Dieta e fitness: tudo o que você precisa saber hoje sobre comida e exercícios

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É assustadora a quantidade de informações sobre dietas e exercícios que encontramos na internet diariamente.

O tempo todo somos bombardeados com uma série de dicas, dados, alimentos bons que eram considerados ruins, alimentos ruins que eram considerados bons… Enfim! É para deixar qualquer um perdido.

Até para os mais experientes, algumas dessas informações parecem um pouco confusas e dispersas.

Então esse post é lhe mostrar 07 Superalimentos que você DEVE inserir na sua dieta fitness a partir de hoje, e como cada um desses alimentos interferem nos seus exercícios.

Então vamos a eles:

Superalimento #01: Batata Doce, a queridinha dos praticantes de atividade física.

São incalculáveis os benefícios que a Batata Doce pode trazer ao organismo. Não somente na busca de um corpo sarado, este alimento possui incontáveis nutrientes essenciais para quem busca uma alimentação saudável.

Além de ser uma excelente fonte de carboidratos, a Batata Doce contém fibras e potássio. As fibras são essenciais no auxilio da queima de gordura, controle do apetite, e principalmente na reconstrução muscular.

Os carboidratos presentes na Batata Doce são absorvidos de forma mais lenta pelo organismo, o que mantém o nível energético elevado por maior tempo.

Então inclua a batata doce como refeição pré-treino, tendo o cuidado de consumir no mínimo 80 minutos antes de iniciar a atividade.

Superalimento #02: Ovo de galinha – O mito da clara e da gema.

Vamos desmistificar e quebrar mais um paradigma aqui no blog, mas também entender verdadeiramente o porquê de algumas pessoas não consumirem o ovo inteiro.

Bom, primeiro vamos entender a composição do ovo de galinha:

Como você pode ver na imagem acima, na clara do ovo contém toda a proteína deste alimento, ou seja, a albumina, responsável pela recuperação muscular e controle da saciedade.

Na gema nos encontramos a gordura e algumas outras substâncias que auxiliam em outras funções.

Ocorre que, cada ovo contém em média 13g de proteína. O indivíduo que precisa ingerir cerca de 30g de proteína por refeição, ao escolher o ovo como fonte deste nutriente, acabaria ingerindo gordura excessiva presente na gema.

O que eu quero deixar claro é que o Ovo de galinha inteiro é um dos sete Superalimentos que estamos tratando neste post, porém o consumo da gema deve ser moderado, mas não eliminado.

Você pode ingerir até duas gemas por dia, dependendo da sua Dieta.

Converse com o seu nutricionista, e peça para ele inserir o Ovo inteiro em sua Dieta.

Superalimento #03: A Aveia, o Segundo Carboidrato Predileto

Porque o segundo carboidrato predileto? Lembra que eu havia escrito logo acima que a Batata Doce é a queridinha dos praticantes de musculação ou qualquer outra atividade física?

Sim! Entretanto a aveia é uma excelente opção para a substituição da batata doce, naqueles dias em que você está um pouco sem vontade de consumi-la

A Aveia, assim como a batata doce, é um carboidrato complexo de absorção lenta. Ou seja, o organismo absorve mais lentamente este alimento, o que proporciona mais energia por um período maior de tempo.

Os benefícios da Aveia não param por aí!

O consumo regular deste nutriente, além de fornecer energia, ajuda a regular a função intestinal, a hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue), previne a diabetes e auxilia no combate do mau colesterol.

Superalimento #04 A Semente de Linhaça, a Mais Nova Aliada da Dieta Fitness.

A linhaça há muito tempo já era utilizada em dietas para emagrecimento e perda de peso. Porém, recentemente foram descobertos inúmeros benefícios que este alimento pode trazer às pessoas que praticam atividades físicas regulares, e têm como objetivo a hipertrofia ou ganho de massa magra.

A semente de linhaça possui grande quantidade de ômega 3, é rica em fibras e zinco, elementos essenciais para a recuperação muscular após os treinos e atividades físicas de alta intensidade.

Além destes benefícios, a semente de linhaça possui compostos antioxidantes que auxiliam no processo de renovação celular.

Superalimento #05: O Levedo de Cerveja.

Apesar de pouco utilizado, o levedo de cerveja é um alimento altamente nutritivo, e faz parte do nosso check list de 07 Superalimentos que você DEVE incluir em sua dieta.

O Levedo de cerveja possui Zinco, Cálcio e Proteínas, mas o principal motivo pelo qual você deve começar consumi-lo é o fato de ele ser um poderoso aliado à desintoxicação do organismo.

Com o corpo livre de toxinas acumuladas diariamente, a queima de gordura é potencializada.

Este Superalimento, aliado a uma dieta adequada, e treinos regulares vai transformar o seu corpo em uma máquina de queimar gordura.

O levedo de cerveja pode ser encontrado em Capsulas ou em pó, em lojas de suplementos ou farmácias.

Uma paradigma sobre o Levedo de Cerveja:

Existe um mito de que este alimento servia para abrir o apetite! Não existem estudos que comprovem esta informação.

Outro motivo pelo qual o Levedo de Cerveja é mal interpretado está ligado à Cerveja (bebida), todos sabem que ela possui alto teor calórico, e não deve ser ingerida com frequência. Porém, o que torna a Cerveja um vilão da boa alimentação é o Álcool Etílico, e não o Levedo como muitos pensam.

Superalimento #06: O Salmão

O salmão é mais uma daquelas fontes de Proteínas queridinhas dos praticantes de Musculação.

Além dos benefícios à musculatura o Salmão é rico em Ômega 03 e Ácidos Graxos que combatem o colesterol Ruim e podem inclusive aumentar os níveis do colesterol bom.

Por muitos anos este alimento foi injustamente criticado por nutricionistas e nutrólogos, devido à alta concentração de gordura existente em cada porção. Porém a ciência provou recentemente que as gorduras, ou lipídios contidos na carne do Salmão, assim como na gema de ovo, são essenciais para o perfeito funcionamento do organismo.

Superalimento #07: O Brócolis.

Por último, mas não menos importante, o mais poderoso alimento da família das leguminosas.

O brócolis é rico em vitamina A e C, ferro e potássio. Possui características antioxidantes que auxiliam no processo de recuperação celular.

As vitaminas presentes no Brócolis auxiliam na recuperação das fibras musculares, desgastadas durante a atividade física intensa.

Além dos benefícios ligados à prática de atividades físicas, algumas pesquisas sérias indicam o brócolis como um alimento muito eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo do câncer.

Suas propriedades de recuperação celular agem como um “corretor” de possíveis erros, inibindo assim o aparecimento de células cancerígenas.

E não para por aí! O zinco presente neste Superalimento ajuda na defesa do organismo. Assim, os resfriados e demais doenças respiratórias ligadas à baixa imunidade são afastadas quando o brócolis está presente na dieta.

Bom, este é o nosso Check List dos 7 Superalimentos para Dieta Fitness e musculação.

Peça para o seu nutricionista inserir todos estes alimentos em seu diário de refeições.

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Até breve… 😉