As melhores Proteínas Vegetais e Minerais para sua Dieta

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Proteínas Vegetais e Minerais

Em uma dieta de emagrecimento ou definição muscular, além do treino focado, a alimentação e uma dieta fitness são essenciais. Neste artigo, vamos falar sobre as melhores proteínas vegetais e minerais para a sua dieta. Confira!

Não sei se você já reparou, mas as dietas proteicas estão muito em alta, principalmente porque elas de fato funcionam. Mas e quem não gosta muito de comer carne, por exemplo, como fazer?

As proteínas de origem animal são uma das mais concentradas e populares, até mesmo pela facilidade de se encontrar no dia a dia, e também pelo costume da maioria dos brasileiros em comer carne. Por isso, quando o assunto é as melhores proteínas vegetais e minerais para a sua dieta, a carne geralmente vem em primeira opção.

Inclusive, uma das dietas mais famosas do momento, a Dieta Dukan, tem como base o consumo de carne em boa parte das refeições.

Mas afinal, o que são proteínas?

As proteínas são moléculas orgânicas importantes nas células e representam 50% ou mais de seu peso seco. Geralmente são encontradas em todas as partes de todas as células, sendo que existem muitas espécies diferentes de proteínas, as de origem animal e vegetal.

Uma das principais funções das proteínas é defender o nosso corpo de agentes agressores, aumentando assim nossos anticorpos.

Por que uma dieta à base de proteína ajuda a emagrecer?

A dieta Dukan, por exemplo, ajuda a emagrecer porque incentiva o cardápio focado no consumo de proteínas, sendo que os carboidratos são praticamente eliminados.

As proteínas ajudam a emagrecer porque são ricas em vitaminas e auxiliam o organismo na saciedade, evitando assim os picos de fome. Ao contrário dos carboidratos, principalmente os simples, como arroz, macarrão e pão branco que tem alto índice glicêmico, favorecendo assim o acúmulo de gordura.

Sendo assim, quem quer emagrecer precisa seguir um programa mais fitness, com foco em uma dieta lowcarb, investir em alimentos ricos em proteína, e cortar ou diminuir os carboidratos.

Proteína vegetal

Como as proteínas de origem animal geralmente também apresentam bastante gordura, uma dieta à base de proteína vegetal pode auxiliar na diminuição do colesterol, além de reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e o aparecimento de algum tipo de câncer.

Proteínas Vegetais

Proteínas e ganho de massa magra

Você nunca reparou na alimentação dos atletas fitness? Eles basicamente comem carne, ovo, frango e batata doce. Além de brócolis, que é uma excelente proteína vegetal.

Isso ocorre, porque quem deseja ganhar massa muscular precisa seguir uma dieta rica em proteínas. Mas é importante lembrar que o melhor caminho para equilibrar corpo e mente é investir em uma dieta equilibrada, que tenha toda a cadeia alimentar.

A proteína é necessária para formação e manutenção dos órgãos, tecidos e células do nosso organismo, e elas não ajudam apenas a emagrecer, como também a fortalecer a massa muscular.

Uma dieta detox, rica em proteínas também pode ser uma excelente alternativa para o emagrecimento. Converse com a sua nutricionista para que ela possa te orientar com um cardápio fitness para emagrecer e para ganhar massa.

Confira alguns alimentos de origem animal que são bons para a saúde muscular:

  • Ovo;
  • Leite;
  • Carne;
  • Queijo.

Se você não é vegetariano, pode investir em uma dieta rica em proteína animal, combinando sempre com saladas, suco verde, frutas e verduras. Não se esqueça de beber bastante água para ajudar os rins a não ficarem sobrecarregados com o excesso de proteínas.

É importante ressaltar que as as proteínas são macromoléculas essenciais ao corpo humano e desempenham inúmeras funções como catalisação de reações metabólicas. Por isso elas são tão famosas nas academias de musculação.

Os sais minerais também são essenciais para quem deseja emagrecer com saúde, sendo que eles auxiliam na estrutura do corpo humano, fortalecendo o organismo e os ossos.

Os principais minerais para o bom funcionamento do organismo são:

  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Sódio;
  • Cloro;
  • Potássio;
  • Magnésio;
  • Ferro;
  • Iodo;
  • Flúor.

Para quem não gosta de comer carne, uma alternativa é investir nas proteínas vegetais. Uma coisa que é precisa ficar clara é que a combinação de todos os nutrientes é essencial para o corpo, inclusive os carboidratos, que sempre são vistos como inimigos.

O problema maior está sempre no excesso, uma vez que muito carboidrato pode fazer o corpo engordar e reter líquidos.

Confira agora as melhores proteínas vegetais

  • Chia: semente rica em inúmeros nutrientes, tem proteína, cálcio, ferro, e vitaminas do complexo B. Você pode misturá-la no iogurte;
  • Quinoa: elas tem o gostinho bastante parecido com gergelim, e ficam ótimas em saladas e até na preparação de um hamburguinho de carne com grão de bico. A quinoa tem 14,12g de proteína;
  • Grão de bico: além de delicioso é um dos alimentos mais democráticos, porque você pode comer como salada, patê e até misturar em outros pratos mais especiais. O grão de bico tem aproximadamente 8,86g de proteínas, e é uma excelente opção para que não gosta de comer carne;
  • Gergelim: eles são deliciosos, combinam nos pães e a semente tem aproximadamente 17,73g de proteínas;
  • Feijão: todo mundo ama feijão, não é mesmo? Além de ser uma importante proteína vegetal, o feijão é rico em ferro. Mas em média, a leguminosa tem cerca de 8g quando cozida;
  • Nozes: elas têm aproximadamente 21,15g de proteínas e uma boa pedida é fazer um mix com as principais: caju, amêndoa e pistache. Dessa forma você consegue obter de cada um deles o melhor que têm para oferecer.

Agora que você conhece as melhores proteínas vegetais e minerais para sua dieta, comece um plano alimentar, faça atividades físicas e mude de vida agora mesmo. Você vai ver quanto a sua saúde irá mudar para melhor!