Para que Serve o Treinamento Funcional? Saiba Tudo Aqui

0
Para que Serve o Treinamento Funcional
Treinamento Funcional

Perda de peso, aumento da resistência, mais saúde, qualidade de vida. Se pararmos para pensar, estas são as principais respostas que daremos se formos questionados para que serve o treinamento funcional.

Embora estas respostas óbvias façam parte da explicação sobre a utilidade deste programa de exercícios, o conjunto de atividades possui outras funções e vantagens que vão muito além disso.

Para mostrar exatamente do que se trata este tipo de treinamento, para que serve, quais suas vantagens e como aproveitar melhor os exercícios que o compõem elaboramos um material vasto sobre o assunto.

O que é o Treinamento Funcional?

Antes de entender a fundo, é preciso compreender do que se trata. O treino funcional é composto por exercícios que treinam seu corpo para funções para as quais ele foi desenvolvido originalmente, como andar ou correr.

Este treinamento agrega o trabalho de diferentes habilidades em um único exercício. É possível, por exemplo, trabalhar força, equilíbrio e flexibilidade de uma vez só.

Para iniciar um treinamento funcional não é preciso ter praticado alguma atividade física anteriormente, porém é importante sempre consultar seu médico para verificar se não existe alguma lesão ou fator impeditivo para a prática de esportes.

Quem Pode Aderir ao Treinamento Funcional?

Embora seja recomendado para qualquer pessoa e de qualquer faixa etária, a prática do treinamento funcional se torna mais fácil para aqueles que já tinham o hábito de se exercitar anteriormente.

Já para aqueles que foram sedentários durante boa parte da vida e, depois de descobrir o treinamento funcional decidiram incluir este programa em sua rotina, a recomendação é que iniciem a prática de exercícios com atividades mais leves, como a musculação, antes de aderir ao treino funcional.

Como o Treinamento Funcional é Feito?

Algumas modalidades deste treino o peso do corpo exerce a carga de trabalho, somada ao equilíbrio, enquanto em outras variações são utilizados acessórios e itens específicos.

Os principais são a bola suíça, o cinto de tração, a medicine bol, o mini trampolim, a theraband e os cones.

Tudo Sobre Treinamento Funcional
Tudo Sobre Treinamento Funcional

Afinal, para que serve o treinamento funcional?

Mesmo após tantas explicações, algumas pessoas ainda podem ter algumas dúvidas sobre para que serve. Pensando nisso, reunimos aqui as principais utilidades deste poderoso treino.

Fortalecimento Muscular

Ao contrário de outros exercícios, que trabalham um conjunto de músculos por vez, o treino funcional deixa o corpo definido por completo, com resultados de fortalecimento muscular que podem ser muito semelhantes aos vistos na musculação.

Neste caso, o treinamento é montado de acordo com os objetivos de cada praticante, fortalecendo mais as áreas desejadas pela pessoa. No entanto, os outros músculos também são trabalhados igualmente, graças aos exercícios aplicados.

Melhorar a postura

Através um programa de exercícios direcionado, o treino funcional fortalece os músculos que deixam a coluna ereta, minimizando o surgimento de dores típicas de problemas de postura.

Por desenvolver a consciência corporal, estes exercícios estimulam ainda o hábito de contrair o abdômen e alinhar quadril, ombros e pescoço.

Trabalhar todo o corpo

Outro conceito importante para quem busca entender o treinamento funcional é o estímulo a todo o corpo. Neste programa são estimulados movimentos compostos, que integram braços e pernas, com os exercícios de agachamento feito com halteres, que trabalham braços, pernas e abdômen.

Trabalha o sistema cardiorrespiratório

O treinamento funcional fortalece os músculos e trabalha o sistema cardiorrespiratório, pois exige velocidade na realização das tarefas e que o praticamente permaneça muito tempo na mesma posição. Esta sequência eleva a frequência cardíaca de acordo com a intensidade dos exercícios praticados.

Favorece o equilíbrio e a coordenação motora

Durante a elaboração do programa de treinamento funcional, podem ser incluídos exercícios que trabalham equilíbrio e coordenação motora, graças à realização de tarefas específicas, como o agachamento unilateral, recomendado para quem deseja melhorar seu equilíbrio.

Melhora a flexibilidade

Quem ainda se pergunta para que serve o treinamento funcional, este conjunto de exercícios melhora a flexibilidade, pois aqui os exercícios são praticados com amplitude total, alongando os músculos.

Treinos dinâmicos

Quem evita praticar exercícios físicos por considerar todas as sequências chatas não pode reclamar da sequência de atividades montadas nos treinamentos funcionais.

Aqui as séries não são fixas, como as vistas na musculação, deixando tudo mais dinâmico, trabalhando todo o corpo e trazendo diversão a quem pratica esta atividade diariamente.

Porque praticar um Treinamento Funcional?

Agora que já explicamos detalhadamente para que serve o treinamento funcional é hora de mostrar porque praticar esta atividade física.

O treino funcional não serve apenas para conseguir um corpo torneado. Este programa melhora a qualidade de vida ao exercitar todo os músculos, corrigir a postura, diminuir a ocorrência de dores nas costas e melhorar o funcionamento do sistema cardiorrespiratório.

Além disso, é uma excelente alternativa para quem quer se exercitar fora das paredes da academia, já que é possível montar uma boa sequência na praia, por exemplo.

Se gostou das nossas informações, comente aí embaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos.