Nutrição Funcional – O Que é, Benefícios e Porque Seguir

0
Nutrição Funcional
Nutrição Funcional

Você é aquilo que você come. Embora se trate de uma frase feita, a afirmação explica bem a importância da aplicação da nutrição funcional como segredo para uma vida saudável e com uma alimentação de qualidade.

Entretanto, manter uma rotina saudável, sem a ingestão de alimentos muito condimentados, com excesso de sal, ricos em gordura e açúcares não é fácil. Além de saborosos, eles são práticos e podem ser encontrados em qualquer lugar, o que justifica sua farta presença em nossa mesa.

Para comprovar a importância de um cardápio sem estes compostos, preparamos um material com orientações sobre o que é a nutrição funcional, quais seus benefícios e porque você deve fazer desta sua nova rotina.

O Que é Nutrição Funcional

A nutrição funcional é uma dieta alimentar feita a partir da seleção de alimentos que estimulem o bom funcionamento do organismo e ajudem na perda de peso.

Esta escolha é feita através da resposta a um minucioso questionário elaborado por um nutricionista. O profissional elabora questões, por exemplo, sobre o funcionamento intestinal, ocorrência de queda de cabelo, tensão pré-menstrual, alterações de humor, ansiedade, dentre outros.

As respostas dadas pelos pacientes e os sintomas relatados são relacionados pelo profissional com a carência ou o excesso de alguns nutrientes no organismo. Para reequilibra-los, o nutricionista elabora uma dieta personalizada.

Caso seja necessária, durante a adoção da nutrição funcional, o paciente fará uso de suplementos vitamínicos e probióticos para alcançar este equilíbrio.

Benefícios da Nutrição Funcional

A nutrição funcional tem como principal benefício promover o funcionamento adequado do organismo, graças à inclusão, na dieta diária, de alimentos protetores, como os antioxidantes. Estes itens visam, principalmente, recuperar ou manter as funções vitais.

Outra consequência da adoção deste programa é a prevenção e o tratamento de desordens crônicas complexas, graças à identificação e correção dos fatores que as desencadeiam.

Além disso, a nutrição funcional facilita o emagrecimento, por estimular a ingestão de alimentos saudáveis. Esta dieta reduz ainda as chances de problemas cardíacos, diabetes tipo 2 e a ocorrência de um acidente vascular cerebral.

Melhores Alimentos Funcionais

A nutrição funcional é praticada graças à introdução, no cardápio, de alimentos funcionais, ou seja, alimentos que tem como função manter a saúde e prevenir o surgimento de doenças.

Os alimentos funcionais podem ser naturais ou industrializados (neste caso, são enriquecidos com aditivos como o ômega 3, vitaminas, minerais dietéticos, fibras e carboidratos).

Estes alimentos, quando industrializados, costumam receber ainda a adição de probióticos (compostos que auxiliam o bom funcionamento do intestino) e probióticos (bactérias que melhoram o sistema imunológico e o trânsito intestinal).

Também são incluídos nestes compostos fibras (elevam o bolo fecal e facilitam o trânsito intestinal) e os fitoesteróis (reduzem a absorção de gordura pelo organismo). Dentre os alimentos funcionais naturais existentes, os melhores para a nutrição funcional são:

Arroz integral: ajuda a manter os níveis de insulina estáveis, reduz os picos de fome, a gordura abdominal e os riscos de doença do coração e diminui ainda a possibilidade de que o organismo se torne resistente à diabetes;

Arroz Integral
Arroz Integral

Alho: diminui o muco e pode ser utilizado no tratamento de infecções do trato respiratório, tem ação antibacteriana e antialérgica, reduz a pressão sanguínea e os níveis de colesterol;

Aveia: tem fácil digestão, não desencadeia alergias, favorece o controle do colesterol, da glicemia e da pressão arterial;

Castanhas e nozes: reduzem o estresse do organismo, ajudam no equilíbrio do colesterol e triglicérides e diminuem o risco de doenças cardiovasculares;

Chá verde: tem efeito antioxidante e anti-inflamatório, impede a formação de substâncias carcinogênicas e ajuda no emagrecimento, diminuindo a absorção de gordura.

Porque Recorrer à Nutrição Funcional?

Adotar a nutrição funcional garante mais disposição, saúde e uma melhor qualidade de vida a quem procura um nutricionista para elaboração de um cardápio diário personalizado.

Ao entender exatamente quais as necessidades de seu corpo é possível prevenir a ocorrência de alguns sintomas que se relacionam exatamente àquilo que comemos ou bebemos.

Por exemplo, para pessoas com crises de enxaqueca ou episódios recorrentes de insônia, a solução para estes problemas sai da ingestão de medicamentos e pode ser encontrada apenas com a mudança na alimentação.

Outras, que lutam com o descontrole em seus níveis de glicemia e colesterol, podem encontrar o alívio que procuram ao mudar completamente seu cardápio e deixar de lado os perigosos alimentos processados.

Além disso, o emagrecimento, que pode parecer tão difícil com a adoção de dietas restritivas, se torna um processo natural quando adotamos a nutrição funcional.

Esta sensação se deve, justamente, no foco da dieta, que é no estabelecimento e desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, relegando em segundo ou terceiro planos a contagem de calorias.

Com todas estas vantagens, a nutricional funcional é, de longe, a melhor alternativa para quem busca uma vida longa e livre de agrotóxicos e alimentos prejudiciais à saúde.

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.