Mitos e verdades da dieta fitness

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Hoje nós vamos DESMISTIFICAR!

Essa é a palavra de hoje. O que eu vou lhe mostrar neste post pode te deixar de queixo caído, mas confie em mim.

Tudo isso é o resultado de uma pesquisa muito aprofundada, e tem como base o conhecimento de vários experts em Dietas, Musculação e Fitness do Brasil.

Então vamos lá! Prepare-se que a partir de agora você eu quero lhe mostrar alguns mitos e algumas verdades sobre Dieta Fitness.

Eu devo eliminar os Carboidratos da minha dieta, caso meu objetivo seja definição muscular!

MITO!

Vamos começar já com um assunto super polêmico.

Os Carboidratos não fazem com que você aumente o seu peso, mas sim a quantidade que você ingere deste nutriente.

O ser humano consegue retirar 100% do consumo de açúcar, mas é impossível eliminar os carboidratos da Dieta.

Carboidrato é a fonte de energia primária do nosso corpo, ingerir menos que o recomendável fará com que você fique fraco e não consiga executar os treinos com a devida intensidade.

Para definir a musculatura eu devo reduzir a quantidade de calorias ingeridas diariamente!

MITO! Mas calma, deixe-me explicar melhor!

De fato, definição consiste em aumentar a massa muscular, e reduzir o percentual de gordura corporal, porém, isso deve ser feito de forma moderada.

Seguindo o mesmo princípio do item anterior, você não vai conquistar uma definição e densidade muscular se não fornecer aos seus músculos a quantidade de nutrientes essenciais para este fim.

Algumas pessoas que já treinam há algum tempo entram em dietas extremamente restritas para conseguir um percentual de gordura determinado. E por já possuírem uma musculatura bem trabalhada, conseguem perder algumas gramas de gordura, e “aparentemente” manter a massa magra.

O que eles não percebem é que, fazendo estas dietas super restritas, além de perderem as “gramas” de gordura, estão perdendo gramas de massa magra também.

E eu afirmo uma coisa com toda certeza: “É muito melhor ganhar 1kg de gordura, que perder 0,5Kg de massa magra”.

Então cuidado ao montar sua dieta para definição muscular! Você deve sim ter um consumo calórico um pouco menor, porém na medida certa para seus músculos não sofrerem.

A única fonte de proteína confiável é o Frango! Comer carne vermelha faz mal à saúde!

MITO! Essa é a pior…

Steaks on grill

De fato, o frango é uma das melhores fontes de proteína que existe, mas não vamos falar do frango agora.

A carne de boi, assim como o frango é uma excelente fonte de proteína. É claro que ela possui mais gordura e colesterol que o frango. Porém, consumi-la na quantidade correta só lhe trará benefícios.

Além da alta concentração de proteínas, a carne vermelha é rica em ferro e zinco.

Para manter o metabolismo sempre ativo é essencial comer de 5 a 6 refeições por dia, com intervalos de aproximadamente 3 horas entre as refeições.

VERDADE!

Isso não uma regra exata, algumas pessoas fazem 07 ou mais refeições por dia, com intervalos de 2 ou 3 horas entre elas.

O que deve ser observado aqui é que, para manter o metabolismo sempre ativo, queimando gordura, e construindo músculos, é necessário que você se alimente bem com os alimentos ideais e de forma fracionada.

Por exemplo: suponhamos que sua meta diária de Proteínas seja 300 gramas. Você não pode consumi-las em duas refeições!

Essa quantidade de nutrientes deverá ser consumida aos poucos, ao longo do dia, de modo que seu corpo absorva e utilize cada grama de forma otimizada.

Comer durante a noite faz você engordar

MITO!

De fato, durante a noite o metabolismo começa a desacelerar, no entanto, não se alimentar corretamente durante período da noite pode prejudicar o bom funcionamento do organismo.

Muitos dos processos de recuperação muscular ocorrem durante o período em que estamos em sono profundo.

Durante a noite são liberados os hormônios necessários à formação das fibras musculares que foram “quebradas durante o treino.

O recomendado é que você se alimente bem de forma a garantir os nutrientes necessários durante o período em que você estará dormindo. Uma vez que você ficara mais de 6 horas em jejum.

Alguns chás como Hibisco e Chá verde, aliados a um bom treino e dieta auxiliam na queima de gordura! 

VERDADE!

Existem muitas opiniões sobre esta questão dos chás. Alguns debates acalorados contra, outros a favor. Mas a verdade é que os Chás têm sim a sua contribuição quando o assunto é ter um corpo trincado.

Não da forma que alguns sites por aí pregam! Coisas do tipo: “Elimine 5 Kg em 15 dias tomando chá de hibisco, sem fazer dieta”.

ISSO NÃO EXISTE

Os chás, especialmente o Hibisco e o Chá verde aliados à dieta balanceada e ao treino, contribuem muito positivamente para obter um corpo sarado.

O Hibisco possui substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, que reagem no corpo eliminando as toxinas que impedem a queima de gordura.

Consequentemente seu corpo reage melhor à absorção dos nutrientes ingeridos na sua alimentação.

O Chá verde tem uma ação diferenciada do Hibisco.

Basicamente ele é um poderoso termogênico, que age no corpo acelerando o metabolismo e potencializando a queima de gordura.

Além disso, é cientificamente comprovado que o Chá verde tem propriedades que estimulam a flora intestinal, e combatem o colesterol ruim.

Existem ainda pesquisas em andamento que pretendem provar a eficácia do Chá verde em prevenção de doenças cerebrais como Mal de Alzheimer e alguns tipos de distúrbios mentais.

Acredito que depois dessas dicas você vai correndo ao supermercado comprar alguns saches de chá verde ou Hibisco… (risos)

Estes foram nossos pontos de desmistificação e revelação de mitos e verdades da Dieta Fitness .

Obviamente existem muitos outros pontos controversos, porém estes que eu trouxe são os que aparecem com maior frequência.

Por hoje é isso! Espero que você tenha gostado do artigo. Fique de olho nas atualizações do Blog, pois em breve eu retorno com mais dicas sobre este nosso mundo Fitness, Musculação e Dieta.

Confira também Dieta e fitness: tudo o que você precisa saber hoje sobre comida e exercícios

Ah! E lembre-se de deixar o seu comentário no final do artigo, e compartilhar com aquele seu amigo ou amiga que não conhece todas essas verdades e mitos sobre Dieta Fitness.

Abração, até breve!