Ginástica Funcional – O que é, Lista de Exercícios e Benefícios

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Tudo Sobre Treinamento Funcional
Tudo Sobre Treinamento Funcional

Praticar alguma atividade física diariamente é importante para manter o corpo e a mente sã. No entanto, a falta de tempo ou até mesmo alguma limitação nos impede de manter esta rotina saudável. Pensando nas pessoas que não podem se dedicar a atividades de alto impacto foi desenvolvida a ginástica funcional.

Ao contrário das atividades de alto impacto, como a corrida, a musculação ou atividades localizadas, a ginástica funcional é um programa de exercícios que utilizam pouca carga, mas dedicação extrema do corpo.

Aqui, o objetivo é obter o máximo de condicionamento físico, atingindo sempre evoluções e superações dos limites do corpo a cada aula.

A ginástica funcional é composta por atividades como agachamento, circuitos, corridas com auxílio de aparelhos e intervenções e até mesmo Pilates.

Ainda está em dúvida se a ginástica funcional é a atividade física mais adequada para você?

Leia o material que preparamos e entenda um pouco mais sobre esse programa de exercícios e descubra quais seus benefícios e os melhores tipos de exercícios.

Para que Serve a Ginástica Funcional?

A ginástica funcional ajuda a melhorar o condicionamento físico e a resistência, e pode ser praticada por pessoas de todas as idades, inclusive para idosos.

No caso destes alunos, os exercícios levam em consideração suas próprias limitações físicas. As turmas, em geral com 15 a 20 alunos, são montadas de acordo com as faixas etárias e as compatibilidades físicas.

Benefícios da Ginástica Funcional

Além da melhoria da resistência e do condicionamento físico, já citados na abertura deste texto, a ginástica funcional tem outros benefícios menos conhecidos.

Veja abaixo:

Benefício do Gasto Calórico

Esta atividade física estimula a perda de peso, pois em apenas uma aula (com cerca de 40 minutos) é possível queimar 600 calorias e reduzir também o percentual de gordura corporal.

Benefícios ao Metabolismo

A ginástica funcional acelera o metabolismo, promovendo a queima de gordura não apenas nas aulas, mas durante todo o dia, facilitando o emagrecimento daqueles cujo ritmo do organismo é mais lento.

Entretanto, neste caso, é importante aliar estes exercícios a uma dieta adequada, para tornar a perda de peso mais rápida.

Melhores exercícios de Ginástica Funcional

Para aproveitar todos os benefícios que a ginástica funcional traz a seu corpo é preciso escolher as atividades certas. Pensando nisso, escolhemos os melhores exercícios nesta modalidade, para que você possa aproveitar tudo o que ela tem de melhor.

Exercícios de Suspensão

Nesta modalidade, o corpo fica suspenso e o único peso utilizado é o do praticante. Costumam ser executados através da flexão e inclinação do corpo. São ideais para quem deseja obter um abdômen com músculos bem definidos.

Beach Training

Aqui, a ginástica funcional é praticada na praia. Os circuitos são montados com a ajuda de cones, e as atividades adaptadas para que os alunos aproveitem o maior contato com a natureza.

Flexão de Braço

Para praticar este exercício, deite-se sobre o chão, alinhe seus braços ao lado do corpo e suas mãos sobre o chão, baseando-se na altura dos ombros. Mantenha os braços levemente flexionados e utilize os dedos de seu pé como ponto de apoio para os membros inferiores.

Em seguida, empurre o corpo contra o chão e, então, diminua a distância entre o corpo e o chão, retornando à posição inicial.

Agachamento

Utilize um cabo de vassoura como apoio em frente ao corpo, alinhe os pés sobre o chão de forma afastada e flexione levemente as pernas. Estique os braços para frente, segurando na ponta do cabo da vassoura.

Treinamento Funcional Agachamento
Treinamento Funcional Agachamento

Agache levemente, para não causar danos à coluna, levante-se e retorne à posição inicial, sempre observando sua postura. Se desejar maior resistência, utilize halteres.

Prancha

Deite-se de bruços sobre o chão e apoie os cotovelos sobre o chão. Use os dedos dos pés como ponto de apoio para os membros inferiores e, então, eleve um pouco a região pélvica.

Abdominais

Deite-se com a barriga para cima, coloque os pés no chão e flexione as pernas, formando um ângulo de 60 graus. Leve às mãos à nuca ou à altura das orelhas, eleve o tronco e direcione sua cabeça no sentido dos joelhos.

Mantenha o abdômen contraído e retorne à posição inicial, encostando a cabeça no solo. Se quiser aumentar o nível de dificuldade deste exercício utilize anilhas ou halteres.

Pular Corda

Um dos mais simples exercício de ginástica funcional, o ato de pular corda queima diversas calorias enquanto é praticado. Para que a atividade seja mais eficaz, alterne os saltos dados a cada pulo e pratique.

A ginástica funcional é uma excelente alternativa não apenas de garantir condicionamento físico e maior resistência, como também se divertir e inserir hábitos saudáveis em seu dia a dia.

Gostou de nossas sugestões? Escolha alguns dos exercícios que trouxemos aqui e movimente-se.

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