Quais as Melhores Vitaminas para Fisiculturistas?

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Vitaminas para Fisiculturistas
Vitaminas para Fisiculturistas

Vitaminas são importantes para qualquer um, inclusive para os fisiculturistas. Elas regulam o nosso corpo, dão energia e tem muitas outras funções para a manutenção do nosso organismo.

Aqui vamos falar das melhores vitaminas para fisiculturistas, quais são as suas funções, onde encontrar e a importância dentro do fisiculturismo.

Melhores Vitaminas para Fisiculturistas

Cobalamina

A cobalamina, ou vitamina B12, é importante para o funcionamento do nosso organismo. Sem ela podemos sentir diversos sintomas, que incluem principalmente o cansaço e a sensação de estar “viajando”. A deficiência de B12 também pode causar anemia.

Dentro do fisiculturismo, a vitamina B12 ajuda no metabolismo dos carboidratos e ajuda na manutenção do sistema nervoso e essa, por sua vez, estimula o tecido muscular. A estimulação do tecido muscular é essencial para o crescimento dos músculos.

É sempre importante fazer exames antes de tomar qualquer suplemento, pois o excesso também pode fazer mal. Porém cerca de 40% da população tem vitamina de B12 e poucos nutricionistas passam esse exame, então é essencial que você peça ao seu nutricionista uma requisição para verificar a sua vitamina B12.

Para quem tem deficiência de vitamina B12, dificilmente vai conseguir recuperar na alimentação, já que são poucos alimentos que tem doses apropriadas de vitamina B12 e por isso você provavelmente vai ter que tomar algum suplemento.

Vitamina C

A vitamina C é uma das vitaminas mais faladas por aí e é claro que é uma das melhores vitaminas para fisiculturistas. Essa vitamina não é apenas para tratar ou prevenir a gripe, ela também tem propriedades antioxidantes, auxilia a absorção de ferro e regula algumas funções em nosso organismo.

Em relação ao fisiculturismo, a vitamina C ajuda na recuperação das células musculares e também auxilia na formação e liberação de esteroides e eles são essenciais para o crescimento muscular.

Ao contrário da vitamina B12, a vitamina C é facilmente encontrada nos alimentos e por isso não é necessário fazer o uso de suplementação. As frutas cítricas são as maiores fontes dessa vitamina.

As Melhores Vitaminas para Fisiculturistas
As Melhores Vitaminas para Fisiculturistas

Biotina

A Biotina, também chamada de vitamina B7 e B8, é essencial para a manutenção do sistema nervoso, melhora o metabolismo, regula o colesterol e triglicerídeos e regula os níveis de açúcar.

Dentro do fisiculturismo, a Biotina é essencial para o metabolismo de aminoácidos e na produção de energia. Além disso, a Biotina auxilia na reparação do tecido muscular após o treino.

São raros os casos de deficiência dessa vitamina, já que ela é encontrada em vários alimentos, como: peixes, gema de ovo, soja, aveia, brócolis, batata, couve-flor, banana, entre outros.

Vitamina E

No nosso corpo, a vitamina E tem funções como: prevenir doenças cardiovasculares, fazer a manutenção do sistema imunológico, além da sua ação antioxidante, que é uma das funções mais importantes da vitamina E.

A vitamina E é uma das melhores vitaminas para fisiculturistas porque ela ajuda no ganho de massa muscular. Ao atuar nos níveis de cálcio e potássio, a vitamina E acaba influenciando positivamente na saúde muscular.

Assim como no caso da Biotina, raramente uma pessoa tem deficiência de vitamina E, mas caso você tenha essa deficiência, é só comer mais um dos seguintes alimentos: amêndoas, peixes oleosos, abacate e outros vegetais gordurosos.

Tiamina

Mais uma vitamina do complexo B, a Tiamina ou vitamina B1 melhora as funções cerebrais, melhora a digestão, tem função antioxidante e auxilia na saúde do coração.

Quanto ao fisiculturismo, a Tiamina é importante porque ajuda no metabolismo das proteínas e no crescimento muscular. Além disso, por estar envolvida na formação da hemoglobina, a Tiamina também auxilia no transporte do oxigênio para os músculos.

As principais fontes de Tiamina são: legumes secos, carnes magras, leguminosas, nozes, aves, levedo de cerveja e carne de porco. E a deficiência de vitamina B1 pode causar uma doença chamada beribéri, onde o metabolismo dos glóbulos vermelhos ficam alterados

Conclusão

É importante que as vitaminas estejam na quantidade correta, tanto a deficiência, quanto o excesso podem ser prejudiciais. Por isso é importante fazer exames para checar o nível das vitaminas antes de tomar qualquer suplemento.

Caso você esteja com alguma deficiência, a melhor forma de combate-la é se alimentando melhor, fazendo uma dieta balanceada. Os suplementos só devem ser tomados em último caso. Sempre faça esse acompanhamento com um nutricionista, ele é a melhor pessoa para te indicar algum suplemento ou fazer um ajuste na dieta.

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