Ligth, Diet, Stevia, Açúcar mascavo ou açúcar branco? Entenda a diferença entre cada um e saiba o que é melhor para sua dieta.

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A internet está repleta de “Dietas do momento”. Se você fizer uma busca rápida no Google é 100% garantido que encontre várias opções contendo inúmeras formas de combinações de alimentos, temperos, chás, etc…

Quais alimentos comer, quais você deve passar longe, os melhores horários para cada refeição, a porção de cada alimento…

Alimentos Ligth, Diet, formas de adoçar o seu café ou suco. Dezenas de combinações de produtos e uma infinidade de benefícios ou prejuízos que determinados alimentos podem trazer à saúde.

De fato, algumas destas Dietas do momento são realmente eficazes, desde que você tenha o acompanhamento de um profissional.

Mas a mensagem que eu quero lhe passar com este post vai muito além de um simples passo a passo para perder peso.

Hoje eu quero que você aprenda DEFINITIVAMENTE os conceitos dos alimentos tão discutidos, aclamados ou desprezados.

Ao final deste Post, você saberá exatamente qual a diferença entre cada um, e qual é o melhor para inserir em sua dieta.

Então vamos lá, leia todo este artigo. Tenho certeza que você sairá da frente do computador com um conhecimento muito maior.

Inicialmente vamos entender dois conceitos que muita gente não sabe diferenciar, alguns até pensam que é são sinônimos:

 

DEFINITIVAMENTE! Qual a diferença entre Ligth e Diet?

Muita gente não sabe a diferença e acaba consumindo produtos de maneira errada. Hoje eu vou fazer com que você aprenda e nunca mais esqueça.

Pense da seguinte forma:

A palavra Ligth significa “leve”!

Alimentos Ligth são aqueles que têm no mínimo 25% a menos de calorias. Algum nutriente é retirado da composição do alimento para que este fique mais “leve”, ou seja, Ligth.

Estes alimentos são indicados para quem está em uma dieta com restrição Calórica.

Os alimentos Diet por sua vez, são utilizados para fins especiais, pois são livres de algum nutriente específico, como por exemplo: Alimentos livres de Açúcar, são utilizados para pessoas portadoras de Diabetes ou intolerância à glicose; ou alimentos livre de gordura, para portadores de doenças cardiovasculares.

Um detalhe importante, como eu disse, produtos Diet são isentos de algum nutriente específico, não somente o Açúcar como muitos pensam.

Existem produtos livres de Sal, Gordura, Lactose, etc… Todos são produtos Diet, destinados à um fim específico, ligado à saúde da pessoa que consome.

Ok! Entendi a diferença! Mas eu não posso utilizar ambos em minha dieta?

Definitivamente NÃO!

Nem sempre a retirada de um nutriente, como é o caso dos produtos Diet, implica em redução de calorias. Você tem que se atentar a isso!

Um chocolate Diet, por exemplo, não tem açúcar, mas possui muita gordura em sua composição, tornando-se assim altamente calórico!

A utilização de produtos Diet e Ligth está diretamente ligada à sua dieta, ou algum quadro clínico que obrigue o consumo de determinado produto.

Se o seu objetivo é perder peso, escolha SEMPRE produtos Ligth.

Okay! Agora que você já sabe a diferença entre Diet e Ligth vamos para outra dúvida muito comum entre as pessoas que procuram ter uma alimentação saudável.

Continue lendo…

Açúcar Mascavo, ou açúcar cristal (branco), qual é o melhor para a minha dieta?

Ambos os tipos de Açúcar tem a mesma matéria prima, a cana!

Porém, o Mascavo é a forma bruta do produto. Ele é escuro e úmido, como você pode ver na imagem abaixo. Ele é extraído após o cozimento do caldo de cana.

O Açúcar Mascavo não passa por nenhum processo industrial para o seu refinamento, portanto ele conserva alguns dos nutrientes como cálcio, fósforo, ferro, dentre outros.

Diferentemente, o Açúcar cristal (branco) é refinado e processado a partir do melado de cana, ou do próprio açúcar mascavo.

Ele recebe uma série de produtos químicos que alteram sua cor e sabor, deixando-o com o aspecto que nos conhecemos.

Como ele passa por uma série de processamentos industriais, acaba perdendo suas vitaminas e sais minerais, tornando-se um alimento com Calorias Vazias, ou seja, sem nutrientes.

Então eu devo substituir o Açúcar Branco pelo Açúcar Mascavo?

Sim! É recomendado pela grande maioria dos médicos e Nutricionistas.

Mas atenção!

Apesar de o Açúcar Mascavo ser um alimento mais rico em nutrientes que o açúcar branco (cristal), isso não significa que o valor calórico dele seja consideravelmente menor.

Na verdade, ambos têm valores calóricos muito próximos.

Então tome cuidado! Não consuma quantidades altas de açúcar mascavo pensando que está diminuindo o consumo calórico.

Dica Extra: Para quem tem dificuldades em inserir alimentos novos na dieta, eu recomendo que comece a utilizar o açúcar mascavo para adoçar o café.

O sabor forte da bebida irá se confundir com o sabor do açúcar, e você não sentirá tanta diferença.

Aos poucos você vai incluindo ele em outros alimentos como um bolo. Inicialmente, não misture o açúcar mascavo com sucos, o aspecto pode ficar um pouco estranho.

Eu deixei o melhor para o final…

A Stévia, o adoçante natural e saudável.

Apesar de ter sido descoberta a centenas de anos, e ser utilizada com bastante frequência pela indústria de adoçantes do Brasil, poucas pessoas realmente conhecem as propriedades desta pequena e surpreendente planta que tem a capacidade de adoçar os alimentos e bebidas.

A Stévia chega a ser 30 vezes mais doce que o próprio açúcar cristal, que falamos logo acima.

Das folhas deste arbusto é retirado um pó branco, que alguns consideram ser o adoçante mais poderoso do mundo.

Por ser um produto 100% natural, a Stévia, apesar de ser mais doce, não causa diabetes, os níveis de açúcar no sangue não são alterados, e ainda possui um valor calórico quase que insignificante.

E não para por aí! Além de adoçar, ela possui propriedades medicinais!

Há centenas de anos, os índios utilizavam a Stévia para produzir remédios. E ainda hoje alguns tratamentos alternativos utilizam a planta para combater diversas enfermidades tais como: Indigestão, gripes e resfriados, controle de pressão arterial, dentre outras.

Você pode utilizar a Stévia em tudo que você for adoçar café, sucos, bolos, doces, etc.

Além de uma alternativa excelente para uma dieta fitness, faz muito bem à saúde.

O objetivo deste artigo foi lhe mostrar a diferença dentre tantos conceitos sobre alimentação saudável, e de tipos de alimentos que você vê frequentemente nessas “dietas da moda”.

Eu espero que você tenha entendido bem todos eles, e consiga a partir de agora selecionar os alimentos que ideais para a sua dieta.

Lembre-se, toda dieta deve ser avaliada e acompanhada por um profissional. Leve estas informações ao seu Nutricionista, mostre a ele que você também tem conhecimento sobre o assunto.

Compartilhe este artigo para que mais pessoas conheçam estes conceitos e saibam diferencia-los. E lembre-se de deixar um comentário logo abaixo.

Abração, até a próxima … 😉