20 Dicas Para Estimular o Metabolismo e Queimar Gordura

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Acelerar o Metabolismo e Perder Gordura

Para alcançar um corpo magro e bem definido, algumas pessoas se utilizam de alimentos ou compostos para acelerar o metabolismo e queimar gorduras mais facilmente.

Quando falamos em aceleradores de metabolismo, estamos nos referindo ao fato de consumir somente os alimentos necessários para o corpo, proporcionando o funcionamento normal de suas células e também na mudança de alguns hábitos.

A seguir indicaremos uma lista de 20 dicas eficientes que te ajudarão a acelerar o seu metabolismo, e também tornar a queima de gordura mais eficiente.

Durma bem e com qualidade

Segundo alguns cientistas, dormir poucas horas por noite desequilibra a produção de hormônios, e consequentemente há o aumento dos níveis de tudo que desperta o apetite.

De acordo com estas pesquisas, o desequilíbrio hormonal desacelera o metabolismo, levando o indivíduo a ter mais dificuldades na eliminação de gordura corporal.

Além disso, por passar mais tempo acordada, a pessoa tende a consumir mais calorias do que o necessário, aumentando o ganho de peso.

Tenha um café da manhã equilibrado

Embora muitas pessoas ignorem esse fato, o café da manhã é umas das principais ações de uma dieta eficiente. E ao contrário do que muitos pensam, é considerada a principal refeição do dia, principalmente se o seu objetivo é queimar gordura.

A refeição matinal é rica em proteína e carboidrato, estimulando assim a secreção de hormônios que aumentam a saciedade e ajudam a queimar gordura.

Comer na hora certa

Comer na hora certa (de preferência a cada três horas) estimula o organismo a funcionar corretamente  e, assim, queimar gordura.

Isto acontece pois o corpo humano leva cerca de três horas para digerir cada proteína, aminoácido e carboidrato ingerido nas refeições consumidas.

Ao nos alimentarmos, o corpo é obrigado a consumir energia para realizar o processo de digestão. Por isso, ao fracionarmos as refeições em intervalos de três horas estamos acelerando o metabolismo.

Por outro lado, não ter uma alimentação regrada ou pular refeições desacelera o metabolismo, tornando o processo de queima de gordura mais difícil ou demorado.

Beba bastante água!

No topo da lista de aceleradores de metabolismo podemos encontrar a água. A ingestão de água funciona como um inibidor de apetite e permite aumentar o metabolismo do seu corpo em cerca de 30%.

Isto acontece porque, além de realizar o transporte das substâncias ingeridas durante a alimentação, ela tem efeito termogênico, facilitando a queima de gordura.

A ingestão regular de água (cerca de dois litros por dia) tem efeitos benéficos também nos músculos, pois um tecido muscular hidratado se torna mais ativo metabolicamente.

Mastigue corretamente

Para queimar gordura, nada de pressa! Procure reservar no mínimo 30 minutos para as refeições principais.

Mastigar devagar ajuda a triturar melhor os alimentos e assim auxiliar na digestão adequada dos alimentos.

Pratique exercícios físicos

Exercícios de alta intensidade contribuem mais para o aumento da taxa metabólica de repouso do que exercícios de baixa ou moderada intensidade.

Pratique Exercícios

Nesse sentido, para obter todos esses benefícios, procure realizar exercícios mais intensos, para que você consiga melhores resultados.

Aumente a porcentagem muscular

Nosso corpo constantemente queima calorias, mesmo quando você não está fazendo nenhum tipo de atividade.

A taxa metabólica de repouso é superior em pessoas que possuem maior porcentagem muscular, ou seja, ter mais músculos faz com que você queime mais calorias.

Depois de um treino, os músculos são ativados em todo o corpo, aumentando a sua taxa média diária metabólica.

Bebidas energéticas

Alguns ingredientes contidos nas bebidas energéticas contribuir com o impulso do seu metabolismo. Essas bebidas utilizam cafeína, que proporciona o aumento da quantidade de energia.

