Proteína animal é melhor que vegetal?

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A proteína é uma estrutura básica do corpo humano. Elas atuam de diversas formas no organismo e se tornaram extremamente importante para quem faz dieta, pois se ela for ingerida de forma correta, ajuda até na perda de peso e no ganho de massa magra.

A proteína habita em apenas 20% do nosso corpo e por isso é tão importante obter uma quantidade diária equilibrado, pois o nosso não armazena a proteína. Existem várias formas de se obter o composto, pois existem milhares de fontes de proteína, seja ela no reino animal ou no vegetal.

Existem opiniões diferentes com relação a qual proteína seria melhor para o organismo. Algumas pessoas assumem a vegetal como superior a animal e outras pessoas dizem que não existe diferença entre as duas.

O que é proteína?

A proteína é uma sequência de aminoácidos essenciais para o corpo. Eles podem ser encontrados em várias fontes externas, garantindo assim que o seu corpo fique mais saudável.

A absorção da proteína no organismo através da alimentação é um pouco complicada, por isso as pessoas que frequentam a academia procuram suplementos alimentares para garantir o acesso a níveis corretos de proteínas diariamente.

O que é preciso saber sobre a proteína?

A proteína possui um papel importantíssimo dentro do corpo humano, elas atuam como enzimas, ajudam na coagulação do sangue, no reparo do DNA e ajuda a produzir energia. Por serem aminoácidos essenciais para o nosso organismo, nós precisamos estar ingerindo diariamente, pois o corpo só produz uma certa quantidade.

Existem no total 20 aminoácidos para que o corpo construa proteínas, eles são classificados em: essenciais e não essenciais. Alguns são produzidos pelo organismo e outros não.

Qual os benefícios da proteína para quem faz atividade física?

O ganho de massa muscular é um dos benefícios que a proteína traz para quem treina seriamente, para aquele que busca uma definição corporal e uma força maior. Quando ela é fundida a treinos e regime, ajuda na redução de gordura do organismo.

Além dos benefícios estético e físicos que ela traz, ajuda também a recuperação muscular e na redução de dores após o treino.

Proteínas: animal x vegetal

A proteína de origem animal tem um alto valor biológico, consequentemente é uma proteína praticamente completa, pois tem tudo em quantidade correta e consegue atender a todas as necessidades que o corpo precisa.

As proteínas de origem vegetal, tem um valor biológico bem menor e não tem os aminoácidos necessários para o corpo humano. Portanto, se você tem uma dieta de base vegetal, pode acontecer de ter uma deficiência de alguns aminoácidos.

Uma proteína é melhor que a outra?

Na verdade, não. É importante existir o equilíbrio, ele é a chave de qualquer alimentação saudável. Uma tem um fornecimento maior que a outra em relação a aminoácidos, mas existem difíceis em outras áreas, por exemplo: a proteína vegetal tem poucos aminoácidos, mas em compensação ele é rica em vitaminas, fibras, carboidratos e não possuem gorduras prejudiciais ao organismo.

 

Portanto, colocar que uma é melhor que a outra não é uma forma adequada de se analisar as proteínas. As duas são importantes em suas respectivas funções, pois se completam e cada uma tem composições extras além dos aminoácidos, as duas são importantes igualmente para o organismo.

A proteína de origem animal ajuda na hipertrofia muscular?

A proteína animal tem um papel extremamente importante quando se diz respeito a hipertrofia muscular, ou seja a proteína tem uma função de reconstruir fibras musculares que sofreram lesões por conta do treino e por isso ocasiona um aumento da musculatura. Sendo assim, a proteína animal tem esse papel importante para quem quer  ter um aumento da musculatura.

A proteína de origem vegetal ajuda na redução de peso?

Poucas pessoas sabem que a proteína de origem animal tem um papel importante quando se fala na redução de medidas e perda de peso. Por ser uma proteína com baixa quantidade de gordura, dar sensação de saciedade e contém um valor alto de fibras, a proteína vegetal auxilia na hora que você decidi perder peso.

Portanto, na hora de tomar algumas decisões com relação a esse consumo de proteínas para perder peso, é importante procurar um profissional na área de nutrição para ele lhe dê uma dieta de acordo com a sua necessidade.

Os suplementos alimentares que contém proteína se tornaram uma ajuda nos treinos? Porque?

Os suplementos alimentares trouxeram uma vantagem enorme para a absorção de proteínas. Eles ajudam os atletas a manterem um nível de aminoácidos equilibrados durante todo o dia, até pela parte da noite enquanto estão dormindo e ajudam a preparar o corpo tanto antes do treino, como depois do treino também.

A recusa de comer proteínas de origem animal é prejudicial a saúde?

De jeito nenhum, na verdade existem estudos atuais mostrando que os vegetarianos têm menos riscos de serem acometidos por certas doenças. Claro que essas pessoas precisam ter um olhar mais minimalista na hora de comer algo, precisa de uma dieta totalmente balanceada para que não falte nada no organismo e é necessário um planejamento maior.

Porém, quando a decisão de excluir alimentos de origem animal da alimentação é tomada, é necessário acontecer uma substituição dos alimentos e nada melhor do que um nutricionista para fazer uma dieta alimentar satisfatória e rica em tudo que é preciso.

Concluímos então, que a proteína é um nutriente de extrema importância para o organismo, seja ela animal ou vegetal. Além de fazer as funções que ele já tem no organismo, ajuda na redução de peso, aumento da musculatura e ajudando tanto no treino como no pós.

É evidente que uma dieta rica em carboidratos pode evitar certas doenças e que não existe uma proteína melhor que a outra, elas se completam e equilibram o organismo. O equilíbrio se tornou a palavra chave quando se fala de consumo de proteína, principalmente a animal, pois ela tem certas composições nocivas ao organismo.

É importante entender que a ajuda de um profissional da área é necessária na hora de tomar algumas decisões, pois ele vai saber o que é realmente o melhor para atender as necessidades do seu organismo.

Ou seja, regra de ouro, sempre procure acompanhamento profissional!

Te encontro no próximo post.