Massa Muscular ou Massa Magra?

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Massa magra ou massa muscular

Começar a treinar e ver os ponteiros da balança subindo é realmente desanimador, mas isso não é um sinal de que esta tudo errado, muito pelo contrario. O aumento de peso pode ser devido ou o aumento de massa muscular ou massa magra.

Mas, afinal, qual a diferença? Neste texto de hoje vamos te ajudar a entender o que acontece com o seu corpo quando você começa a treinar.

O que é massa muscular?

A prática de atividade física é um sonho de muita gente, clássico nas listinhas de ano novo, ter uma vida mais saudável é motivada por vários fatores: seja emagrecer, ganhar massa muscular, definição dos músculos ou simplesmente para ter mais saúde.

Mas, a grande maioria puxa ferro e se esforça no treino para atingir este objetivo: ganhar massa muscular.

O ganho de massa muscular também é muito cobiçado pelos adeptos de academia sejam jovens, adultos, idosos, homens ou mulheres. No entanto, muitos acabam que ficando desmotivados por não notarem resultados com a malhação.

Para que você saiba identificar se realmente está surtindo efeito o tempo dedicado à pratica de exercícios físicos é importante que você entenda como funciona o seu corpo no que diz respeito ao ganho de massa muscular.

Nesse artigo você vai começar a compreender como que seu corpo trabalha para isso. Primeiramente será esclarecido o que é a massa muscular. Esse tema ainda gera muitas dúvidas à várias pessoas. Então, confira agora uma explicação de maneira simples, clara e objetiva. Vamos lá!

Do que é composto o corpo humano

A maioria das clínicas e academias partem da premissa de que o corpo humano é composto basicamente por duas repartições, sendo:

  • Uma de gordura – que corresponde à massa gorda;
  • E a outra livre de gordura – que é a propriamente dita massa magra.

Massa gorda – o que é

A massa gorda é a que fica responsável pela gordura de seu corpo. É aquela que incomoda quando você veste uma roupa, aquela que fica acumulada na região da barriga, ou seja, aquela que está associada a:

  • Doenças metabólicas;
  • Baixa autoestima;
  • Pouca disposição e energia;
  • Gordura localizada;
  • Problemas do coração;
  • Diabetes.

E mais uma série de prejuízos à sua saúde. Contudo, a massa gorda é necessária para proteger os seus órgãos vitais e para o correto funcionamento de seu corpo, já que as gorduras são essenciais para:

  • Acumular energia;
  • Promover a síntese hormonal, etc.

O problema está no excesso de massa gorda, aí sim é necessário praticar exercícios físicos e cuidar da alimentação para você obter massa magra.

Massa magra – o que é

A massa magra inclui a pele, a massa óssea, o sangue, os órgãos e todo o restante, inclusive a massa muscular.

  • Tudo o que não for gordura em seu corpo é chamado de massa magra.
Massa magra

Quanto mais massa magra seu corpo tiver, mais rápido e maior será a quantidade de calorias queimadas durante a prática de atividade física.

O que é massa muscular

Massa magra não significa massa muscular. Quando alguém disser para você que está ganhando massa magra porque está praticando exercício físico, na realidade ela quer se referir que está ocorrendo um aumento de massa muscular.

O processo que vai levar seu corpo a ganhar massa muscular ocorre dentro das células do músculo.

Por exemplo, quando você estiver trabalhando determinado grupo muscular realizando um exercício de força, o seu corpo irá ativar enzimas que estão dentro das células responsáveis pela síntese proteica.

Uma vez que essas enzimas estejam trabalhando em um ritmo mais rápido, eleva-se a velocidade da síntese de proteínas. E essas proteínas é que são denominadas massa muscular.

Quando há o ganho de massa muscular o tamanho de suas fibras musculares crescem e ocorre também o aumento do volume sanguíneo e da massa óssea.

  • Para ganhar massa muscular é indispensável que você tenha uma alimentação equilibrada observando os principais alimentos que contribuem para o aumento das fibras musculares e pratique exercícios físicos com frequência.

Está conseguindo compreender um pouco mais sobre o que é massa muscular?

Portanto, todas as pessoas tem capacidade de conseguir ganhar massa muscular, mas não na mesma proporção. Questões como a genética, por exemplo, podem te levar a ter resultados diferentes em relação a outras pessoas que seguem o mesmo programa de exercícios que você.

Para acompanhar os resultados do aumento de massa muscular e ganho de massa magra é preciso fazer avaliações periódicas com o personal trainer e alguns exames que apontam este resultado, como a bioimpedância.

Se você se alimenta da melhor forma que pode, hidrata-se bem e frequenta academia com determinação e segue o treino a risca, não tem erro. É só aguardar os resultados e continuar com acompanhamento medico de uma nutricionista e um personal.

Este texto deu uma esclarecida do que é massa muscular e massa magra? Agora fico mais fácil entender como o seu corpo funciona quando você treina? Compartilhe com os seus amigos essas dicas e foco na vida saudável!