Coma bem e corretamente!

Evitar longos jejuns é primordial para estimular o metabolismo e queimar gordura.

Faça refeições balanceadas a cada três horas, sobretudo antes e depois dos treinos.

Mantenha sempre em seu cardápio alimentos como proteínas e carboidratos integrais. Estes últimos são de digestão mais lenta, tornando o gasto energético necessário para sua quebra metabólica maior.

Apimentar a comida? Sim!

A pimenta é uma das queridinhas para acelerar o metabolismo, porque alimentos apimentados possuem substâncias químicas naturais que podem ajudar a alavancar o metabolismo.

Evite bebidas açucaradas            

O consumo excessivo de açúcar, mesmo de forma imperceptível, como em refrigerantes, sucos e chás com açúcar torna o metabolismo mais lento e favorece o ganho de peso.

Para manter o metabolismo acelerado substitua estas bebidas por água ou sucos sem açúcar.

Além de mais saudáveis, você conseguirá eliminar de sua dieta o consumo de 200 a 400 calorias extras por dia, garantindo um corpo mais saudável e em forma.

Coma mais proteínas do que carboidratos

Nosso corpo tente a queimar mais calorias com as proteínas, ao contrário do que ocorre com a gordura ou carboidratos.

Alimentos como carne magra, peru, peixe, carne branca frango, tofu, nozes, feijão, ovos e produtos lácteos com baixo teor de gordura.

Saia da frente da TV

Quem tem o hábito de assistir em média, cinco horas de TV por dia ou ficar na frente do computador, pode estar bem distante de queimar gordura.

Reduzir pela metade o tempo diante da telinha ou PC pode estimular a queima de 120 calorias extras por dia. Portanto, se mexer é a melhor escolha!

Café e chá verde

A cafeína é um ótimo estimulante para quem gasta muita energia ao longo do dia.

Beba chá

Para quem não gosta de café há também a opção do chá verde, que combina os benefícios da cafeína e catequinas, substâncias indicadas para turbinar o metabolismo por algumas poucas horas.

Aposte nas vitaminas D

Pessoas com deficiência de vitamina D demoram mais a queimar gordura e entre suas várias funções, esse nutriente fortalece os ossos e ajuda a manter a forma.

É possível encontrar a vitamina em alimentos como peixes gordos (salmão, atum, sardinha) e gema do ovo.

Se mexa!

É possível queimar gordura e eliminar 350 calorias se você usar cerca de 2h30 em atividades simples cotidianas como aposentar o controle remoto, trocar o elevador pela escada, o carro pela bicicleta, entre outros.

Evite ficar muito sentada

Muito tempo parado reduz o metabolismo e aumenta em até 112% o risco de diabetes, por isso, para preveni-la e estimular seu corpo a queimar gordura, procure pelo menos de hora em hora ficar cinco minutos em pé.

Confira os rótulos

Com a correria do dia a dia, muitos de nós não têm o hábito, extremamente saudável, de ler atentamente o rótulo dos alimentos que compramos em supermercados.

Para evitar a ingestão excessiva de açúcares, gorduras saturadas e outros alimentos que favorecem o ganho de peso é importante não apenas ler, mas compreender o que cada ingrediente utilizado na preparação dos alimentos pode ter sobre seu corpo.

Vá as compras

É possível gastar cerca de 155 calorias a cada 30 minutos empurrando o carrinho no mercado, sabia? Por isso, ir ao mercado pode valer muito a pena!

Permita-se

Saiba que acelerar o metabolismo e queimar gordura não deve ser encarado com algo penoso ou distante. Encare ter uma vida saudável com hábitos melhores como algo bom para a sua vida.

Certamente, dessa maneira tudo será muito melhor!

Agora você já pode começar a sua transformação e conquistar o corpo dos seus sonhos, com um metabolismo acelerado e um corpo magro.

Você já faz alguma das sugestões que apresentamos? Conte pra gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar o artigo nas suas redes sociais!