O que fazer para ganhar massa muscular?

0

Ganhar massa muscular não é uma tarefa tão fácil, mas é o objetivo de muitos a ser atingido. Pois bem, para crescer, é necessário que você coloque em prática uma série de tarefas de modo que em conjunto acelerem seu desempenho. E a ideia aqui é focar na alimentação, não é comendo qualquer coisa que o ganho da massa virá.

A primeira coisa a se fazer é escolher os alimentos certos para consumir e ter uma dieta que consiga suprir todas as necessidades do organismo, pois se isso não acontece, de nada vai adiantar todo sacrifício. Por isso, existem alguns suplementos importantes, como arginina, ornitina, vitamina B, dentre outros.

Será que o organismo encontra tudo o que precisa nos alimentos?

O nosso organismo é incrível, mas existem algumas vezes que ele não é capaz de dividir, agrupar e utilizar de forma correta, todos os nutrientes encontrados na dieta, pois para o ganho de massa muscular, a dieta exige uma entrada grande de nutritivos, portanto, é preciso impeli-los no sistema digestor de forma separada, em uma forma que possa ser sintetizado facilmente.

Vamos aos alimentos!

 

Amêndoas

As amêndoas possuem altos níveis de alfa-tocoferol e vitamina E. Dois punhados por dia podem substituir facilmente um lanche e ainda ajudar a aumentar a massa muscular. A vitamina E é responsável por combater radicais livres que são produzidos ao fazermos exercícios pesados, quanto menos radicais livres em nosso corpo causando danos, mais rápido nosso corpo pode voltar ao crescimento dos músculos. Além de tudo isso, estudos indicam que comer amêndoas pode ajudar na proteção contra doenças como o Alzheimer, já que possui vitamina E.

 Batata Doce

O sucesso da batata doce deve-se ao seu baixo índice glicêmico. Esse índice indica a velocidade com que o açúcar vai parar na circulação assim que comemos, sendo assim, quanto mais baixo, melhor. Alimentos com baixo índice glicêmico liberam energia mais lentamente, o que faz com que o ritmo para o treino seja mantido por mais tempo. Além disso, possuem algumas vitaminas e nutrientes como vitaminas A e B, e minerais como o cálcio.

 Feijão e outras leguminosas

O feijão e outros leguminosqas são responsáveis por trazer ao nosso corpo um aminoácido chamado lisina, que não pode ser produzida pelo nosso corpo, sendo necessário o consumo do queridinho nas mesas dos brasileiros. A lisina é responsável por prevenir cáries, câncer e doenças degenerativas, diabetes e ajuda no controle do peso. Portanto, consumir ao menos uma porção de feijão, lentilha ou qualquer outro tipo de leguminosa por dia é muito importante para o corpo, ainda mais para quem pretende ganhar massa muscular de forma saudável.

 Salmão

O salmão é um alimento com alto índice de proteínas, além disso, é cheio de ômega três, gordura extremamente benéfica ao organismo, principalmente, para quem pretende ganhar massa, e isso acontece, pois ele produz hormônios que aceleram o crescimento muscular. Além disso, o ômega três ajuda no combate a doença ao coração e degenerativas como o mal de Alzheimer.

Ovo

Apesar da carne ser mais eficiente na formação dos músculos, o ovo possui mais proteínas e uma grande vantagem, possui vitamina B12. A vitamina B12 é super importante justamente pelo fato de ajudar na contração dos músculos e na diminuição dos níveis de gordura no corpo. Age de forma dois em um, porque comer ovo depois do treino ajuda a recompor as energias. Portanto, se você pretende criar massa muscular de forma acelerada, não pode deixar o ovo fora da sua dieta. Sem ovo, você provavelmente vai crescer com menos velocidade do que deveria.

Iogurte

O iogurte possui muitas proteínas e carboidratos que ajudam a recompor a energia pós-treino. Atenção! É necessário que o iogurte seja sem açúcar, afinal, a meta é ganhar massa muscular, e não recuperar tudo que queimou durante todo o treino. Os carboidratos do iogurte associados a frutas, ajudam a aumentar os níveis de insulina equilibrando as taxas de açúcar no sangue e impedem a queima de massa muscular para repor energia perdida nos exercícios. Além do mais, o iorgute acelera o metabolismo, ajudando na queima de gordura.

 Azeite de Oliva

Rico em gorduras monoinsaturadas (ômega-9) e poli insaturadas o azeite diminui os níveis de TNF-alfa, aquela substância insuportável que está ligada ao enfraquecimento e desgaste dos músculos. Outra vantagem incrível no consumo do azeite é o fato de que ele possui alto teor de gorduras saudáveis que afastam os riscos de doenças cardíacas, câncer de colo de útero, diabetes e osteoporose.

 Água

A falta de água no organismo é altamente prejudicial, principalmente para quem deseja entrar no ritmo de ganhos de massa, infelizmente, poucas pessoa sabem e dão atenção a essa informação. Pois bem, quanto mais hidratado o corpo estiver, mais acelerado será o crescimento da musculatura. Um músculo com apenas 3% de desidratação, tem uma perda de 10% na força e de 8% na velocidade, ou seja, quando o músculo está desidratado a tendência é se cansar muito mais rápido. Além disso, a água facilita a eliminação de toxinas pela urina, melhorando todo o funcionamento corporal. Segundo estudos, quem bebe acima de cinco copos de água por dia corre 54% menos chance de sofrer ataques cardíacos fatais.

 Café

Com um alto teor de cafeína, o café contribui na melhora do desempenho, concentração e a disposição para malhar. No mais, o café ajuda na aceleração do crescimento dos músculos, ajudando a aumentar as repetições feitas nos exercícios e contribuindo na queima de gordura. É muito bom tomar uma xícara de café entre 30 e 60 minutos antes de dar início aos treinos.

Quantos alimentos importantes, hein?!

Pois é! Como se pôde observar, são alguns alimentos ricos em substâncias importantes para a contribuição dos ganhos de massa, seguindo uma dieta eficiente e fazendo de forma adequada os exercícios focados nesse intuito, o sucesso virá, com toa certeza. Porém, não podemos esquecer que aqui são dicas dadas por profissionais e nada aleatório, portanto, importante procurar um profissional em nutrição para passar uma dieta adequada ao seu corpo e um profissional em educação física para passar o treino que mais cabe para você. Se cuida e se ame em primeiro lugar!

Então foco, força e fé que você chega lá!