Como Ganhar Massa Muscular – Mitos e Verdades sobre Suplementos Alimentares!

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Como Ganhar Massa Muscular

Ganhar massa muscular é o desejo de 99,9% das pessoas que colocam  o pé na academia,  quem também treina em casa, na rua, nos parques tem esse objetivo dentro da lista de metas com a vida saudável. O combo: suplementação, alimentação saudável e treino regrado, funcionam muito bem!

Porem os suplementos alimentares podem causar inúmeras duvidas para quem deseja ganhar massa muscular. Por isso, no texto de hoje iremos desvendar os mitos e verdades dos suplementos alimentares no ganho da massa muscular. Confira!

Whey Protein engorda?

Se utilizado de maneira adequada não engorda. O Whey Protein é um alimento, um leite super filtrado (proteína do soro do leite). Quando inserido em um plano alimentar individualizado poderá, inclusive, contribuir para o emagrecimento. Entretanto, no caso do consumo indiscriminado, sem a orientação adequada pode ser prejudicial à saúde até o acumulo de gordura corporal.
Os Alimentos ricos em proteínas são mais termogênicos (consomem mais energia), pois o organismo tem 30% mais dificuldade para digeri-los em comparação com a digestão de carboidratos e gorduras. Por isso, uma dieta rica em proteínas aumenta o metabolismo e auxilia na perda de gordura.

O Whey Protein possui peptídeos bioativos do soro do leite que conferem às proteínas diferentes propriedades funcionais. Além disso, o alto teor de cálcio favorece a redução da gordura corporal por mecanismo associado ao hormônio 1,25 (OH)2D. Também pode contribuir no controle da pressão sanguínea e como agente redutor do risco cardíaco. Ajuda a reduzir a fome, uma vez que influenciará níveis de grelina,um hormônio que informa ao seu cérebro que você está com fome.

Outra função importante da proteína é manter estáveis os níveis de açúcar no sangue. Isto significa que se você está com baixos níveis de açúcar (hipoglicemia),seus níveis de glicose perderão a estabilidade, encorajando você a uma solução rápida como comer doces. Ao fazê-lo, sem a presença de proteína, que podem ser oriundas da ingestão de whey protein, o nível de açúcar no sangue subirá imediatamente. Mas, por causa da ausência da proteína, o efeito não será duradouro, causando declínios e picos durante todo o dia.

Creatina

Suplementos são como placebo?

Não. Atualmente existem diversos estudos científicos, além da própria experiência obtida em consultórios com a avaliação de pacientes e exames, que comprovam a eficiência dos suplementos alimentares como meios para suprir deficiências nutricionais comuns na população em geral. Os suplementos alimentares são, em geral, produtos constituídos por alta concentração de substâncias, destinadas a um fim específico. . A partir de sua composição, podem apresentar efeitos nutricionais, metabólicos e/ou fisiológicos que se destinam a complementar a alimentação normal em casos em que a ingestão desses componentes seja insuficiente, portanto, é importante que o consumo seja orientado, de forma individualizada, por um nutricionista.

Uma boa Alimentação dispensa Suplementos?

Sim, com uma boa alimentação, aliada a hábitos saudáveis, é possível dispensar os suplementos. – Uma dieta balanceada e saudável pode ser resumida em três princípios: Variedade, Moderação, Equilíbrio.

Entretanto, é fundamental conhecer o paciente e avaliar seus exames para identificar carências nutricionais.

Creatina é um Esteroide?

Não, a creatina é um suplemento alimentar e não é um esteroide anabolizante, Também não é considerado doping por nenhuma organização internacional, incluindo o comitê olímpico internacional. A creatina é uma substância produzida a partir de 3 aminoácidos: arginina, glicina e metionina (frações da proteína). Nosso corpo, sejamos atletas ou não, produz creatina através de proteínas consumidas na alimentação, a partir daí, esta substância é sintetizada nos rins e fígado, sendo então transportada e armazenada nos tecido muscular. A principal função da creatina é fornecer energia para a contração dos músculos.

Consumindo Suplemento vou fica Musculoso Mesmo Sem Treinar?

Não existe a possibilidade de desenvolvimento da massa muscular apenas com o consumo de suplementos. Os exercícios de resistência são fundamentais nesse processo. A resistência pode vir de halteres, aparelhos de musculação, tubos elásticos ou bandas, blocos de concreto, o seu próprio peso do corpo (por exemplo, flexões), ou qualquer outro objeto que force os músculos a se contrair.

Suplementos Causam Efeitos colaterais?

