O Guia definitivo da sua Dieta Para Emagrecer

0
Alimentação saudável

Existe mesmo uma Dieta para Emagrecer, e que seja capaz de manter o peso sem ter que passar por restrições alimentares severas e gastar horas do dia em uma academia?

Isso é uma dúvida muito comum aqui no meu blog, e eu sempre respondo que, SIM!

Existem dietas que fazem com que você perca peso gradualmente, em pouco tempo, e sem ter que passar por restrições alimentares severas.

Veja bem, estou dizendo “restrições alimentares SEVERAS”, isso implica dizer que você terá SIM que fazer um esforço e abrir mão de alguns alimentos.

Para que você possa colher bons resultados em uma dieta para emagrecer alguns princípios devem ser observados. Eu os chamo de Os 5 Pilares da Alimentação Saudável.

Trata-se basicamente de 5 princípio, que deverão servir como base de sua dieta para emagrecer.

Essas 5 dicas valiosas são resultado de anos de estudos e observações, e eu garanto a você que se conseguir seguir a risca cada uma delas você conseguirá ter resultados realmente muito satisfatórios.

Então, sem mais delongas, vamos aos 5 Pilares da alimentação saudável.

Primeiro pilar de uma dieta para emagrecer: Fracione suas refeições

Você já deve estar “careca” de ouvir esta recomendação, parece um velho clichê, mas nunca é demais lembrar isto.

Até porque, muita gente mesmo sabendo tanto deste princípio não o coloca em prática. Você precisa entender a importância de comer de 5 a 7 vezes por dia.

Quando você se alimenta com pequenas e médias porções distribuídas ao longo do dia, você força o seu corpo a estar sempre em atividade, consumindo e digerindo os nutrientes que você está enviando para ele.

Este processo do corpo humano em digerir os alimentos consumidos é o que nós chamamos de “metabolismo”.

Com um metabolismo acelerado, seu corpo queima muito mais gordura. Fracionando suas refeições ao longo do dia seu corpo estará sempre acelerado, e trabalhando.

Segundo pilar de uma dieta para emagrecer: Os Macronutriente.

TODAS as suas refeições OBRIGATORIAMENTE deverão ter Proteínas, Carboidratos e Gorduras Boas.

Nada daquela ideia maluca que algumas pessoas tentam colocar na sua cabeça, coisas do tipo, cortar os carboidratos ou proteínas para emagrecer.

Isto até pode trazer um resultado momentâneo, mas eu te garanto que será apenas nas primeiras semanas.

Geralmente, pessoas que fazer isto costumam voltar a engordar, e ficar com um peso muito maior que aquele que estavam quando começaram a “dieta maluca”

Muita gente culpa os carboidratos, e acreditam que diminuindo a quantidade de ingestão deste nutriente em sua dieta irão perder peso. Isso não é verdade!

O que você deve controlar é a qualidade deste nutriente, não a quantidade.

Prefira sempre os Carboidratos Complexos, ou de digestão lenta, como o Arroz integral, Aveia, Batata Doce, Inhame, dentre outros.

Existe uma explicação científica para isto: Primeiro você precisa saber que todo carboidrato independente de simples ou complexo, de digestão rápida ou lenta, ao ser digerido pelo organismo se torna açúcar, ou glicose. Isso é fato!

Para “limpar” o excesso de açúcar/glicose no sangue o corpo libera um hormônio chamado insulina. Quando este hormônio é liberado em excesso todo o seu processo de emagrecimento é severamente comprometido.

Além de trazer uma série de outros problemas a saúde.

Os carboidratos complexos são digeridos mais lentamente pelo organismo, consequentemente a liberação da Insulina durante a digestão também é de forma moderada.

Dieta para emagrecer

Terceiro pilar de uma dieta para emagrecer: Controle Alguns Nutrientes

Escolha SEMPRE alimentos com baixo teor de Açúcar e poucas Calorias.

Como disse em outro artigo, o processo de emagrecimento é muito simples. Consiste basicamente em gastar mais calorias que consome.

Simples Assim!

Porém, a fim de fazer isto você deve selecionar sempre os alimentos que contêm uma quantidade menor de calorias, e de preferência, sempre tentar computar as calorias ingeridas durante o dia.

Quanto ao açúcar, tente ir eliminando aos poucos. Ele libera insulina muito facilmente, e o excesso de insulina você já sabe, é o vilão numero 1 das dietas e da saúde do seu corpo

Quarto pilar de uma dieta para emagrecer: A Regra 80/20

A regra é a seguinte: Você precisa fugir da dieta às vezes!

Achou estranho?

Mas não é! Darei duas razões para você fazer isto, e tenho certeza que você irá concordar comigo.

Primeiro, quando você fica durante muito tempo em uma dieta mantendo déficit calórico, o seu cérebro, por instinto de sobrevivência, simplesmente entende que não pode mais consumir as gorduras do seu corpo, uma vez que você parou de ingeri-las.

Este é o motivo de muitas pessoas começarem a fazer uma dieta, perder peso, e no meio do caminho parar de emagrecer.

Periodicamente você precisa mostrar ao seu corpo que ele DEVE continuar queimando calorias, e a forma de fazer isto, é fugir da dieta.

Uma maravilha de regra não é mesmo? (risos)

Outra razão para você fugir da dieta de vez enquanto. NINGUÉM consegue se manter focado 100% em uma dieta para emagrecer pelo resto da vida.

Estamos falando aqui de um processo de reeducação alimentar, sua dieta deverá ser seguida por toda a sua vida, caso você deseje ter um futuro saudável e em forma.

Por isso é importante que você saia da dieta eventualmente.

Porém, estas escapadas NUNCA podem ser mais que 20% do tempo.

Você pode fazer da seguinte forma: Siga uma dieta saudável de segunda a sábado, e no domingo inteiro você utiliza para fazer o seu popular “dia do lixo”.

Quarto pilar de uma dieta para emagrecer: O tamanho das porções

O tamanho das refeições precisam ser 1,5 vezes seu punho! (ou 2, dependendo do tamanho da sua mão)

Esta regra é simplesmente para assegurar que em suas refeições fracionadas de 5 a 7 vezes por dia, você não consuma mais alimentos do que deveria.

Porém, para fazer valer este pilar, uma balança e um aplicativo contador de calorias são sempre bem vindos.

Estas foram as dicas para montar uma Dieta Para Emagrecer. Para ter sucesso você deve atentar-se para todos os pilares que eu lhe apresentei neste post.

Lembre-se de deixar o seu comentário logo abaixo, e compartilhar este artigo com mais pessoas.