Estimular ou Aniquilar? A verdade sobre treinar até a falha muscular

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Você sabe como é treinar até a falha muscular?

Se você procura ganhar músculos cada vez mais definidos e avantajados, já deve ter escutado falar em um ritmo intenso de treinamentos que é capaz de estimular os seus músculos até a tão famosa e especulada “falha muscular”.

E o que viria a ser uma falha muscular? É a fase onde o fisiculturista treina de forma intensa, fazendo repetições até não aguentar mais, e quando se alcança a fadiga extrema no corpo, o músculo finalmente cresce. Isso é exatamente o que é pregado no mundo do fitness.

Alguns ainda dizem que se você não treinar até a falha muscular, você estará desperdiçando tempo com as repetições “rasas”, e que só mesmo executando o número máximo de repetições até o nível que o fisiculturista aguenta, é o que de fato levará você atingir o seu objetivo de crescimento muscular.

O que acontece para se chamar de “falha muscular”, é quando o atleta está levantando uma barra e quando chega ao nível extremo de dificuldade, depois de algumas repetições, perde a força e não consegue mais subir a barra, dá-se aí então o momento da falha muscular.

Qual é a verdade sobre a falha muscular? O que os estudos dizem sobre isso?

De acordo com alguns estudos controlados, o espanhol Dr. Mikel Izquierdo, um pesquisador, descobriu que quando os atletas treinam até a falha muscular em todos os treinos, os níveis de cortisol aumentam de forma drástica e isso ainda acaba de certa forma realizando o impedimento dos hormônios anabólicos como no caso do IGF-1.

Isso indica dizer que as pessoas que treinam até a falha em todas as séries, acabam dificultando os ganhos de massa muscular ao longo do tempo.

Podemos dizer também que, de acordo com um outro estudo, dessa vez realizado no Centro de Esporte e Medicina na Espanha, outro grupo de pesquisadores acabou descobrindo que quando os atletas treinam até a falha muscular, os níveis de adenosina monofosfato também acabam subindo de forma significativa, principalmente se compararmos aos atletas que não fizeram treinamentos até a falha.

Podemos dizer que, quando a célula está sem energia é justamente nessa fase onde há um aumento elevado de adenosina monofosfato, e isso acaba reduzindo a própria síntese proteica, algo que não é tão vantajoso para o crescimento muscular.

Mas, então o que se pode fazer para treinar de forma eficiente para estimular a hipertrofia?

É bastante fácil você saber, basta treinar de 1 a 2 repetições antes do momento da falha muscular.

Então, isso quer dizer que quando você sentir que está chegando ao seu nível extremo de cansaço, a ponto de estar quase perdendo suas forças para levantar a barra, faça apenas mais duas repetições e finalize antes de se sentir totalmente sem força (falha muscular).

Agora, se você ainda quer trabalhar usando esse conceito da “falha muscular” a todo modo, por achar importante, pelo menos experimente deixar para atingir a falha muscular no momento final da última série de um exercício, pois fazendo isso você vai estar reduzindo os efeitos negativos da falha.

É daí que surge o termo: “Estimular ou aniquilar”, pois se você souber usar a falha muscular a seu favor, digo, no tempo certo do seu exercício, você poderá estar estimulando os seus músculos. Agora, caso você se precipite e usa a “falha” no momento errado, poderá estar de certa forma, “aniquilando” o crescimento muscular, impedindo, do mesmo modo que expliquei anteriormente.

4 Curiosidades sobre Hipertrofia Muscular

1) A hipertrofia ajuda a definir cada vez mais o seu corpo

Se uma pessoa tem uma quantidade percentual baixa de gordura, e deseja definir o corpo, mas sem desejar um alto grau de crescimento de massa muscular, mesmo assim terá ainda que investir nos estímulos dos métodos de hipertrofia.

Ou seja, quando queremos estar com o corpo mais modelado, até mesmo os treinamentos de musculação vão estar propiciando as vantagens que precisamos para o corpo.

Aqui no blog tem um artigo que lhe revela informações importantes, onde fala do receio que as mulheres têm em fazer musculação, pelo fato de poderem estar ganhando músculos.

O potencial muscular natural das mulheres

Nesse artigo é revelado que se a musculação for feita no ritmo e intensidades adequados, poderão estar propiciando a diminuição da flacidez corporal e ainda uma melhor definição do corpo, não necessariamente o aumento da espessura dos músculos, que é o que as mulheres tanto temem, ficar com um corpo masculinizado.

2) Atrás da gordura podemos encontrar os músculos

Os músculos ficam abaixo da gordura no nosso corpo, é tanto que, se você ganhar músculos e não perder a gordura, terá uma aparência inchada, e por isso, para poder ter uma melhor definição, principalmente no corpo feminino, é necessário perder gordura primeiro.

Então, podemos afirmar ainda mais, que para o processo de definição de músculos, é mais importante ver as medidas do que pesar o corpo, principalmente pelo fato de que, quando você está ganhando músculos, também aumenta o seu peso.

3) Descubra qual é a base do bom crescimento muscular

A base para você conseguir um crescimento muscular eficiente é a sua alimentação. Você deverá consumir proteínas e carboidratos para que possa estar desenvolvendo seus músculos e fazendo com que se fortaleça, principalmente na reparação dos mesmos.

Nossos músculos são feitos com a ajuda específica das proteínas, além disso, elas estarão contribuindo até mesmo para acelerar o seu metabolismo.

O que é recomendado é você fazer pelo menos refeições de 3 em 3 horas. E dependendo do seu objetivo, se quiser poderá estar suplementando a sua alimentação com maltodextrina (carboidrato) e a famosa Whey Protein (proteína). Lembrando que é necessário sempre uma orientação nutricional antes de optar por consumir tais suplementos.

4) Durma para poder definir melhor seu corpo

O sono regular é importante para diversos fatores interligados a sua saúde, até mesmo para a estimulação do crescimento muscular.

E é justamente nesse período que as células do seu corpo estarão sendo reparadas, lhe proporcionando benefícios para o desenvolvimento dos seus músculos.

O ideal é que você durma pelo menos 8 horas por dia. E mesmo assim, você deve ficar esperto para também não dormir demais.

Se você seguir uma alimentação correta, fizer treinamentos no ritmo adequado, beber bastante água e dormir na quantidade ideal, poderá estar desenvolvendo um físico desejado em menos tempo do que imagina.

Então foco, força e fé