As Melhores Dicas para uma Alimentação Saudável – Confira

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Alimentação saldável

As melhores dicas para uma alimentação saudável, você pode descobrir aqui, Mas, você descobrirá também que o saudável pode ser gostoso. Quem pensa que comer saudável significa privar-se de tudo que é bom, está enganado.

A alimentação saudável traz um retorno positivo para a vida de todos que adotam este estilo de comer. Já pensou não ter problemas de cansaço, nem de sono fora de hora? Já imaginou ter energia para sair, depois do trabalho, e disposição para as caminhadas e academia?

Agora pense em uma mente sadia e ativa, sem dores de cabeça, sem problemas de memória e sempre querendo aprender mais. Saiba que tudo isto, é somente uma parte dos efeitos positivos de uma verdadeira alimentação saudável. Ainda há muito mais…  Continue lendo e saiba de tudo aqui.

Uma Rotina alimentar saudável traz muitos benefícios ao corpo e à mente. Estes benefícios se revelam também através um peso adequado a seu físico, pois quem come certo não tem sobrepeso nem obesidade. Portanto, aproveite bem as dicas e faça de sua alimentação um meio de alcançar o máximo bem-estar.

As melhores dicas para uma alimentação saudável apontam para alimentos naturais.

O in natura está em alta. Ufa! Que bom! Um dos aspectos fundamentais da alimentação sadia é usar alimentos, o mais próximo possível do natural. Dê um basta nas comidinhas industrializadas.

Pelo menos por bom tempo, livre-se das carnes processadas, dos embutidos, dos lanches que já vem prontos, dos bolos, biscoitos e doces açucarados. Experimente o doce original das frutas. Adote o hábito de ter a mesa mais vegetais frescos. Troque o que já vem pronto pelas refeições caseiras. Assuma novamente o controle sobre o que você e sua família comem e lembre-se, quanto mais natural melhor!

Vá mudando devagar

Se você está muito acostumado a comer de forma diferente da proposta aqui, não mude radicalmente. Vá experimentando pouco a pouco. Não altere tudo de uma hora para outra. Isto te fará desistir antes mesmo de começar. Reduza um pouquinho aqui, acrescente outra coisinha ali. Vá pouco a pouco, adicionando saúde a suas refeições.

Substitua gorduras Trans por gorduras boas.

Por exemplo: Deixe de lado a batata industrializada que vem pronta para fritar, o frango pronto para assar e os pratos prontos, que só é preciso esquentar.

Água é essencial

Beba água. Ela elimina resíduos tóxicos e transporta nutrientes e oxigênio, enchendo os órgãos de saúde. Também retarda o envelhecimento precoce, preserva a integridade das células e faz mais um montão de coisas boas para nosso corpo. Vale à pena, fazer dela uma parceira de toda hora.

Mas, não pense que o ideal é beber litros e litros de água. Existe uma quantidade mínima adequada a cada corpo. Você deve calcular qual o mínimo que precisa ingerir por dia, para não cair em excesso, nem em carência. O cálculo é fácil de fazer. Basta multiplicar 35ml para cada quilo de seu peso. Sendo assim se você pesa 75 quilos, multiplique: 70X35 = 2400ml que representa 2,4 litros de água.

Aquele que não se hidrata, tem dificuldade de emagrecer. Tem metabolismo lento. Vive cansado e indisposto. Água emagrece e dá energia.

Coma com moderação

Isto quer dizer que não basta qualidade. A quantidade também importa. Comer pratos e mais pratos cheios, não é uma boa e estratégia. Não exagere na comida, especialmente nas massas e gorduras. Quando não estiver saciado ao fim da refeição, complete-a com mais salada de folhas ou frutas

Nutrientes: Todos são fundamentais

Esqueça as dietas da moda que valorizam um nutriente em detrimento de outro. Dieta só disso, ou só daquilo? Fique fora! A alimentação deve ser equilibrada. Precisa conter carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e sais minerais. É o que precisamos para nos sustentar.

