Tipos de Dietas para Mulheres Fisiculturistas

0
Dieta para Mulheres Fisiculturista

O sexo feminino vem ganhando a cada dia, maior espaço no campo do fisiculturismo. E isto tem despertado a atenção para as ousadas fisiculturistas e seus estilos de viver. Um dos motivos de maior interesse, fica por conta do assunto: tipos de dietas para mulheres fisiculturistas.

Se você também tem curiosidade para saber o que faz estas meninas obterem aquele corpo sarado, definido e perfeitamente esculpido, conheça aqui sua rotina alimentar e o que comem para manterem-se sempre em forma.

Dietas para Mulheres Fisiculturistas: Corpo Perfeito ou Músculos desproporcionais?

Já se foi o tempo em que havia certos preconceitos contra este esporte. Muitos se arrepiavam só de ouvir a expressão “fisiculturismo feminino”, achando que o corpo seria modificado a ponto de encobrir a graça e as curvas próprias da mulher.

Acreditava-se que os treinos pesados, os pesos e os exercícios, aumentariam a musculatura a ponto de gerar músculos desproporcionais e inadequados ao corpo feminino. A rejeição pelo esporte era devido a crença de que o corpo acabaria tornando-se semelhante ao corpo de um homem musculoso.

Atualmente, já se conhece bastante a respeito do que o corpo feminino consegue. Sabe-se até que ponto os músculos da mulherada podem ir.  E percebe-se que a coisa não é bem a assim. Já é de conhecimento geral, que existem categorias de fisiculturismo feminino, que vão determinar até onde a silhueta, o perfil e a aparência da mulher vão se transformar.

É verdade que existem fisiculturistas femininas que atingem um grau mais elevado. Estas, mudam seus corpos em uma imensidade de músculos. Fazem assim por vontade própria e à custo de dieta específica e treinos muito intensos.

As categorias Fisiculturistas

Para que você entenda melhor os tipos de dietas para mulheres fisiculturistas, é preciso estar por dentro das categorias fisiculturistas.

Estas categorias se referem ao tipo de competição da qual cada fisiculturista vai participar.  Cada uma faz opção pelo concurso onde deseja disputar. A partir daí é que serão definidos os perfis, os tipos de corpos, a quantidade maior ou menor de músculos, a definição, a silhueta e a aparência destas mulheres e suas dietas.

Mulheres Fisiculturistas

Para cada categoria Fisiculturista um tipo de Dieta

Categoria BiKini

As mulheres que desejam participar desta categoria são as mais invejadas. Seus corpos alcançam um padrão de estilo e beleza invejável. Esta categoria é a mais leve e a mais buscada pelas fisiculturistas.

Estas mulheres buscam fazer dietas e treinos que deixem seu corpo sarado, mas sem excesso de força muscular. O físico deve ser magro, porem alético. Os músculos ficam pouco visíveis, mas as curvas ficam acentuadas e bem delineadas. São as mulheres de corpo perfeito. Elas precisam de baixo percentual de gordura. Que dieta elas seguem? O que comem?

Veja um cardápio de uma fisiculturista desta categoria

Café Omelete com 4 claras e 40g de aveia+ linhaça (1 colher de sopa)
Lanche Os mesmos alimentos do café com adição de pasta de amendoim sem açúcar (1 colher de sopa)
Almoço 1 Filé de peixe (140g) + batata doce com verduras de folhas
Lanche 1 File de peito de frango + arroz e 10 amêndoas
Jantar 1 Filé de peixe (140g) + batata doce (80g) + 10 amêndoas e 45 gramas de abacate
Ceia 4 claras e abacate (30g)

 

Fisiculturista Carol Martins

 

Categoria Wellness (Body Summer)

A disputa nesta categoria é pelo corpo mais definido, com baixo percentual de gordura e com aparência bem saudável. O tipo de dieta destas fisiculturistas é para privilegiar a definição muscular sem capa de gordura. O corpo tem que estar nos trinques. Veja como é o tipo de dieta das fisiculturistas desta categoria.