Caso sejam consumidos de maneira equivocada os suplementos podem sim causar efeitos colaterais. Podemos destacar como exemplos o uso de termogênicos a base de cafeína e chá verde, que consumidos em grandes quantidades podem ocasionar problemas cardiológicos. O uso indiscriminado de whey protein pode acarretar na sobrecarga das funções renais entre outros problemas, caso o dimensionamento do consumo de proteínas na alimentação do indivíduo não tenha sido feita de forma adequada.

Existem Suplementos Específicos e diferentes para Mulheres e Homens?

Sim, podem conter substâncias que são mais favoráveis para um dos sexos. Exemplo: mulheres grávidas devem suplementar ácido fólico para prevenir lesões no tubo neural do bebê e outras doenças.

Existe suplementos específicos para mulheres

O uso da Creatina causa Cãibras Musculares?

A possibilidade de ocorrer câimbras pelo consumo de creatina tem sido atribuída a mudanças nas concentrações de água e sais minerais nas fibras musculares. Porém, nenhum estudo tem evidenciado que a creatina possa, de fato, ocasionar câimbras, desidratação ou mudanças nas concentrações intramusculares de eletrólitos. Estas situações podem estar relacionadas mais diretamente com a fadiga muscular e desidratação resultante do treinamento em clima quente. O organismo tem uma capacidade muito grande para eliminar o excesso de creatina do corpo (da suplementação)

Dieta Ricas em Proteínas não são Saudáveis?

Podem ser saudáveis sim, mas o consumo deve ser individualizado e orientado pelo nutricionista. Exemplo: Uma pessoa com disfunção renal poderá agravar seu problema com uma dieta rica em proteína.

Queimadores de Gordura não Funcionam?

Funcionam alinhados a dieta e exercícios físicos. Os queimadores de gordura são destinados a aumentar a energia, estimular o metabolismo ou suprimir o apetite. Existem diversos alimentos termogênicos utilizados por nutricionistas no controle da obesidade, auxiliando o tratamento dietético. É importante aliar o consumo dos alimentos termogênicos a um plano alimentar equilibrada, uma dieta hipocalórica, pobre em gorduras saturadas, incentivar os bons hábitos alimentares dos pacientes, além da prática frequente de atividade físicas.

Nosso Corpo Produz Gorduras Boas por conta própria?

O corpo humano não produz ácidos graxos essenciais (gorduras boas), portanto, estes devem ser consumidos por meio da alimentação, em proporções adequadas e com a devida orientação nutricional.

Posso Comer Qualquer Coisa e Tomar Suplemento que Estarei Saudável?

Não. Deficiências nutricionais podem provocar doenças ou disfunções e o excesso, intoxicações. Por isso, a dieta deve ser sempre equilibrada e variada. Tomar suplementos não garante saúde, a base para um corpo saudável é a união da alimentação equilibrada conjugada com hábitos saudáveis e atividade física.

Há Suplemento que Fazem bem Para Quem Não Treina ou Não é Atleta?

Sim, diversos suplementos podem ser utilizados para suprir carências nutricionais ou para prover praticidade no dia a dia de não praticantes de exercícios. Grande parte dos suplementos alimentares apresente-se de forma similar aos medicamentos, como cápsulas, sachês, comprimidos, em pó, estes produtos têm por finalidade complementar a alimentação de indivíduos saudáveis ou suprir carências nutricionais.

A adoção de uma alimentação saudável é de grande importância para a redução do risco de doenças e para a manutenção de uma saúde ótima. Por outro lado, uma série de fatores podem representar grandes desafios para a permanência de uma alimentação balanceada e variada, dentre os quais destacam-se:

a) o estilo de vida urbano: falta de tempo para o preparo de refeições; opção por conveniência e praticidade; omissão ou substituição das refeições principais; realização de refeições fora de casa;

b) preferência pelo sabor de determinados tipos de alimentos, que pode representar uma alimentação pobre em determinados nutrientes;

c) inacessibilidade a alimentos em razão do custo elevado ou indisponibilidade (principalmente no caso de frutas, verduras e legumes);

d) fases específicas, nas quais ocorre mudança do perfil das necessidades nutricionais (por exemplo, gestação, lactação, períodos pós-cirurgicos, necessidade de suplementação específica, etc.).

Mulheres que consomem Suplemento vão ficar com o corpo mais bonito, ajuda nas curvas?

Suplementos devem ser vistos como um complemento da alimentação e não como principal fator de mudança estética. Para mudanças estéticas a recomendação é a prática de exercícios com orientação do educador físico ou fisioterapeuta, associando a nutrição individualizada orientada por um nutricionista.

Estamos entendidos do assunto suplementos alimentares, certo? Agora você já tem tudo para ter uma vida mais saudável e fitness. Continue acompanhando os textos do nosso blog e pegue dicas incríveis. Até o próximo post!