Alimentos para uma Dieta Saudável? Confira essa Lista Poderosa

0
Dicas para uma alimentação saudável

Se você pensa em trazer para sua mesa alimentos para uma dieta saudável, está no caminho certo para alcançar resultados que vão além de viver com saúde. Na verdade, a alimentação saudável oferece muito mais vantagens do que se pensa.

Tem gente que acha que comer de forma sadia só afeta o aspecto físico, mas não é bem assim. Há muitos outros benefícios que chegam junto, quando a gente tem certos cuidados com a dieta.

Alimentos para uma Dieta Saudável fazem muito por você

Já é de conhecimento de todos que a alimentação saudável é a mola-mestra que faz funcionar nosso corpo. É uma espécie de fio condutor que tem a capacidade de ligar ou desligar diversas funções biológicas.
Você  pode ficar surpreso se parar um pouco e refletir sobre tudo que pode nos trazer uma dieta saudável.

A verdade, é que refeições nutritivas e balanceadas que entram em nosso dia a dia, interferem de forma decisiva e benéfica, não apenas no físico, mas também na estética e no emocional.

Através do que comemos, podemos impactar nossa vida. Dá uma olhada no que pode acontecer quando você come certo:

  • Mantém o peso na medida certa. Sem obesidade e sem sobrepeso. Além disso, ajuda a quem precisa emagrecer.
  • Eleva a disposição, aumenta o bom humor e desestressa.
  • Fornece força e energia para encarar qualquer “parada”;
  • Retarda o envelhecimento. Melhora a pele e dá brilho, força e traz crescimento para cabelos e unhas.
  • Os ossos agradecem, pois ficam fortalecidos.
  • O cérebro passa a funcionar mais ativamente e abre recursos para melhor aprendizagem e maior criatividade.
  • Previne doenças e estabiliza o funcionamento hormonal.
  • Regulariza todo o organismo.

Por tudo isto é que vale à pena você ficar por dentro das melhores dicas para uma alimentação saudável. Mas, precisamos de contar muito mais. Por isto, disponibilizamos aqui uma poderosa lista com alimentos para uma dieta saudável. Confira.

Alimentos para uma Dieta Saudável: Confira essa Lista Poderosa

Dicas para uma alimentação saudável

1 – Água em primeiro lugar

A água está em primeiro lugar porque é elemento vital. Tudo em nós depende desse maravilhoso elemento. Ela é o meio de transporte que os nutrientes e oxigênio usa para alcançar as células. Ela hidrata o corpo, renova as células, dilui elementos, é fonte de vida. Não há como fazer uma dieta sadia sem participação da água.

2 – Vegetais: Os senhores da saúde

Sim, podem ser chamados assim porque são a fonte mais rica em nutrientes que se conhece. Eles existem em uma imensa variedade e estão distribuídos em muitas categorias, portanto, não podemos listá-los todos.

Estão em nossa lista as principais frutas, os essenciais legumes, as mais nutritivas verduras, as mais relevantes sementes e grãos. Algumas raízes, caules   e tubérculos.

2.1 – Frutas 

  • Maçã – É antioxidante, possui muitas fibras, conta com vitamina C;
  • Banana – Rica em potássio, possui vitaminas e fibras;
  • Abacate – É cheio de gorduras boas, pois possui ômega 9; Controla colesterol e previne problemas cardiovasculares.
  • Laranja e acerola – São as “meninas” da vitamina C, são antioxidantes e cheias de fibras;
  • Morango – É rico em fibras, possui vitaminas e conta com minerais como o manganês. E hipocalórico, por isto, muito cotado para as dietas de emagrecimento.
  • Limão – Riquíssimo em vitamina C. Ajuda no combate ao câncer, em problemas cardíacos. É ótimo no emagrecimento. Beneficia cabelos e melhora a pele.
  • Mirtilo – É o antioxidante mais poderoso que se conhece. Famoso por sua atuação emagrecedora, ele está nas dietas e na mesa de quem deseja uma pele sem manchas e sem rugas. E também um alimento que previne o câncer e protege o coração.
  • Coco – É fruto do coqueiro. Ele é bastante nutritivo. Serve para auxiliar o sistema nervoso, pulmões e outros órgãos. Cheio de fibras. Possui sais minerais e ainda nos fornece a água de coco e o óleo de coco. Alimentos com muitas propriedades benéficas.

Além destas, há muitas e muitas outras frutas, que você deve adicionar às suas refeições.

