O Que Você Precisa Saber Sobre Vitamina D

0

Você sabe quais os reais benefícios que a vitamina D é capaz de causar ao seu organismo?

Todas as vitaminas são muito importantes para o fortalecimento geral do nosso bem estar físico, cada um tem sua propriedade específica, uma atuação única ao entrar em contato com nosso corpo.

No caso da vitamina D, ela tem muitos fatores fundamentais no bom funcionamento do nosso organismo, pelo fato de proporcionar o fortalecimento ósseo que o nosso esqueleto precisa para manter um bom equilíbrio, porém, você vai conhecer muitos outros benefícios além deste que a vitamina D é capaz de nos proporcionar.

 Veja também: 10 Alimentos Ricos em Vitamina D

Descubra agora os principais benefícios da vitamina D.

vitamina D

Ajuda na absorção do cálcio:

O cálcio é muito importante para fortalecer e transmitir nosso equilíbrio corporal devido pelo fato de auxiliar na formação óssea. E é através da vitamina D que poderemos desenvolver o cálcio que precisamos.

Por esse funcionamento, é que nós podemos contar com ossos fortes e também uma formação de dentes apropriada. Porém, se não tivermos a quantidade ideal de cálcio que precisamos, principalmente na infância, é muito provável acontecer o raquitismo ou então a osteoporose quando adultos.

Mas, não é apenas nesse sentindo que a vitamina D pode ajudar você, muitas pessoas pensam que ela contribui apenas para isso. Você vai ver que ela tem muito mais poderes para beneficiar a sua saúde além deste.

Protege o coração:

Até mesmo para controlar as movimentações feitas pelo músculo cardíaco, a vitamina D se faz necessária, pois o nosso coração bombeia sangue para todo nosso corpo, e nessa atividade a vitamina D, contribui de forma indireta.

O que ela faz é permitir um relaxamento aos vasos sanguíneos que produzem o hormônio que é capaz de regular a pressão arterial, esse hormônio é chamado de “renina”.

É simplesmente um fator vital, onde é muito importante todo esse processo de produção para ajudar as funções realizadas pelo músculo cardíaco, e por isso devemos sempre estar em dias com a vitamina D.

Se houver falta dessa vitamina, poderá existir um problema que será o acúmulo de cálcio na artéria, o que por sua vez pode favorecer a formação de placas, que poderá acarretar em diversas doenças cardiovasculares, como também por exemplo insuficiência cardíaca, derrame e infarto, que são os problemas mais propensos de acontecer para pessoas que têm deficiência de vitamina D no organismo.

Boa para prevenir e até mesmo atuar no controle do diabetes:

A renina que é uma substância que a vitamina D ajuda a produzir, é também uma forte influenciadora na prevenção e até mesmo no controle do diabetes.

Estudos comprovam que é a falta da renina, que também pode propiciar o surgimento do diabetes ao indivíduo. Além disso, para a produção de insulina realizada pelo pâncreas, a vitamina D faz também participação fundamental.

Devido ao fato da vitamina D ser considerada imunoregulador, ela atua na inibição de resposta imunológica que pode acarretar dano ao próprio organismo.

De acordo também com um estudo realizado pelo Institute of Child Health, na Inglaterra, onde 10.000 crianças participaram de testes, as que tiveram 90% de chances de desenvolverem o diabetes do tipo 1, foram as que não recebiam regularmente uma alimentação rica em Vitamina D.

Atua na melhora de doenças autoimunes:

Até mesmo para o tratamento de doenças autoimunes que ocorre quando o próprio sistema imunológico começa a atacar a si, e até mesmo destruir tecidos que são saudáveis no nosso corpo, por um engano, então a vitamina D, consegue trabalhar no organismo como um imunoregulador,  que é capaz de inibir de forma seletiva  o tipo de resposta que possa que provocar dano ao próprio organismo.

De acordo com cientistas esse tipo de tratamento onde a vitamina D é usada para a melhora no tratamento de doenças autoimunes, ainda é bastante recente, porém os mesmos cientistas apontam que esse pode ser um grande passo na medicina.

Previne e até auxilia no tratamento do câncer:

Para você ter noção de como a vitamina D, pode ser importante para você consumir no seu dia a dia, ela simplesmente favorece a prevenção de 17 tipos de cânceres diferentes.

Os principais são: câncer de mama, próstata e melanoma. E isso acontece porque com a vitamina D, as células conseguem se diferenciar umas das outras, como por exemplo; as células da pele, são separadas apenas como as células da pele, as células cardíacas apenas com células cardíacas e assim sucessivamente.

Através dessa forma que a vitamina D atua, é possível que seja evitado que as células desenvolvam algum tipo de câncer.  Além do mais, a vitamina D também pode destruir células cancerosas.

Previne gripes e resfriados:

Se você frequentemente costuma sofrer pelo fato de contrair gripes ou resfriados, saiba que de acordo com estudos realizados em crianças com deficiência da vitamina D, foram constatados que essas eram as que tinham mais probabilidades de contrair essas infecções respiratórias. No caso de adultos, a deficiência da Vitamina D também pode acarretar isso.

De acordo com um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, onde foram realizados estudos com 340 crianças japonesas por cerca de quatro meses, foi observado que o grupo de crianças que consumiu uma boa quantidade de vitamina D, adoeceu menos com essas doenças respiratórias.

Diminuir a possibilidade de morte de forma prematura:

Pesquisa realizada no Archives of Internal Medicine, constatou que essa vitamina pode até mesmo diminuir a taxa de mortalidade.

Onde foi observado que dentre 60.000 pessoas, a Vitamina D acabou diminuindo em até 7% o risco de morte por qualquer causa.

Ao todo foram realizados 18 estudos, onde cientistas levaram a concluir que verdadeiramente, o consumo da vitamina D pode prevenir até mesmo a morte prematura em diversas pessoas.

Contribui no desenvolvimento da massa muscular:

Para o fortalecimento da massa muscular, a vitamina D também exerce um papel bastante importante. É provável que a pessoa tenha um aumento do risco de quedas e até mesmo fraturas com a sua falta.

De acordo com uma pesquisa que foi realizada em Zurique, por uma universidade, em pessoas que tinham mais de 65 anos, pela boa regularidade do consumo da vitamina D, com relação as quedas puderam ser notadas uma diminuição de até 19%.

Contribui para a fertilidade e uma gravidez mais segura:

Para absorção do cálcio pelos ossos, a vitamina D é a principal precursora, muitas são as pessoas que já ouviram falar desse benefício.

De acordo com estudos das pessoas que tem pelo menos 30% do cálcio em diminuição, elas podem apresentar problemas dentários e também problemas como raquitismo na infância.

Já no caso da gravidez, onde a mulher apresenta deficiência em vitamina D, existe a probabilidade de risco de o bebê nascer com má formação muscular e até mesmo óssea.  Além de ter um aumento no risco da pré-eclâmpsia no parto.

É necessário se alimentar regularmente, com: leite, queijos, peixes, cereais integrais e diversos outros alimentos que contêm uma vitamina D, para que possa diminuir esses riscos tanto para o bebê quanto para a mulher gestante.

DICA EXCLUSIVA:

Se você quiser saber quais são os 10 alimentos ricos em vitamina D, não pode deixar de conferir este artigo, que revela quais são esses alimentos, e como eles realmente podem beneficiar na saúde se você adicioná-los nas suas refeições diariamente.