O que fazer para Perder Gordura Abdominal?

0
Barriga chapada

Perder gordura abdominal é uma das principais preocupações para aqueles que desejam ter um corpo bonito e saudável, onde muitas vezes a “barriguinha” é o que mais causa incomodo. Descobrir o que fazer para perder gordura abdominal não é tão difícil, porém, colocar esse projeto em pratica requer muita disciplina e vontade.

O que deve ser feito para eliminar gordura abdominal é um combinado de fatores que vão da alimentação aos exercícios físicos, e tanto um quanto o outro devem ser regrados e muito bem planejados. É essa combinação entre alimentação balanceada e prática de exercícios físicos que será destrinchada aqui para que você descubra o que fazer para perder gordura abdominal.

Outro fator importante a ser levado em consideração é o de que não é possível queimar gordura somente em uma parte do corpo, mas existem regiões que serão melhor trabalhadas de acordo com alguns exercícios localizados. No geral, quando você decide por queimar gordura em alguma parte do corpo, você decide por eliminar gordura do seu corpo todo, o que irá atingir a área de seu maior interesse.

Quando falamos da gordura abdominal em si, existem fatores combinados de alimentação como dietas elaboradas, alimentos que ajudam a perder barriga, chás emagrecedores, que serão aliados de exercícios para o corpo todo e de exercícios localizados como abdominais.

O que fazer para perder gordura abdominal: Exercícios

Inicialmente será necessário investir em exercícios aeróbios que serão capazes de fazer com que você perca peso. Após ter perdido o peso necessário, será a hora de focar na musculação para conseguir definir o corpo, e assim, perder gordura abdominal.

Os melhores exercícios aeróbios para perder peso e gordura abdominal são:

Spinning

Sempre que colocamos o pé em uma academia e conversamos com um personal trainer, o spinning aparece como uma das melhores opções de exercício para queimar gordura e perder barriga. Em uma aula de uma hora de spinning é possível perder de 600 a 900 calorias, que é um ótimo número de calorias diárias a serem perdidas.

Corrida

Uma opção que pode ser feita teoricamente em qualquer lugar, correr é considerado um dos melhores exercícios para perder gordura abdominal. Por mais que não seja tão fácil assim entrar no ritmo da corrida, ela é considerada um ótimo exercício uma vez que seu corpo vai se acostumando a esse ritmo e a cada dia você é capaz de correr um pouco mais.

Para aqueles que ficam preocupados com um ritmo muito pesado de corrida, não é hora de pânico. Não é preciso estar sempre correndo em uma velocidade mais alta para que se consiga o máximo de queima calórica, mas pelo contrário, é necessário que se alterne velocidades, correndo mais rápido por cerca de dois minutos e correndo mais devagar (ou andando rápido) por cerca de três minutos, e dessa maneira você irá impedir que seu corpo entre na zona de conforto, permitindo que você queime até 900 calorias.

Bicicleta

Mais uma boa opção para quem deseja fugir da academia, andar de bicicleta é também um ótimo exercício para diminuir gordura localizada. Quem mora perto de praias ou parques, por exemplo, ainda tem a opção de se divertir um pouco enquanto pratica um exercício físico. Além desse ser um bom exercício para perder barriga e trabalhar a região abdominal, ele ainda é capaz de tonificar e definir os músculos da perna. Em uma hora andando de bicicleta você conseguirá queimar, em média, cerca de 300 calorias.

Bicicleta

Natação

Nesse calor que faz em nosso país, nadar pode ser uma das melhores opções de exercício. É preciso que você frequente uma aula de natação até que saiba exatamente quais exercícios e tipos de nado fazer dentro d’água, mas os ganhos serão bem significativos uma vez que além de ajudar a secar a gordura da barriga, você irá trabalhar diversas partes do corpo. Com uma hora de natação você poderá queimar cerca de 500 calorias, e com a escolha certa do tipo de nado você será capaz inclusive de trabalhar ainda mais a região abdominal.

Após começar a perder peso com os exercícios aeróbicos e entrar no clima de uma vida mais saudável, é hora de focar em exercícios de musculação para melhorar seus resultados, queimar mais calorias e conseguir definir seu corpo.

Frequentar uma academia pode ser essencial para quem deseja eliminar a gordura localizada mais rápido, e a ajuda de um personal trainer que será capaz de intercalar os exercícios corretos irá ajudar bastante. Nesse sentido, esse movimento intercalado entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos é o que irá melhorar sua performance, o que significa que você fará por exemplo, corrida na esteira e depois algum exercício de musculação, e depois bicicleta e mais uma série de exercícios de musculação e assim por diante. Dessa maneira a queima de calorias será muito maior, ajudando a queimar gordura mais rápido e definir os músculos.

