Os Mitos e Verdades da Perda de Gordura no Corpo Masculino

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Queimar gordura
Queimar gordura

Embora não compartilhem da mesma obsessão que muitas mulheres têm com o corpo, alguns homens se preocupam com a perda de gordura e a conquista de um corpo mais saudável.

No entanto, a relação entre emagrecimento e acúmulo de tecido adiposo neles ainda é cercada de mitos, o que leva muitos a adotar hábitos errados e até mesmo perigosos.

Para ajudar a desvendar o que é fantasia e realidade na perda de gordura no corpo masculino, elaboramos um texto com algumas das principais teorias e como é possível conquistar um corpo mais esguio e definido.

Mitos e Verdades sobre o Emagrecimento Masculino

Desde muito cedo, os homens foram ensinados a não se preocupar tanto com a perda de gordura afinal, para alguns, uma barriguinha de cerveja é algo para se orgulhar.

Por esta cultura, alguns inclusive alcançam níveis perigosos de obesidade antes mesmo de alcançar a idade adulta, elevando o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol ou pressão altos.

Entretanto, com estudos apontando a relação entre o acúmulo de tecido adiposo na região abdominal e o risco de doenças cardiovasculares, muitos homens passaram a buscar alternativas para perder peso, alguns sem sucesso.

A causa do fracasso, além da indisciplina, é fruto dos diversos mitos que rondam o processo de emagrecimento masculino, como veremos a seguir.

Homens Perdem Peso Apenas Fazendo Exercícios

Alguns homens acreditam que, para conquistar a perda de gordura basta apenas realizar alguns exercícios durante um determinado período do dia. Este é mais um dos mitos que rondam o emagrecimento masculino.

Alimentação e atividades físicas
Alimentação e atividades físicas

Embora o exercício físico consuma uma boa quantidade de calorias, sua queima acontecerá em um período muito mais longo se você combinar exercícios e dieta adequada.

Quanto Menos Gordura ou Carboidrato, mais Saudável é o Alimento

Mito em partes. Embora consumir alimentos com baixos índices de gordura ou carboidratos seja importante para garantir a perda de gordura, abrir mão completamente destes dois grupos alimentares pode trazer riscos à saúde.

Carboidratos, por exemplo, são fundamentais para fornecer a energia que o corpo necessita para realizar todos os processos essenciais para seu funcionamento.

Já alimentos ricos em gordura insaturada podem contribuir para a redução dos níveis de colesterol no sangue.

Se quiser Emagrecer, precisa Eliminar o álcool

Verdade em partes. Embora o consumo excessivo de bebidas alcóolicas pode trazer ganho de peso, consumir certos tipos moderadamente, como o vinho, torna sua alimentação ainda mais saudável.

No entanto, antes de sair tomando drinques, procure consultar as calorias do que vai beber, e compará-las com as dos alimentos que irá consumir em suas refeições.

Caso o resultado seja algo muito calórico, considere retirar a bebida ou reduzir a quantidade de alimentos ingerida, para não prejudicar a perda de gordura.

Para fazer Dieta você precisa parar de comer carne vermelha

Mito. Embora alguns cortes realmente possuam muita gordura, como a picanha, por exemplo, existem tipos de carnes magras que oferecem benefícios como proteínas, ferro, zinco e vitaminas.

Todo homem Emagrece da mesma forma

Mito. Embora os homens sejam beneficiados pela perda de gordura em nível mais rápido do que as mulheres, seu processo de emagrecimento não é algo predefinido.

A velocidade com que cada um perde peso depende de alguns fatores, como o funcionamento de seu metabolismo, sua idade, seus hábitos alimentares, sua rotina de trabalho e se pratica exercícios ou não.

Como Emagrecer com Saúde?

A decisão de iniciar um programa para perda de gordura não precisa ser arriscado ou solitário.

Para perder peso e conservar a saúde é preciso, antes de tudo, consultar um nutricionista.

Somente este profissional, após uma avaliação física completa, poderá definir qual o melhor cardápio se adequa a seu biótipo e sua rotina diária.

Além disso, procure combinar dieta e exercícios físicos. A prática contínua de atividade física contribui para a perda de gordura mais rapidamente, garantindo que seu emagrecimento seja um processo contínuo.

E, principalmente, não desista. Alguns homens, assim como algumas mulheres, possuem o metabolismo mais rápido que outros, conquistando o corpo desejado em menos tempo.

Se preferir, converse com seu médico sobre o uso de suplementos que acelerem seu metabolismo ou consuma alimentos que tornem seu consumo energético mais intenso.

Alguns deles, como a pimenta ou o gengibre, podem acelerar a perda de peso, ao aumentar a temperatura do corpo, levando o organismo a consumir mais energia para equilibrá-la.

E, sempre que possível, descanse seu corpo e procure realizar atividades relaxantes. Passar noites em claro pode levar ao aumento de peso, enquanto o estresse, além de prejudicar sua saúde, diminui seu metabolismo.

O cortisol, hormônio liberado quando estamos estressados, tende a favorecer o acúmulo de gordura, desacelerando o corpo.

Resumindo, levar uma vida saudável, com alimentação regrada, prática frequente de exercícios e uma rotina mais tranquila pode favorecer a perda de gordura nos homens.

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