Aqui está um exemplo de cardápio da musa Wellness (Body Summer), Aline Barreto:

 

Café Panqueca com 5claras e 1ovo inteiro + 30g de aveia+ 1 banana + 1 medida de Whey Protein
Lanche 30 gramas de Whey Protein + 30 gramas de castanhas
Almoço Arroz integral (50g) + Carne de bovina (Patinho – 150gramas) verduras e legumes com limao e azeite de oliva extravirgem.
Lanche Suplemento + água e maçã
Jantar 1 Filé de peixe (150g) + verduras e legumes com limão e azeite de oliva extravirgem + 100 gramas de abacate + suplemento multivitamínico + ômega 3

Categoria Body Fitness

Nesta categoria a coisa começa a esquentar! É preciso ombros largos, braços malhados e corpo com volume, mas sem gordura. É essencial mostrar musculatura com 0% de gordura corporal. Elas malham muuuito!  É comum dizerem que as fisiculturistas desta categoria possuem um corpo Y (ombro mais largo que os quadris, pernas finas e busto grande).

Este tipo de dietas para mulheres fisiculturistas, é comum entre as que disputam a categoria Body Fitness.

 

Café Omelete com 6 claras e 3 fatias de pão integral+ suplemento multivitamínico
Lanche Whey Protein + 2 colheres de aveia
Almoço Salada à vontade com azeite de oliva extravirgem + aveia (2colheres) + 2 Bifes de frango, grelhados
Lanche 2 Fatias de pão integral + Queijo branco + 100 gramas de peito de peru
Jantar Salada de folhas + legumes cozidos + peito de frango
Ceia Whey Protein + 1 dose de glutamina

Categoria Women’s Physique

Esta categoria já começa a se afastar dum pouco da delicadeza e fragilidade femininas. Ela exige que a mulher tenha mais músculos que as categorias anteriores.

É um nível de musculatura mais elevado, mas que ainda desenvolve um corpo menos musculoso e mais atlético. Estas fisiculturistas precisam ter muita definição e devem mostrar muito músculo. No entanto, suas silhuetas devem ser esteticamente agradáveis ao olhar.

Aqui um exemplo de café da manhã destas guerreiras.

Café da manhã; Bolo de claras com aveia + batata doce + Whey Protein

Categoria Culturismo Feminino

Este nível exige muita massa, muita musculatura. Possuem uma aparência carregada de músculos muito visíveis. Quando se apresentam só se vê músculo. Não é raro sua feminilidade passar incompreendida. É a categoria da máxima hipertrofia.

Tipos de dietas para mulheres fisiculturistas: No Off season ou em Pré-contest

Podemos perceber que estas atletas, seguem determinados tipos de dieta conforme a categoria em que estão inseridas.  Ainda precisamos dizer que, a alimentação segue padrões rígidos e se divide em duas fases:

Off season

Que é a etapa em que a fisiculturista fica fora das competições. Nesta fase elas buscam aumentar a ingestão calórica para ganhar massa.

Pre – contest

Fase que vem pouco antes das competições. Nesta fase a atleta dedica-se a eliminar toda a gordura para que os músculos apareçam.

Estas fases também provocam alterações nas dietas das fisiculturistas, pois em Off, elas precisam comer muito para aumentarem o volume do corpo. Na segunda fase, mais ou menos 8 meses antes das competições, elas precisam definir. Eliminar o máximo de gordura corpórea e deixar que apareçam os músculos.

Você quer ser Fisiculturista?

Se você deseja ser uma Fisiculturista saiba que os tipos de dietas para mulheres fisiculturistas foram elaborados por Nutricionistas que acompanham estas atletas e conhecem seu condicionamento físico e toda sua fisiologia. Portanto, não é recomendável que você siga estes exemplos, sem ajuda de um profissional da saúde que possa te orientar.

Alguns modelos acima são para dias de treino pesado, que talvez não seja o seu estilo de treinamento. Leve em consideração que uma dieta passa a ser adequada quando é construída com base nas especificidades de cada organismo e estilo de vida de cada pessoa.

Se você pretende ser fisiculturista, saiba que um dos aspectos mais importantes da dieta é estabelecer quantas calorias são necessárias diariamente, para alcançar seu objetivo. Sua alimentação precisará ter relação direta com o tipo dos treinos que você faz e sua intensidade.

Portanto, é relevante a ajuda de nutricionista e treinador físico, caso queira aventurar-se por este caminho fisiculturista.

Você achou interessante os tipos de dietas para mulheres fisiculturistas? Que tal participar deixando aqui seu comentário?  Vamos gostar de saber sua opinião. Ok?