Ganhar Músculo Rapidamente: Veja as Melhores Dicas para alcançar seu objetivo

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Ganhar Músculo Rapidamente

Além de emagrecer e definir o corpo, ganhar massa muscular é uma finalidade cada vez mais buscada nas academias. Porém, ganhar massa muscular é um pouco mais complexo que conseguir perder peso, pois antes você precisa emagrecer. E muitas pessoas desistem pelo caminho, antes mesmo de ver os primeiros resultados. Nesse artigo nós temos as melhores dicas para você ganhar músculos sem perder a motivação.

Nem todo mundo consegue ganhar massa muscular com tanta facilidade e o motivo pode estar nos hábitos errados que você segue no cotidiano. Por isso separamos informações essenciais para quem quer ganhar massa muscular rapidamente.

A primeira dica de todas é: tenha foco, força de vontade e persistência. Não seja apressado! Se você nunca fez um treino de hipertrofia, comece de forma lenta e progressiva. Os resultados podem demorar um pouco a aparecer, mas eles vão chegar. É não desistir e perder o foco!

Ganhar Massa Muscular Rapidamente

A dieta certa para ganhar massa muscular

Algumas pessoas se esforçam o máximo que podem na academia para ganhar massa muscular, tomam suplementos e mesmo assim não alcançam o resultado esperado, às vezes  ficam até mais inchadas e com excesso de gordura.

E ai, fica a pergunta: mesmo com essa dedicação aos exercícios, como pode o corpo não corresponder da forma esperada e o ganho de massa muscular demorar tanto para acontecer?  E a resposta é bem simples. Não vai haver resultados ou eles vão demorar muito a acontecer se você não seguir uma dieta adequada.

A primeira coisa é entender que para ganhar músculos rapidamente, ter uma boa alimentação é tão importante quanto à dedicação aos treinos físicos. Entendido isso, podemos prosseguir para melhorar os seus resultados de ganho de massa muscular.

Para aumentar a massa muscular, você precisa comer mais e consumir mais calorias e gorduras. E você não leu errado, é isso mesmo. Porém, não pense que como o objetivo é ganhar massa muscular e você precisar comer mais para isso, sua dieta está liberada. Não é qualquer caloria e qualquer gordura que podem fazer parte dieta.

É preciso consumir os alimentos certos na sua dieta, aqueles que vão fazer você perder gordura e ganhar massa magra. Porque é exatamente assim que os resultados vão chegar mais rápido: perdendo peso e gordura para conseguir aumentar a massa magra e os músculos.

As proteínas são a peça chave na alimentação de quem deseja ganhar massa muscular, pois elas proporcionam a reparação e o crescimento dos músculos. As gorduras boas e carboidratos também ajudam nesse processo e devem fazer parte da sua dieta.

Então, o que não pode faltar na sua dieta para ganhar massa muscular rapidamente?

  • Ovos;
  • Carne vermelha magra, frango, carne de porco, peru, pato;
  • Peixes em geral: sardinha, atum, salmão, truta, lagosta;
  • Abacate;
  • Óleo de coco, óleo de linhaça;
  • Azeitona;
  • Azeite de oliva extra-virgem;
  • Manteiga natural;
  • Castanha de caju, castanha do Pará, amêndoa, avelãs, nozes, macadâmia, pistache;
  • Sementes de girassol, de abóbora e gergelim;
  • Linhaça;
  • Aveia;
  • Grãos integrais;
  • Queijos naturais e orgânicos, queijo cottage, iogurte natural;
  • Legumes e verduras;
  • Frutas em geral (no máximo dois por dia, pois o corpo as transformam rapidamente em gordura).

Evite na dieta: farinha e seus derivados (pão, massa, bolo, etc.), açúcar, refrigerante, bebidas energéticas e bebidas artificiais.

Essa é apenas uma pequena lista de alimentos que você deve incluir na sua alimentação, quando o foco é ganhar massa muscular rapidamente. Mas observe que são muitos alimentos e é preciso uma organização para poder consumi-los e ter um resultado satisfatório.

É importante pautar a dieta na disciplina, pois o sucesso consiste na capacidade de ter autocontrole para seguir a dieta corretamente no dia a dia. Até mesmo esses alimentos recomendados devem ser consumidos com cautela, por mais que a dieta para ganho de massa muscular exija o consumo maior de alimentos por dia,

Junto com seu nutricionista, monte um cardápio realista e que se encaixe no seu cotidiano e preferências.

