Veja como o Metabolismo Acelerado pode te ajudar a Emagrecer

0
Como o metabolismo acelerado ajuda a emagrecer

Quem nunca ouviu uma pessoa colocar a culpa dos quilinhos a mais no metabolismo lento do seu corpo? O metabolismo realmente tem relação com o emagrecimento e se o seu é geneticamente lento, a dificuldade para perder peso vai ser um pouco maior. Mas você não precisa cruzar os braços e achar que tudo é culpa dele. O que você come tem influência direta no seu metabolismo.

E está na hora de aprender a usar a alimentação a seu favor!

Na luta contra a balança não existe uma fórmula secreta e, muito menos milagres. O que você pode fazer é associar alguns fatores como mudança na alimentação, exercícios físicos e pequenas alterações no estilo de vida para fazer o seu corpo demandar um gasto maior de energia e, consequentemente, secar barriga e ganhar músculos.

O metabolismo mais acelerado vai ajudar a ajuda a queimar calorias e fornecer energia para o corpo.

Mas o que é metabolismo?

Em poucas palavras, o metabolismo é o conjunto das reações químicas que acontecem no interior do organismo para converter os alimentos que consumimos em energia para o corpo.

Então, a importância do metabolismo não se restringe apenas como benéfica para a perda de peso, já que quanto mais acelerado, maior é a queima de gordura.

O metabolismo é vital para a nossa vida, pois combina as calorias ingeridas com oxigênio, liberando o combustível que o corpo precisa para manter suas funções vitais, como: circulação sanguínea, respiração e regeneração das células.

E existem alguns fatores determinantes para taxa metabólica:

  • Idade: o metabolismo diminui a cada década após os 30 anos;
  • Sexo: homens têm metabolismo mais acelerado, pois possuem mais massa muscular;
  • Composição corporal.

Mas como dissemos anteriormente, nada de colocar a culpa dos quilinhos a mais na genética. Praticar exercícios físicos regularmente, de forma moderada a intensa, e consumir os alimentos certos, são duas maneiras naturais para acelerar o metabolismo e perder gordurinhas.

Melhores alimentos para acelerar o metabolismo

Antes de iniciar uma nova dieta maluca ou tomar um remédio para emagrecer, pense que é possível facilitar a perda de peso com algumas mudanças de comportamento e uma reeducação alimentar.

Alimentos que aceleram o metabolismo

Seja por causa da ação termogênica ou da função desintoxicante, alguns alimentos naturais ajudam a queimar gordurinhas mais rápido, garantindo que seu esforço na academia e na dieta não seja em vão.

Confira a lista de 14 alimentos que ajudam a emagrecer:

Água gelada 

Além de manter o corpo bem hidratado, beber bastante água durante o dia ajuda a manter a sensação de saciedade. E quando geladinha faz o organismo trabalhar mais para elevar o grau da temperatura da água, igualando a temperatura do corpo e gastando mais energia.

Pimenta vermelha 

Melhora a digestão e aumenta a circulação e a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo.

Gengibre

Um dos alimentos termogênicos mais conhecidos. Possui ação anti-inflamatória, o que o torna ideal para queimar gordura mais rapidamente. Pode ser consumido cru, refogado, em sucos ou chás.

Ômega 3

Também é um poderoso anti-inflamatório que previne doenças cardiovasculares e acelera o metabolismo, auxiliando a queima de gordura, principalmente a gordura abdominal.

Chá verde

Diminui a compulsão por carboidratos, aumenta o fluxo intestinal e acelera o metabolismo. Uma boa dica é tomar uma xícara de chá verde no café da manhã para já manter o organismo trabalhando mais rápido logo cedo. Além do chá verde, chá de hibisco, também é muito recomendado para o emagrecimento.

Amêndoas

É uma ótima opção de lanchinho, pois fornece fibras e vitaminas, além de provocar ma sensação de saciedade por mais tempo, quando comparado a biscoitos de sal.

Nozes

Outro lanchinho preferido pelos nutricionistas. É fonte de gorduras boas, proteínas, fibras, vitaminas e minerais que ajudam na queima de calorias. Mas é importante consumir com moderação, pois possui um alto valor calórico.

Aveia

Rica em fibras, é uma boa opção para consumir no café da manhã, pois ajuda a evitar o desejo de ficar petiscando no intervalo das refeições matinais.

Cereais integrais

Quem quer emagrecer rápido deve substituir os alimentos de farinha branca pelos integrais, já que eles fornecem mais nutrientes e são melhor digeridos. Na batalha conta a barriguinha, são fontes de fibras, vitamina E, acido fólico e magnésio.

Frutas cítricas

A vitamina C das frutas cítricas ajuda a aumentar o ritmo do metabolismo, deixando-o menos preguiçoso.

Temperos

Gengibre, pimenta do reino, semente de mostarda, cebola em pó são opções de tempero que aumentam o metabolismo e ajudam a emagrecer. Só não exagere na dose, pois em excesso podem fazer mal.

Óleo de coco

Rico em ácidos graxos, aumenta a termogênese e inibe a deposição de gordura.

Canela

Além de ser um termogênico natural, ajuda a evitar a vontade de comer a toda hora. Pode ser consumida como chá, usada nos sucos ou polvilhada em sopas, ou frutas.

Guaraná em pó

Possui cafeína e aumenta o metabolismo naturalmente. Adicione em sucos e vitaminas de frutas.

O que torna o metabolismo mais lento?

Você acabou de ler várias dicas para deixar o seu metabolismo acelerado e perder aquelas gordurinhas que estão te incomodando.

Agora, é importante tomar consciência de que esses alimentos não são milagrosos. Não vai adiantar comê-los todos os dias e continuar seguindo um estilo de vida desregrado, tendo atitudes que provocam a desaceleração do metabolismo.

Para emagrecer é preciso fazer uma reeducação alimentar e mudar o estilo de vida.

A falta de boas noites de sono e o estresse são dois problemas muito comuns na nossa vida, mas eles são dois fatores que provocam a desaceleração do metabolismo.

Portanto, procure viver mais tranquilo, reduza os níveis de estresse e melhor do seu sono.

Veja mais dicas essenciais para manter o seu metabolismo acelerado:

  • Não pule o café da manhã, pois é nesse período que o metabolismo está mais acelerado;
  • Evite ficar muitas horas sem comer. Fracione as refeições para que você faça entre cinco e seis vezes por dia;
  • Beba muita água ao longo do dia;
  • Coma devagar e mastigue muito bem os alimentos;
  • Reduza o consumo das farinhas refinadas dos alimentos gordurosos e dos ricos em açúcar;
  • Coloque na dieta mais alimentos ricos em fibras, pois o organismo demora mais tempo para fazer a digestão deles e, por isso, seu metabolismo fica mais acelerado. Frutas, legumes, verduras e grãos integrais são boas opções;
  • Tenha uma boa noite de sono, quando o corpo não descansa ele economiza energia e o metabolismo fica mais lento;
  • Faça exercícios físicos regularmente.

Agora que você já sabe o que fazer para emagrecer mais rápido, vamos começar? Quais erros estão comprometendo o seu emagrecimento? Identifique-os e mude o mais rápido possível!