Treino HIIT para definição muscular? Mitos e verdades!

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O treino HIIT já é o queridinho há alguns verões de quem precisa atingir seus objetivos e não tem muito tempo para isso. O pensamento de que são necessárias muitas horas de treino para definição pode ser um mito, sabia?

Para isso reunimos os mitos e verdades sobre o treino HIIT, confira!

Mas, afinal o que é o treino HIIT?

A definição do treino HIIT é um treino de alta intensidade e em pouco tempo. Ele serve para definição, emagrecimento e condicionamento físico.

É um treino bem usado para quem tem a rotina atrelada e não consegue 50 minutos de treino diário. Com o treino HIT em 15 minutos você já consegue atingir os objetivos.

O significado do termo treino HIIT (High Intensity Interval Training), que significa Treino Intervalado de Alta Intensidade, é o mais indicado para a perda de peso em curtos períodos de tempo. Eles podem ser feitos com praticamente qualquer tipo de exercício: corrida, bicicleta (normal ou ergométrica), natação, subir escadas, pular corda, saco de pancadas e outros.

Para que a sequência curta funcione, é necessário que seja feita com a máxima intensidade, ou seja, chegar ao limite do corpo. Sendo assim, deve ser realizado um minuto de exercícios e ficar em descanso por 30 segundos antes de retomar a sequência. Para que haja resultado, são necessários de 15 a 20 minutos por dia, de três a quatro vezes por semana. “Com exercícios constantes, dá para eliminar até 3kg em 20 dias. Com emagrecimento saudável, uma pessoa perde até 4kg por mês”, explica Lana Pessoa personal trainer que administra um instragram com 250 mil seguidores.

O modelo funciona porque os treinos pesados fazem o corpo continuar queimando calorias e gordura durante o dia, mesmo após a prática ter acabado. A queima de gorduras pode acontecer até 48 horas após os exercícios. “Com o emagrecimento, todas as gorduras localizadas e celulites serão reduzidas, portanto, o corpo ficará mais firme e definido”, comenta a personal trainer.

O HIIT é indicado para perda de gordura, já que, de acordo com estudo da Laval University (Quebec, Canadá), jovens de ambos os sexos que realizaram o programa por 15 semanas perderam mais gordura corporal do que aqueles que fizeram 20 semanas de exercícios contínuos constantes. O segundo grupo, porém, queimou cerca de 15 mil calorias a mais que os que praticaram HIIT.

Treino HIIT aumenta massa  magra – mito!

Ele é um treinamento exclusivo para definição da massa muscular e não para hipertrofia. Isso porque no treino HIIT não existe musculação e sim exercícios de alta intensidade para perda de peso e definição.

Ou seja, se um dia te falaram que dá para ganhar massa muscular com 15 minutos de treino, é mito!

Treino HIIT emagrece – verdade

Como a personal Lana pessoa nos explicou no começo do texto é possível emagrecer até 3 kg em 20 dias. Mas, o treino precisa ser de alta intensidade mesmo, o objetivo é que você saia da academia com a camiseta molhada de tanto suor!

Dá para emagrecer com 20 minutos por dia, mas a intensidade é quem manda neste tipo de treinamento.

Como faz esse treino?

A idéia do treino HIIT é a intensidade, então dá muito bem para você fazer até mesmo em casa. A intenção é que você fique mais tempo em modo pesado e menos tempo em descanso.

Dá para fazer na esteira, por exemplo, mesclar 3 minutos de corrida e 1 de caminhada é uma jeito de fazer o treino HIIT que vai ajudar na definição muscular.  É um jeito de secar a gordura localizada também!

Em outro lugar que é possível fazer o treino é na bicicleta, mesclando sempre mais tempo de alta intensidade e um tempo menor de descanso.

Conforme você for avançando neste treino pode ir aumentando o tempo de alta intensidade. O importante é você dar tudo de si e ir diminuindo o tempo de descanso.

Assim o seu organismo ficara acelerado constantemente no tempo do treino e a queima de gordura localiza e definição muscular acontece para valer!

Maiores benefícios do treino HIIT

Agora que você já sabe como fazer, entendeu o que é mito e verdade e já vai conseguir colocar este treinamento na sua rotina de treinamento, listamos os maiores benefícios que você vai conquistar com o treino HIIT

–  Melhora da capacidade respiratória, afinal haja fôlego para agüentar 20 minutos de alta intensidade e muito suor! Um estudo de 2006 descobriu que, depois de 8 semanas realizando o treino HIIT ciclistas poderiam pedalar 2 vezes mais do que antes, mantendo o mesmo ritmo.

Ou seja, se tudo o que você busca é superação precisa apostar no treino HIT!

– Seus hormônios vão agradecer este treino, isso porque a alta intensidade eleva o seu corpo para estágios de hormônios, de forma muito rápida!

Os hormônios de crescimento trabalham com força total no treino de alta intensidade, mais um motivo que fará você emagrecer e secar a gordura localizada com o treino HIIT.

– Não tem desculpa de falta de tempo, se você acorda atrasada e já desisti de treinar só de pensar nos 50 minutos que irá ter que demandar com o treino HIIT todas as suas desculpas para não emagrecer e definir os músculos acabaram!

– Você perde peso e não os músculos! Olha que só que incrível! Com o treino HIIT o gasto que você tem que é de alta intensidade é apenas da gordura e não dos músculos que você lutou tanto para conquistar. Você deve até estar achando estranho, mas um estudo feito em 12 semanas de treinamento HIIT mostrou que defini a massa magra que já existe e queima a gordura corporal.

Agora, você tem motivos de sobra para apostar neste super treino e mandar embora aquelas gordurinhas que você não agüenta mais. Ah, não se esquece de se alimentar de forma saudável e ingerir os 2 litros de água por dia.

Você alguma fez já apostou neste treinamento e teve resultados surpreendentes? Conta para gente! Compartilhe sua experiência conosco.