode causar a redução de taxas hormonais anabólicas, maior risco de Diabete Tipo II, menor capacidade física (força, explosão muscular, etc) entre outros.

Por isso no processo de emagrecimento devemos sempre considerar a perda de gordura, e isso pode ser feito por meio de uma dieta equilibrada e com a seleção dos melhores exercícios físicos, de acordo com as características e biótipo de cada um.

Em suma, ao realizar uma reeducação alimentar é possível que gastemos mais calorias do que consumimos e assim o corpo passa a queimar as gorduras diante das tarefas cotidianas para repor as energias.

Investir em alimentos com níveis baixos de açúcar e carboidratos e optar por proteínas magras, bem como os alimentos integrais é uma das maneiras de alimentar-se corretamente.

Em seguida, ao se iniciar uma prática de atividade física, como a musculação, será possível aumentar o gasto calórico, que consequentemente também ajudará na perda de gordura total e também localizada, como a abdominal.

Além de ajudar no gasto de calorias diárias, a musculação ajudará consideravelmente fornecendo inúmeros benefícios para a saúde. Nesse sentido, praticar musculação não esta ligado somente à perda de gordura, mas também a uma qualidade de vida muito melhor.

Para perder peso, perder barriga ou perder gordura da maneira correta, tenha sempre em mente que a relação gordura corpórea X massa magra é o que importa no final das contas.

Agora que você já sabe a diferença entre perder peso, barriga e gordura, compartilhe com seus amigos para que eles saibam também!