2.2 – Verduras, Legumes, caules, raízes e tubérculos

Entre os principais podemos citar:

  • Couve – rica em vitamina K, fibras e outros nutrientes. Muito usada nos sucos detox, popularmente conhecidos como suco verde.
  • Brócolis – Ajuda muito a quem quer perder peso, pois possui muitas fibras. Mas, ele também possui cálcio, potássio e vitaminas. É um agente benéfico para a digestão. Protege a mucosa estomacal, protege o coração, é bom para pele e atua beneficamente junto ao sistema imunológico.
  • Cenoura – Contém fibras, vitaminas e antioxidante.
  • Beterraba – A beterraba é um incrível vegetal. Ela é uma raiz tuberosa que tem poucas calorias e muitas vantagens para nosso corpo. É antioxidante, tem fibras, vitaminas e minerais que fazem com que ela favoreça as funções cerebrais, seja protetora contra o câncer e regule a pressão arterial.
  • Batata Inglesa e batata-doce – São os vegetais mais apreciados do mundo. Não há quem não curta uma batatinha. E quem nunca apostou na batata-doce, antes do treino, como truque em sua dieta para ganho de massa muscular?

Ainda há muitos que você provavelmente conhece, como por exemplo: couve-flor, agrião, almeirão, acelga, alface, chuchu, berinjela, inhame, mandioca, e outros mais…

As batatas possuem fibras, vitaminas e pouca gordura. Ambas são carboidratos, porém a batata-doce possui índice glicêmico menor, ou seja o organismo demora mais a digeri-la. Quer dizer que ela não provoca picos de insulina e portanto, não engorda.

Cebola e alho – Enquanto o alho atua a favor do sistema imunológico e ajuda na cura de resfriados, a cebola melhora a circulação, previne a anemia e também alivia sintomas de problemas respiratórios.

2.3 Sementes e grãos

Estas não podem ficar esquecidas. Seu maior bônus são as fibras, que promovem a eliminação de gordura e auxiliam o transito intestinal.  Mas elas também são boas em desobstruir artérias, combater o envelhecimento, regular colesterol, entre outras coisas boas. Veja bons exemplos para você adicionar a seu cardápio:

  • Linhaça – Favorece a perda de peso, retarda envelhecimento, estabiliza o colesterol, combate várias doenças.
  • Chia – Conta com ômega 3. Conta com 39 gramas de fibra em cada 100 gramas. Ajuda em problemas cardíacos e corrige a pressão arterial. Possui muito mais cálcio que o leite e por isto previne a osteoporose.
  • Feijão – alto valor nutritivo. E rico em ferro e proteínas vegetais. Junto com seu par inseparável (o arroz) traz muitos benefícios à saúde de muitos brasileiros.
  • Arroz – Este é o mais famoso grão entre brasileiros e orientais, como japoneses e chineses. É muito popular, especialmente quando se junta a seu parceiro preferido, afinal, quem nunca desfrutou da dupla arroz com feijão?

Ele está em nosso prato todos os dias. Ou pelo menos deveria, pois é muito eficaz em conceder saúde. Muito nutritivo. Existe em várias versões: integral, arroz negro, vermelho e selvagem.

Mas, ainda há o gergelim, a quinoa, lentilha, nozes, soja, trigo, aveia, etc

3 – Carnes

A carne é alimento que não poderia faltar em nossa lista. Fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Ela é benéfica a nosso corpo. O ideal é ingerir, entre 150 a 200 gramas de carne por dia.

Caso queira fazer o cálculo correto, saiba que a recomendação de nutricionistas e outros especialistas em alimentos é de 2 gramas por cada quilo de peso.  Ou seja, quem pesa 80 quilos, (80X2 = 160) deve ingerir uma porção com 160 gramas.

Faça sua opção entre: carne bovina, suína, de frango, etc.

4 – Ovo

Rico em proteínas e vitaminas B2, B12, A, E. Quem come ovo ganha energia e fica protegido da Diabetes II, já que ele melhora a resistência à insulina. Ah! Pode ficar tranquilo, pois há muito que já se descobriu que o ovo não afeta negativamente o colesterol. Ele só concede benefícios. Vale a pena pôr na mesa.

5 – Peixes

  • Atum – Melhora a saúde do cérebro, e previne problemas cardiovasculares, auxilia o sistema imunológico. Rico em ômega 3 e proteínas.
  • Salmão – rico em proteínas e ômega 3, que e ácido graxo essencial. Reduz dificuldades cardíacas. Atua sobre o colesterol regulando-o.
  • Sardinha – A sardinha fornece força para os ossos, pois favorece a absorção do cálcio. É protetora do sistema cardiovascular, reduz colesterol, tem ação anti-inflamatória. Muito rica em ômega 3.

Estes são apenas uma pequena amostra do que você pode esperar dos Alimentos para uma dieta saudável. Você costuma tê-los em seu prato nas refeições do dia a dia? Comente aqui. E se gostou compartilhe com seus amigos.