Mesoterapia para Gordura Localizada – Entenda seus segredos

0
Mesoterapia
Mesoterapia

Tratamentos estéticos para acabar com a gordura localizada têm surgido com cada vez mais frequência nos dias de hoje, e é ótimo contar com diversas opções e com as últimas inovações tecnológicas para conseguir acabar com as gordurinhas, celulites e estrias.

Porém, todos esses tratamentos e procedimentos estéticos podem ser específicos para determinado caso, onde muitos são mais efetivos para o tratamento das celulites, outros das estrias, outros funcionam de maneira a queimar gordura localizada e reduzir medidas, etc. O tratamento mais efetivo para o seu caso dependerá justamente do seu corpo e da situação da sua pele ou do local onde você deseja eliminar gordura localizada, por exemplo.

Entre esses tratamentos estéticos disponíveis, a mesoterapia é uma das melhores alternativas em relação a queima de gordura localizada, assim como em relação a celulites e estrias.

O que é e para que serve a Mesoterapia?

De maneira resumida, podemos dizer que a mesoterapia (ou intradermoterapia) é um tratamento voltado para a estética e baseado na aplicação de medicamentos e substâncias combinadas na pele e nos músculos. Os medicamentos selecionados para esse tratamento podem variar de caso a caso e serão escolhidos conforme o objetivo final da paciente, ocorrendo diferentes variações para tratamentos de celulites, estrias, ou gordura localizada.

A mesoterapia funciona da seguinte maneira:

Para o tratamento de estrias: As estrias são muito conhecidas principalmente das mulheres, mas podem aparecer também nos homens. Essas marcas surgem principalmente por causa de mudanças corporais como o efeito sanfona ou o próprio crescimento, onde fibras elásticas do nosso corpo se rompem e causam seu aparecimento.

Para o tratamento das estrias a mesoterapia é um dos procedimentos mais indicados uma vez que consegue tratar até mesmo as estrias brancas (mais antigas e de difícil remoção) além das estrias avermelhadas e normalmente mais recentes e finas.

Quando o caso de aparecimento de estrias é recente e o tratamento é voltado para as estrias avermelhadas, logo nas primeiras sessões já é possível sentir os resultados de melhora na pele. Para os casos de estrias brancas, o tratamento pode levar mais algumas sessões, mas é um dos únicos que realmente consegue melhorar o aspecto da pele nesses casos, tornando-a mais uniforme. Para o caso do tratamento de estrias normalmente a mesoterapia utiliza o ácido hialuronico, o ácido asiaticosídeo e o buflomedil como medicamentos combinados.

Celulites: As celulites talvez sejam o maior incomodo de grande parte da população e é realmente difícil achar alguma pessoa que não tenha nenhuma celulite em seu corpo. O grande problema é que em grandes quantidades, as celulites podem acabar com a autoestima de muitas pessoas, deixando partes do corpo como a barriga, bumbum e pernas com um aspecto desagradável.

A mesoterapia trabalha aplicando a substância L-carnitina diretamente na região a ser tratada e consegue reduzir e combater o aparecimento desses furinhos tão desagradáveis. A L-carnitina é bastante conhecida como uma substância utilizada como suplemento, e na mesoterapia ela consegue ter um efeito muito positivo em relação a melhora no aspecto da pele.

Gordura localizada: Quanto a gordura localizada a mesoterapia também funciona de maneira muito efetiva, realmente queimando a gordura. Nesses casos, é aplicado o medicamento compatível diretamente nas células de gordura que serão dissolvidas e encaminhadas para o fígado, que irá reabsorvê-las, acelerando o metabolismo, até que finalmente essa gordura será eliminada através das fezes, da urina, ou até mesmo pelo suor, além de poder ser utilizada como fonte de energia para o corpo.

Medicamentos Utilizados

Como dito anteriormente, a mesoterapia pode utilizar diversos medicamentos e substâncias que serão escolhidas de acordo com as condições da pele do paciente, assim como em relação aos seus objetivos (eliminar celulite, estrias ou gordura localizada). Dessa forma, existem infinitas combinações de medicamentos utilizados na mesoterapia, havendo ainda o cuidado de selecionar medicamentos livres de consequências negativas ou possíveis complicações.

Os medicamentos e substancias normalmente mais utilizados nas aplicações da massoterapia são a cafeína, os derivados de alcachofra, os derivados de girassol, a hialuronidase, o tiratricol e a xantina.

Para deixar mais claro o procedimento é preciso dizer que a aplicação desses medicamentos ocorre através de agulhas de tamanhos que variam entre 1 e 2 milímetros de diâmetro, onde a profundidade da aplicação fica entre os 3 e 8 milímetros, seja na pele ou nos músculos.

No caso específico da aplicação dos medicamentos nos músculos, é necessário ainda que sejam aplicadas substancias relaxantes, anestésicas ou anti-inflamatórias, evitando dores após a sessão.

Quanto a dosagem de cada medicamento, ela também será decidida pelo médico, podendo variar de caso a caso, e todos os detalhes em relação a aplicação e ao procedimento da mesoterapia devem ser discutidos e feitos sempre por um profissional qualificado, onde estão aptos para tal apenas dermatologistas, cirurgiões plásticos ou fisioterapeutas.

A duração de cada sessão é de normalmente meia hora, e a média de sessões a serem feitas para que os resultados sejam mais expressivos é de cinco a dez sessões, normalmente uma por semana.

Para que serve a mesoterapia
Para que serve a mesoterapia

Como funciona o procedimento da Mesoterapia?

Para esclarecer melhor o que ocorre quando você decide por fazer a mesoterapia, o planejamento básico para a realização desse procedimento é:

Inicialmente o profissional irá limpar e desinfetar a área do seu corpo que receberá o tratamento. Ao iniciar o tratamento, ele poderá ser feito de maneira manual (utilizando seringas em micro-infiltrações), ou de maneira automática (utilizando uma pistola elétrica para tratar infiltrações maiores.

Após a aplicação dos medicamentos na pele, o profissional irá realizar uma massagem para a drenagem linfática e assim se termina a sessão, sendo recomentado beber bastante água logo após cada uma delas.

Cuidados

Alguns cuidados são necessários antes e depois da mesoterapia, confira:

Cuidados pré-procedimento: Antes da mesoterapia é importante que a pele esteja limpa, onde a paciente deve evitar o uso de cremes, hidratantes ou géis. Utilizar medicamentos ou outras substâncias que tenham efeito sobre o sangue também deve ser evitado, como o consumo da aspirina por exemplo. A sauna também está proibida no dia da aplicação ou no dia anterior a ela, e em casos de maiores dúvidas, pergunte diretamente ao profissional que fará as aplicações antes mesmo de iniciar o tratamento.

Cuidados Pós-procedimento: Após a sessão de mesoterapia é importante escolher roupas leves e sempre limpas, evitando infecções. A pele fica bastante sensível e por isso é indicado evitar o contato direto com demais superfícies. Os cremes hidratantes ficam proibidos por ao menos dois dias, assim como cremes ou sabonetes esfoliantes. Na hora de tomar banho, utilize apenas água e não utilize buchas. Use muito protetor solar, principalmente se for ficar exposta ao sol.

Contraindicações da Mesoterapia

A mesoterapia não é possível em casos de doenças de pele na região a ser tratada, doenças autoimunes, alergia aos medicamentos à serem aplicados, e a gestantes ou mulheres em fase de amamentação.

Se gostou, já sabe. Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.