Os Mitos e Verdades da Perda de Gordura no Corpo Feminino

0
Mitos e verdades para mulheres perder peso
Mitos e verdades para mulheres perder peso

Desde pequenas, as mulheres são incentivadas a buscar o corpo perfeito. A luta pela perda de gordura começa cedo, em alguns casos antes da adolescência, e leva muitas vezes ao desenvolvimento de distúrbios alimentares.

Em alguns casos, a obsessão por um corpo magro e com baixos percentuais de gordura tem consequências perigosas, pois muitas mulheres se arriscam em dietas altamente restritivas ou em exercícios exaustivos, colocando sua saúde em risco.

No entanto, apesar da cultura do emagrecimento ser muito forte no sexo feminino, a perda de gordura para elas está tão cerca de mitos quanto para eles.

Para elucidar o que há de verdade e o que não passa de lendas nesta questão, elaboramos um texto com algumas das principais histórias contadas sobre a evolução do processo de perda de peso feminino.

Mitos e Verdades do Emagrecimento no Corpo Feminino

Encontrar o caminho do sucesso para a perda de gordura no corpo feminino sem sofrimento, em pouco tempo e com resultados duradouros é o sonho de todas as mulheres que iniciam uma dieta ou se matriculam em uma academia.

Algumas até iniciam programas recomendados por médicos ou por seu personal trainner, mas são traídas pela ansiedade ou pelos muitos mitos que rondam a queima de calorias feminina.

Homens Perdem Gordura mais Facilmente do que Mulheres

Um dos mitos mais comuns entre mulheres que praticam exercícios de forte impacto, como a musculação, é sobre a dificuldade que elas têm em relação a eles quando se trata de perda de gordura.

Embora os homens percam gordura mais rapidamente do que as mulheres, por sua constituição física, quando elas se tornam adeptas de uma dieta de dieta de baixa caloria, tanto homens quanto mulheres costumam ter a mesma perda de gordura em longo prazo.

Exercício bom é aquele que te deixa exausta

Uma crença perigosa que pode e deve ser combatida é a de que, para que um exercício de perda de gordura seja eficaz, precisa deixá-la absolutamente cansada.

Embora eliminar gorduras do organismo exija uma intensidade maior, o exercício nunca deve chegar à exaustão.

Se atingir este estágio o resultado poderá ser exatamente o contrário. Ao atingirmos o estado de completo cansaço, o corpo passa a liberar cortisol, o hormônio do estresse.

Essa substância desacelera o metabolismo, deixando não apenas seu corpo mais lento como concentrando gordura, interrompendo o processo de emagrecimento.

O Aeróbico é a chave para a Perda de Gordura

Embora algumas mulheres acreditem que, para garantir uma expressiva perda de gordura é preciso passar horas correndo em uma esteira ou pedalando em uma bicicleta ergométrica, os exercícios aeróbicos tem pouca eficácia nesta função.

Na realidade, para garantir uma boa perda de peso é preciso combinar dieta e treinos com pesos. Esta união tende a ser mais eficaz, em muitos casos, que apenas a prática de aeróbicos.

Treinos Pesados e Boa Alimentação
Treinos pesados e boa alimentação

Mulheres devem fazer sequências leves em Treinos de Musculação

Mito. Por não possuir os mesmos níveis de testosterona que os homens, mulheres que praticam séries pesadas de treinos de musculação não correm o risco de ficar muito musculosas.

O que diferencia o treino masculino e feminino são os músculos priorizados e a dieta adotada pelos dois sexos ao iniciar sua rotina de treinamentos.

O treino pesado, aliás, tende a ter apenas efeitos benéficos, pois ele acelera a perda de gordura, diminui a flacidez da pele e aumenta a massa muscular para correção da assimetria.

Ou seja, sem o uso de substâncias proibidas, a única consequência de um treino mais pesado será o aumento da massa magra e a diminuição da concentração de gordura corporal, deixando assim o corpo das mulheres ainda mais definido.

Mulheres não podem tomar Suplementos feitos para Homens

Mito. Ao contrário de anabolizantes, que tendem a masculinizar o corpo feminino, os suplementos, mesmo aqueles desenvolvidos originalmente para homens, não trarão estes efeitos para elas.

O suplemento tem como função principal tornar mais fácil a execução de treinos mais intensos, dando a energia e a disposição necessárias para aumentar a perda de gordura.

Entretanto é importante que, assim como homens, as mulheres que utilizarem suplementos façam uso destes produtos em conjunto com uma alimentação saudável.

Treino focado em uma região levará à Perda de Gordura Localizada

Mito. Embora favoreça a perda de gordura, o treino localizado não é o único responsável pela diminuição destas concentrações em uma determinada parte do corpo, ao contrário.

Essa queima é fruto do resultado combinado de outros exercícios que, ao exercitar diversos músculos de seu corpo, contribui para a queima de gordura localizada naquele ponto.

Embora seja cercada de mitos, a perda de gordura em mulheres não guarda muita diferença da que acontece nos homens.

Assim como no caso deles, é obtida com esforço, aliando uma rotina rígida de exercícios e o consumo dos alimentos certos, que lhe fornecerão a energia necessária para alcançar seu objetivo de ter um corpo em forma.

Compartilhe com suas amigas para elas saberem sobre os mitos também!