Guia da Musculação: o Que é, Quando Começar e Quais os Benefícios

0
Musculação e seus benefícios

Aqueles que decidem praticar musculação devem saber em primeiro lugar que é preciso ter muito foco, força e determinação para conseguir os resultados esperados e que será preciso muito trabalho para alcançar o corpo dos sonhos, e isso irá se reverter em um esforço conjunto entre academia, alimentação diferenciada e noites bem dormidas.

Os iniciantes devem procurar algumas informações importantes antes de ir correndo para academia, e muitas delas você encontra nesse artigo. A primeira dessas informações é sobre o que é a musculação e em quais casos é o correto optar por ela.

O que é musculação?

Os exercícios de musculação são aqueles praticados em diversos aparelhos de que normalmente utilizam diversos tipos de peso, ou que se caracterizam por estruturas onde o atleta irá forçar seu próprio peso. A musculação é adequada para todas as pessoas que desejam um corpo definido, através da obtenção de massa magra. Como o próprio nome sugere, a musculação trabalha os músculos, e seus exercícios juntamente com a alimentação adequada irão fazer com que o corpo construa os músculos.

Musculação

Principais dicas para iniciantes

Para quem está começando os exercícios de musculação serão sempre mais leves, uma vez que o atleta não estará preparado para enfrentar um treino pesado, com a presença de exercícios de uma força da qual ele não está acostumado. Outro fator importante relacionado a isso é que é essencial começar com treinos mais leves para que o próprio rendimento do corpo não seja prejudicado.

Nesse primeiro momento, o foco do atleta deverá ser em aprender mais sobre seu corpo e sobre a execução correta dos exercícios (que de nada adianta se forem feitos de maneira errada). Em pouco tempo o atleta começa a conhecer melhor seu corpo, define uma dieta adequada a seus objetivos, opta ou não pelo uso de suplementos e começa o peso e a intensidade dos exercícios nos aparelhos.

Assim que entrar na academia é essencial que o iniciante procure pela ajuda de um personal trainer que deverá ensinar os exercícios e ensinar a evitar lesões, corrigir posturas, tirar dúvidas e passar séries que estejam de acordo com cada situação. Além disso, o personal irá sempre observar seu corpo e como seus músculos, tendões e ligamentos estão se adaptando aos exercícios, evitando problemas futuros.

Outro profissional importante é o nutricionista que será responsável por passar uma dieta compatível com os objetivos do atleta e até mesmo suplementos, que se utilizados corretamente só fazem bem ao corpo e melhoram significativamente os resultados.

Mais um ponto importante para quem está iniciando é escolher o melhor horário para a academia e mantê-lo, onde dessa forma poderá se exercitar de forma regrada. Escolher uma academia bem equipada e próxima também é essencial, e esses dois fatores devem ser levados a sério, fazendo parte da rotina diária, e isso fará toda diferença na hora dos treinos.

Cuidados

Antes de entrar na academia você precisará de um atestado médico, e isso é extremamente importante, uma vez que antes de começar a malhar um médico qualificado deverá ser consultado, onde ele definirá nível de força, percentual de gordura, problemas de saúde em geral (principalmente cardíacos e de coluna), flexibilidade, entre outros aspectos físicos importantes que irão definir o início do seu treinamento.

O aquecimento é outro cuidado de extrema importância para quem está começando a musculação, e esse será feito durante todo o tempo em que o atleta praticar musculação. O aquecimento é importante para melhorar o desempenho no treino e para que o corpo entenda que irá começar a treinar. Ele deverá ser geral e localizado e irá melhorar com o passar do tempo.

Assim como o aquecimento antes do treino, o alongamento pós-treino é também essencial, uma vez que na musculação você estará utilizando muito de sua flexibilidade através do uso das suas articulações. Ou seja, tanto no aquecimento quanto no alongamento o atleta estará trabalhando a adaptação do seu corpo aos exercícios.

Começando a malhar

Iniciantes deverão começar treinando três vezes na semana. Esse primeiro tempo um pouco mais reduzido irá servir para o atleta começar a se acostumar com o ritmo de sua nova rotina sem que sofra lesões. Uma informação muito importante aqui é que o iniciante deve saber que para crescer o músculo precisa descansar, então de nada adianta passar horas na academia todos os dias. Ainda que três vezes na semana seja pouco, para as primeiras semanas essa quantidade de treino é adequada.

Musculação

Sendo assim, treinando três vezes na semana os exercícios devem durar entre 40 minutos e uma hora. Inicialmente é importante que os aparelhos e os pesos sejam diversificados e as séries alternadas, procurando não sobrecarregar o corpo. Nesses casos, provavelmente seu professor irá passar um treino de alternadas, onde você encontrará exercícios alternados para os membros superiores, membros inferiores, coluna e abdome. Esse tipo de treino é um dos mais indicados para os iniciantes e é também um dos melhores para a hipertrofia.

Após esse primeiro contato com os exercícios, o ideal é começar a treinar os grandes grupos musculares, que são compostos pelas costas, peitoral e coxas. Em seguida deve-se treinar os grupos musculares menores, que são compostos pelo ombro, panturrilhas, bíceps e tríceps. Com essa ordem você conseguirá um bom aproveitamento no treino, uma vez que os grandes grupos musculares ficarão cansados primeiro, e os grupos musculares menores serão capazes de fortalece-los.

O tronco será uma das primeiras partes do corpo a ser desenvolvida, o que significa que o atleta poderá também melhorar sua postura e estabilidade durante os treinos, fator muito importante para os que estão começando. Com o corpo começando a se acostumar com os exercícios, eles poderão começar a ser intensificados.

É importante conhecer seu corpo e conversar bem com seu professor ou personal, uma vez que inicialmente, você precisará de ajuda para fazer com que seu corpo se adapte, principalmente em níveis neuromusculares que acontecem nesse início.

Os níveis neuromusculares que falamos aqui se tratam do aumento de hipertrofia muscular e força que acontece nas primeiras doze semanas de treino. Esse aumento acontece justamente porque o corpo começa a se acostumar com os exercícios, porém, o personal ou professor deverá ter atenção em relação as unidades motoras.

Outro fator importante é em relação ao aumento de massa muscular que começará a acorrer a partir da semana oito de musculação. De maneira aparente o atleta poderá perceber o aumento de sua massa, e o personal deverá estar atento a como esse crescimento acontece e em como desenhar as próximas séries de treino do atleta.

Após a semana 12 o corpo já se mostra mais acostumado aos exercícios e o atleta já começa a treinar mais pesado, deixando os dias de iniciante para trás. Como colocado aqui, o acompanhamento de um personal e de um nutricionista são essenciais para evitar lesões e alcançar resultados mais rápido.