Mulheres que Fazem Fisiculturismo – Saiba Mais sobre

0
Fisiculturismo para Mulheres

Há um tempo atrás, o fisiculturismo era mais procurado por homens, mas hoje já existem mulheres que fazem fisiculturismo, e não são poucas.

O fisiculturismo para as mulheres está cada vez crescendo mais e hoje já temos atletas de alto padrão, como a Iris Kyle, considerada uma lenda no fisiculturismo e que pesa 72,5kg com 1,70m de altura.

Competições para Mulheres que Fazem Fisiculturismo

Assim como no caso dos homens, também existem competições para mulheres fisiculturistas. A IFBB – Brasil (International Federation of Bodybuilding and Fitness – Federação Internacional de Bodybuilding e Fitness) tem 5 modalidades para competição de fisiculturismo feminino e são elas:

  • Bikini Fitness: são mulheres que são malhadas, mas que ainda são magras e conservam mais o formato feminino. Nesse quesito, além do corpo, o julgamento também envolve beleza facial, cabelo e a cor do biquíni em harmonia com a maquiagem;
  • Welness Fitness: aqui as mulheres devem mostrar que malham mesmo, mas que ainda tem curvas femininas. São mulheres que possuem coxas e glúteos mais volumosos que os membros superiores, mas ainda não é preciso ter uma separação e definição entre os grupos musculares;
  • Bodyfitness: nessa categoria, o padrão de definição é um pouco acima das categorias anteriores, mas a mulher ainda pode mostrar as formas femininas. Além disso, aqui também são julgados outros aspectos, como o cabelo, a beleza facial e o estilo individual de apresentação;
  • Fitness coreográfico: essa categoria é parecida com a anterior, mas aqui a mulher a capacidade atlética também é avaliada dentro de uma rotina fitness, que será apresentada na forma de uma coreografia. O equilíbrio, autoconfiança e a coordenação dos movimentos também serão avaliados no decorrer da apresentação;
  • Women Physique: essa categoria é para aquelas mulheres que querem elevar o seu nível de massa muscular e condicionamento ao máximo, mas também deve ser respeitada a anatomia da mulher.

Antigamente existia ainda uma outra categoria, que era a Fisiculturismo Feminino, mas alguns elementos que eram julgados nessa categoria não são mais julgados nas categorias atuais, como o tipo de musculosidade, a vascularização, a definição e a desidratação muscular.

Como Praticar o Fisiculturismo Feminino

Assim como no caso dos homens só existe uma palavra para que você seja uma mulher fisiculturista: foco. Mas é claro que outros fatores ajudam, primeiro é importante que você esteja em uma boa academia e com um bom professor ou até mesmo um personal trainer.

Um bom profissional vai passar um treino de acordo com o seu objetivo, sua fisiologia e o seu estado atual, uma vez que o mesmo treino pode não servir para duas pessoas.

Mulheres que fazem Fisiculturismo
Mulheres que fazem Fisiculturismo

A alimentação também deve ser adequada para o resultado que você deseja obter, por isso além de um profissional de educação física, você também deve procurar um nutricionista, caso deseja traçar esse caminho. E melhor ainda se esse profissional for especialista em bodybuilding.

É preciso lembrar que o seu objetivo final não precisa ser necessariamente uma competição, você pode ser fisiculturista por você mesma e aí a sua rotina de treinos e a sua dieta podem ser um pouco diferenciadas, mas sem fugir muito do padrão.

Seja para ser competidora ou não, a disciplina é algo que não pode faltar. Lembre-se também que o descanso é tão importante quanto o treino, ou você vai jogar todo o trabalho fora.

Conclusão

Cada vez mais cresce o número de mulheres que fazem fisiculturismo e cada vez mais elas vão ganhando espaço nas competições, com novas categorias e aprimoramento das categorias com o objetivo de ficarem cada vez mais voltadas para as mulheres, como com a exclusão de algumas categorias, como o tipo de musculosidade.

Para ser uma mulher fisiculturista o esforço é o mesmo do homem, pois a capacidade dos homens e das mulheres de ganharem músculos é basicamente a mesma, tirando algumas diferenças, como por exemplo o fato da mulher conseguir pernas mais musculosas enquanto que os homens conseguem com mais facilidade braços mais musculosos.

Infelizmente, as competições ainda não são rentáveis para as mulheres, a maior parte dos prêmios ainda são compostos por brindes e não por dinheiro. Mas isso também é algo que vem mudando e que vai mudar muito daqui para a frente.

Gostou das informações em nosso artigo? Então comente ai e nos diga o que achou.