Musculação para Idosos – Guia para Iniciantes

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Musculação para Idosos
Musculação para Idosos

Quem disse que musculação é coisa de jovens e tem como único objetivo tornear os músculos e trazer boa forma está muito enganado. Essa prática é uma das mais eficientes para aumentar a qualidade de vida das pessoas na terceira idade e pode amenizar as perdas funcionais que aparecem com a chegada do envelhecimento.

Ao envelhecer, podemos perder a força, massa óssea e muscular. Outros benefícios da musculação para pessoas na terceira idade, é o ganho na agilidade para realizar suas tarefas e a melhoria na flexibilidade do corpo, isso evita lesões e reduz os problemas respiratórios e cardiovasculares.

Com a idade, podemos sofrer com a perda de massa muscular e isso aumenta a gordura corporal. Quando isso acontece, perdemos energia, pois prejudica o metabolismo e armazenamos mais calorias como a gordura. A musculação vem para repor essa massa muscular.

Cuidados que Devem ser Tomados Antes de Iniciar o Treino de Musculação

Antes de qualquer coisa, é necessário uma avaliação médica e depois com um profissional da área para poder dar início a prática. Assim você conhecerá suas limitações e terá uma noção do seu real condicionamento físico.

Solicitar que um profissional capacitado te acompanhe é fundamental para evitar lesões, dores nas costas e no corpo, e assim prevenir qualquer nova complicação na sua saúde em decorrência de possíveis exageros.

Grandes Benefícios da Musculação para Idosos

Os benefícios são enormes para idosos que praticam atividades físicas, principalmente quando se trata de musculação. Separamos algumas melhorias para você entender melhor a importância que essa prática pode trazer na qualidade de vida da pessoa na terceira idade.

  • Aumenta a força, a capacidade motora e a flexibilidade, evitando quedas e quebras de ossos;
  • Melhora a postura a postura do indivíduo que realiza as atividades da musculação;
  • Ajuda na prevenção de osteoporose, doença conhecida por deixar seus ossos frágeis, pois diminui a fabricação de material ósseo. A musculação é capaz de aumentar a densidade óssea;
  • Eleva os níveis de serotonina do corpo, isso ajuda também na prevenção de problemas crônicos, como a diabetes (tipo 2), depressão e pode resolver possíveis distúrbios do sono;
  • Melhora a autoestima e aumenta a confiança. Pois ajuda a conquistar autonomia e independência;
  • Reduz possíveis dores na articulação;
  • Controla o peso, pois acelera o metabolismo.

Cuidados que Devem ser Tomados Antes e Durante a Sessão de Treinos

Apesar de muito boa para à saúde, a musculação não deve ser feita de forma exacerbada. Esse tipo de exercícios não é indicado para pessoas com problemas no coração, pois pode trazer graves consequências, como embolias, doenças infecciosas agudas, miocardite ativa e diversos outros tipos de arritmias.

Hipertrofia para Idosos
Hipertrofia para Idosos

Lembrando que só se deve começar o treino após o aval e a avaliação de um médico. Sempre estar acompanhado de um algum profissional e seguir o treino a risca para não se machucar e não causar futuras complicações.

É primordial fazer aquecimento antes e depois de iniciar a sessão de musculação. Além de sempre se manter hidratado, é importante aguardar pelo menos duas horas após a refeição, para dar início ao treinamento.

Ao perceber inchaço e vermelhidão nas articulações, deve imediatamente parar as atividades e buscar um médico. O mesmo deve acontecer se sentir dores de cabeça, náuseas, tonturas e febres.

Hipertrofia na Melhor Idade

A hipertrofia é o aumento do volume dos músculos. Esta é uma resposta a  diversos estímulos, o mais comum deles é a musculação. As preocupações para um envelhecimento na melhor idade  aumentam cada vez mais. Por isso a hipertrofia foi uma das principais alternativas escolhidas.

Dentre os benefícios estão a perda de peso, fortalecimento e redução da perda de massa muscular, previne lesões, combate doenças, aumenta o bem estar e autoestima. Te leva de encontro a novos hábitos saudáveis necessários para aproveitar a melhor idade.

Posso Levar Isso para o Resto da Vida e Quem Sabe me Dedicar Profissionalmente ao Esporte?

Não podemos deixar de citar que existem esportes competitivos para a terceira idade. O fisiculturismo que tem a musculação como base é um deles. Mas não podemos deixar de ressaltar que o preparo físico para se tornar um atleta requer tempo, dedicação e ajuda profissional.

Não podemos confundir o esporte competitivo com a prática de musculação funcional. Deve seguir as suas necessidades físicas e buscar um planejamento correto para os seus objetivos pessoais.

Não deixe de fazer exercícios e iniciar treinos por vergonha ou medo. Busque um lugar acolhedor e um profissional atento às suas necessidades para de trazer segurança e conforto na hora de realizar as atividades. Você merece uma vida saudável.

No mais, a musculação é um dos esportes mais indicados e seguros para idosos, pois não provoca grandes impactos que causam danos nas articulações (como a corrida e pular cordas, por exemplo) e também por melhorar as taxas metabólicas. E então, ainda acha que musculação é só para os jovens e para ter ganhos estéticos?

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