Fora os exercícios que serão feitos em uma academia e serão indicados por um profissional, os melhores exercícios abdominais para perder gordura abdominal em casa, são:

Abdominais

Se estamos tentando perder da barriga, é claro que os abdominais são exercícios essenciais para chegar lá. O mais interessante sobre os abdominais é que eles não trabalham apenas a região do peito e do tríceps, mas pode ajudar a definir toda a região da barriga. Esse é o tipo de exercício que pode ser complicado nos primeiros dias, mas passado esse tempo inicial ele se torna fácil de fazer. Existe ainda diversos tipos de abdominais, onde um tipo poderá trabalhar toda a região do abdômen, outro tipo irá trabalhar as laterais e outro tipo a região central, e o mais indicado é intercalar todos os tipos de abdominais para conseguir melhores resultados.

Prancha solo

Esse é um exercício que exige muita força no abdômen, braços e pernas. Considerado um dos exercícios mais completos para a região da barriga, ele é capaz de trabalhar todos os músculos do abdômen. O exercício de prancha solo consiste em se deitar no chão de barriga para baixo e apoiar o peso do corpo no antebraço e nos pés, tentando deixar o corpo o mais reto possível. Ao atingir essa posição, continue nela pelo máximo de tempo que conseguir e você estará trabalhando braços, pernas e todos os músculos da região do abdômen.

O que fazer para perder gordura abdominal: Dietas

Com exercícios físicos a serem feitos, a alimentação também será essencial para perder peso e eliminar a gordura localizada, e existem dietas voltadas exatamente para essa finalidade.

Você pode consultar um nutricionista ou procurar por dietas para perder barriga e consequente diminuição da cintura, e entre as dietas que podem ser indicadas estarão aquelas ricas em fibras, onde o consumo de açúcares é o mais reduzido possível.

As fibras são importantes pois ajudam a acelerar o metabolismo, fazendo com que a queima de gordura aconteça de forma mais rápida, ajudando bastante a região abdominal. Já o corte de açúcar da dieta é de extrema importância uma vez que todo açúcar se reverte em gordura que é acumulada em diversas partes do corpo, mas principalmente na região abdominal.

Outro fator importante em uma dieta para perder gordura abdominal é o corte de carboidratos e uma grande diminuição no consumo de alimentos com glúten.

Esse corte de carboidratos e glúten é importante porque os alimentos ricos em carboidratos são absorvidos pelo corpo se transformando em açúcares, e mais uma vez os açúcares se transformam em gordura localizada, ficando principalmente na região abdominal. Já os alimentos que contém glúten são capazes de produzir uma grande quantidade de um dos hormônios responsáveis pelo acúmulo de gordura na região abdominal.

Dessa maneira, é recomendado que se substitua os carboidratos (normalmente feitos com trigo) por alimentos integrais sem glúten, e que por mais que seja difícil, você tente diminuir a quantidade de glúten consumida, apostando em alimentos naturais e evitando principalmente os industrializados.

Sendo assim, converse com um nutricionista ou procure por dietas voltadas para a perder gordura sempre se atentando aos alimentos que devem ser evitados e aos que são bem-vindos para que seja possível conseguir isso.

O que fazer para perder gordura abdominal: Alimentos

Você irá procurar a dieta necessária para que perca bastante gordura abdominal, porém, é importante também conhecer os alimentos capazes de ajudar nessa queima de gordura. Os alimentos que possuem “calorias negativas” são aqueles que possuem menos calorias do que o corpo irá gastar para digeri-los, ou seja, de certa forma ao ingerir esses alimentos você não só não engorda como também emagrece, pois, a queima de calorias da digestão é maior do que o ganho.

Frutas e vegetais

Entre esses alimentos capazes de fazer isso temos frutas e vegetais que podem ser:

Frutas

Melancia, mamão, melão, manga, morango, damasco, limão, amora, abacaxi, framboesa, jabuticaba, maçã, tangerina (mexerica), ameixa, pêssego, laranja, goiaba.

Vegetais

Alho, abobrinha, agrião, alface, beterraba, berinjela, brócolis, couve-flor, cebola, couve, cenoura, pimentão, pimenta, pepino, repolho.

Sendo assim, o que fazer para perder gordura abdominal consiste em uma boa alimentação combinada com exercícios físicos aeróbios e exercícios de musculação. Ainda que nosso corpo demore alguns dias para se acostumar com essa nova realidade, quem decide por perder gordura abdominal e emagrecer perceberá que com as dicas acima será capaz de obter resultados em pouco tempo.