A diferença entre percentual de gordura corporal e índice de massa corporal

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Você sabe a diferença entre percentual de gordura e índice de massa corporal?

Muitos não sabem como distinguir e ficam se perguntando, nessa dúvida infinita de termos que na realidade são bem simples: Qual a diferença entre percentual de gordura e IMC (índice de massa corporal)?

Apesar de semelhantes os termos, há uma enorme diferença entre percentual de gordura e índice de massa corporal.

O que é IMC ( Índice de massa corporal )?

O Índice de Massa Corporal é um cálculo feito com a sua altura e o seu peso, é um cálculo simples que resulta em um índice, que indica se você está com o peso normal, sobrepeso, obesidade ou obesidade mórbida.

É tido através de uma fórmula bem simples e prática, qualquer pessoa que sabe a fórmula pode fazê-lo e descobrir em que estágio do peso está.

Isso facilita para orientar o indivíduo a prestar mais atenção na alimentação. Algo bem básico, mas que pode sim ajudar.

A fórmula para você descobrir o seu índice de massa corporal (IMC) é realmente muito fácil de se fazer, veja como se faz e descubra qual é o seu índice:

IMC = peso ÷ altura² : (consulte o seu resultado abaixo)

Abaixo de 17   —————————————— Muito abaixo do peso

Entre 17 e 18,49  ————————————–  Abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,99 ————————————– Peso normal

Entre 25 e 29,99 —————————————- Acima do peso

Entre 30 e 34,99 —————————————– Obesidade I

Entre 35 e 39,99  —————————————- Obesidade II (severa)

Acima de 40 ———————————————– Obesidade III (mórbida)

A seguir você vai conhecer quais são as vantagens de descobrir o seu IMC

Quais as vantagens ou características de saber o seu IMC?

  • O índice de massa corporal é muito fácil de fazer
  • Qualquer pessoa pode saber em que estágio de peso está, para saber se precisa investigar a alimentação e fazer mais exercícios
  • Não precisa ir para nenhum lugar para fazer esse cálculo, qualquer um pode fazer sabendo a fórmula
  • O resultado do IMC não é um indicador exato de qual dieta você deve estar seguindo
  • Você não descobre a quantidade exata de gordura que contém no seu corpo
  • Em comparação ao percentual de gordura corporal, o IMC se tonar uma informação muito genérica

O que é percentual de gordura corporal?

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Agora você vai saber o que é exatamente esse percentual de gordura corporal, geralmente, quando você se matricula em uma academia, há algum profissional que realiza essa avaliação no seu corpo, e se trata nada mais nada menos do que uma medição corporal que é realizada em diferentes partes do seu corpo: barriga, braços, pernas e costas.

Essa medição é mais aprofundada do que o IMC, a porcentagem de gordura corporal é a quantidade de gordura do seu corpo em relação a quantidade de massa magra. E só é possível saber a quantidade de gordura do seu corpo sabendo dados como idade, gênero e aspectos físicos para um resultado mais detalhado.

Para que se possa fazer essa medição em alguns estabelecimentos, como academias e consultorios, por padrão pode ser usado uma espécie de compasso que tem dobras cutâneas e funciona causando uma leve pressão no corpo do indivíduo que está sendo medido. Em seguida, o profissional faz um cálculo bem mais preciso, onde irá descobrir uma porcentagem interessante da quantidade de gordura corporal da pessoa.

Essa análise é mais detalhada e poderá estar indicando de forma mais interessante quanto de massa gorda o indivíduo deverá perder ou ganhar.

A fórmula leva em conta o gênero do indivíduo e é até precisa como as que comparamos nas medidas clínicas.

A seguir você vai aprender uma fórmula para descobrir qual é o seu percentual de gordura corporal, antes de tudo, é necessário já ter calculado o seu IMC (índice de massa corporal) como explicado acima, pois você também vai usar esses dados na fórmula.

Quando usamos a fórmula para descobrir a gordura corporal, temos que usar o gênero e relacionar um determinado número para o mesmo.

No caso dos homens, colocamos o número 1, e no caso das mulheres, adicionamos o valor 0. O cálculo é feito dessa forma:

(1,20 x IMC) + (0,23 x idade) – (10,8 x sexo) – 5.4

No exemplo dizemos ao cálculo que é uma mulher de 27 anos de idade, que possui como IMC o valor 22, então a formula seria adaptada para ser feita desse modo que você vai ver logo a seguir:

(1,20 x 22) + (0,23 x 27) – (10,8 x 0) – 5,4 = 27,21%.

É bem fácil de se fazer e ajuda a saber um resultado bem aproximado do exato, e abaixo você vai poder ver uma tabela para ter uma melhor noção de porcentagem de gordura ideal para homens e mulheres, de várias idades.

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Quais as vantagens de saber o seu percentual de gordura corporal?

  • O percentual de gordura corporal é bem mais preciso para você poder ajustar sua alimentação e exercícios físicos
  • Você pode fazer esse cálculo por conta própria sabendo a fórmula, é mais complexo, porém é mais preciso
  • Em academias e consultórios é necessária uma espécie de compasso cutâneo para saber o percentual de gordura corporal
  • O cálculo de percentual de gordura ajuda você a saber de forma exata a quantidade de massa gorda no seu corpo

Atualmente, as boas academias, os bons profissionais de nutrição e até mesmo os endocrinologistas devem orientar o paciente realizando esse cálculo, que é bem mais preciso.

Assim, poderá inclusive estar passando uma orientação nutricional mais apropriada.

Fique em forma ou fique doente

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Eu gosto dessa frase: “fique em forma ou fique doente”, a verdade é que essas informações todas que você leu até agora são muito importantes. Mas, apenas saber e não procurar melhorar os seus índices não vai valer de nada…

Quando as pessoas têm níveis altos de gordura corporal, elas têm muito mais predisposição a desenvolver problemas no coração, pressão arterial alta, etc.

E outro fator importante e que poucos sabem é que, por exemplo, a porcentagem de gordura corporal de uma mulher que é atleta, é diferente do valor de uma mulher que não é, e isso porque são mulheres com um funcionamento metabólico diferente.

E há também aqueles que possuem um biótipo que possuem uma quantidade de gordura maior no corpo naturalmente, mas que nem por isso, causa prejuízos a saúde.

O segredo é você seguir uma dieta moderada, mesmo que você se alimente de tudo, é necessário não exagerar em nenhuma alimentação.

Beba bastante água, o recomendado é beber em torno de 2 l de água por dia ou pelo menos 8 copos. E claro, seja adepto a prática de bons exercícios físicos, o recomendado é praticar atividades físicas pelo menos três vezes por semana, isso vai fazer com que o seu metabolismo funcione de forma muito melhor e sua saúde estará sendo cada vez mais melhorada com essa rotina saudável.

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