Suplementos alimentares para a alimentação

A dieta variada e rica nutricionalmente deve sempre ser prioridade, mas os suplementos são importantes para fornecer o que a sua alimentação não consegue oferecer para o corpo. Pois, deficiência de alguns nutrientes podem diminuir as funções corporais normais e diminuir a recuperação e construção de massa magra no corpo.

Então, os suplementos tem sim seu lugar de destaque e importância no objetivo de ganhar massa magra.

Os suplementos alimentares mais indicados para complementar a dieta são:

  • Whey protein;
  • Maltodextrina e dextrose;
  • Creatina;
  • Óleo de peixe (fish oil).

Esses produtos são formulados especialmente para ajudar você a aumentar a massa muscular e são facilmente encontrados.

Exercícios físicos para dilatar e crescer os músculos

A musculação sempre vai ser muito importante no processo de construção dos músculos, mas outras atividades físicas também são importantes porque ajudam a dilatar os músculos.  Levantamento de peso, pilates e boxe são exemplos de exercícios que têm o objetivo de aumentar a massa muscular e ainda dão uma ajudinha na queima de calorias!

Veja a seguir algumas informações importantes para turbinar o seu treino e potencializar os resultados:

Diversifique os exercícios

Treinar na zona de conforto dificulta bastante o ganho de massa de forma rápida. É necessário diversificar os exercícios e trabalhar grupos musculares diferentes  durante a semana para fortalecer todos os músculos e definir o corpo. Mais ainda, varie o treino a cada mês para que o corpo não se acostume aos mesmos exercícios e continue perdendo peso e ganhando massa muscular.

Faça o treino de força antes dos exercícios aeróbicos

Normalmente, o que acontece é justamento o contrário. E se você faz isso, pare agora! Quem quer ganhar massa muscular precisa organizar bem seus treinos de acordo com os seus objetivos.

Exercícios aeróbicos vão queimar gordura, reduzir a energia e a força disponível para o treino muscular, muito importante para o ganho de massa.

Treine regularmente

Pegar pesado apenas um dia na semana não garante resultados significativos para os músculos. Para aumentar a massa muscular é preciso suar, no mínimo três vezes por semana.

Deixe os músculos descansarem

Exercícios regulares são realmente importantes, porém também é importante ter um tempo para os músculos descansarem. Isso não significa que você deve deixar de treinar por alguns dias, na verdade o que você não deve fazer é exercitar o mesmo grupo muscular em dias seguidos.

O que fazer para facilitar o ganho de massa muscular

Já vimos que para ganhar massa muscular rapidamente é preciso:

  • Ter uma boa alimentação e consumir bastante alimentos ricos em proteínas;
  • Tomar suplementos alimentares;
  • Ter um treino focado no aumento da massa muscular;
  • Descansar, evitando treinar os mesmo grupos musculares em dias consecutivos, pois é no tempo de descanso que o músculo cresce.

Mas outros fatores também estão relacionados ao ganho de massa muscular. Então veja o que mais você pode fazer para facilitar e potencializar os seus resultados:

Aquecimento rápido

Ao invés de ficar 30 minutos na esteira ou na bicicleta, faça 20 polichinelos, por exemplo. Não perca muito tempo no inicio do treino, mas faça um rápido aquecimento para aquecer o corpo e evitar lesões;

Comece pelo mais difícil

Exercícios mais pesados precisam de mais energia e força, portanto execute-os primeiro. Começar o treino com as atividades de maior intensidade aumentam a perder peso e definem o corpo mais rapidamente;

Animação

Crie uma boa playlist para não deixar o ânimo acabar. Músicas mais animadas aumentam a frequência cardíaca e a energia para o treino;

Foco na musculação

Alguns estudos apontam que a maior perda de peso está relacionada aos exercícios de musculação e não nos aeróbicos, pois mesmo após o treino de musculação, os tecidos musculares seguem queimando calorias;

Ganhe tempo

Fazer exercícios em superfícies instáveis como, colchão ou cama elástica acelera os resultados, tonificando mais rapidamente os músculos do abdômen, da lombar e do quadril;

Desafie o corpo

A corrida é um tipo de movimento natural, ao invés disso prefira andar em passos mais rápidos, em caminhada mais intensa. Desafiar o corpo gasta mais calorias.

Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma duvida na sua dieta ou nos exercícios físicos para ganhar massa muscular rápido? Deixe aqui nos comentários.