Não coma muito depressa

O cérebro leva algum tempo para notar que estamos nos alimentando. Para que isto aconteça a mastigação é essencial. Portanto, pare de comer antes mesmo de sentir-se cheio.

Reduza açúcar e sal

Açúcar em excesso é causador de obesidade, sobrepeso, Diabetes e outros males. Mas, saiba que o açúcar não está somente nos doces e sobremesas. Ele também está nas massas, cereais, etc. O sal causa distúrbios de pressão arterial, além de inchar e prejudicar os rins.

Diminua açúcar e o sal

Frutas? Não fique sem elas

Elas acrescentam muito à suas refeições. Comendo fruta, você estará consumindo fibras, vitaminas. Elas são antioxidantes e previnem uma porção de doenças. Além disso, são saborosas.

Pratos coloridos

Você sabia que quanto mais colorido for seu prato, mais benefícios ele tem para fornecer ao organismo? Eles asseguram uma nutrição ótima, e ainda ajudam você a livra-se dos quilinhos a mais. Portanto, abuse das cores. Veja algumas propriedades que estão associadas as cores dos alimentos.

Refeição colorida = saúde

 

Cor Alimentos Composição Benefícios
Amarelo / laranja Cenoura, abóbora, laranja, mamão, manga, milho, abacaxi, etc. Possuem Betacaroteno São bons para os ilhós, pele e para cicatrização. São antioxidantes. Protegem do Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer.
Vermelho Tomate, pimentão, pimenta, melancia, etc Possuem licopeno Previne câncer, combate colesterol, etc
Vermelho Beterraba Possui betaína Boa para diabéticos, ajuda o sistema imunológico, etc
Branco Repolho, alho-poró, palmito, cebola, etc São fonte de cálcio e Potássio São antialérgicos e anti-inflamatórios.
Roxo Uva, berinjela, repolho roxo, cebola roxa, rabanete Possuem antocianina Protege do Infarto e do AVC
Verde Couve, agrião, almeirão, etc Ricos em Luteína e Zeaxantina,

cálcio, magnésio, potássio, zinco,etc

Beneficiam a saúde cerebral, são ótimos para a pele, previnem alergias.
Marrom Nozes, aveia, cereais integrais, castanhas São ricos em fibras e vitaminas do complexo B Reduz colesterol   e triglicerídes, etc.

 

Estes são apenas alguns exemplos. Há muitos outros alimentos coloridos, que resultam em saúde para nós. Por isto, encha seu prato de cores. Encha-se de saúde.

Coma alimentos com fibras

As fibras reduzem o risco de doenças cardíacas, previnem derrames e evitam Diabetes, ajudam a perder peso. Boas fontes de fibras são: os grãos integrais, aveia, frutas, verduras, legumes, cevada, nozes, granola, chia, linhaça, entre outros.

Faça opção por Bons Carboidratos

Os carboidratos mais saudáveis são os cereais integrais, frutas, feijão e legumes. Eles favorecem a perda de peso e contribuem de várias formas para nossa saúde. São digeridos lentamente pelo organismo, aumentando a saciedade e mantendo a taxa de açúcar do sangue controlada. Eles também regulam a insulina fazendo com que seus níveis permaneçam estáveis  no sangue.

Aposte em alimentos com cálcio

O cálcio é o mineral que preserva a saúde óssea e os dentes. Ele é necessário para manter a atividade celular dentro dos limites da normalidade, por isto, se você estiver com carência de cálcio, seu organismo buscará em seus ossos, e isto pode causar osteoporose.  Portanto uma das melhores dicas para uma alimentação saudável é adotar alimentos com cálcio em suas refeições.

Ponha proteínas de qualidade em sua vida

Precisamos de proteína em nossas vidas, pois nossos tecidos, especialmente a massa muscular, não sobrevivem sem elas. Certamente, você deve conhecer a importância das proteínas, mas é sempre bom relembrar o que elas favorecem:

  • Atuam na reparação e crescimento da massa magra;
  • Ajudam na produção de hormônios, de neurotransmissores, enzimas e anticorpos;
  • Restabelecem a energia perdida pelas células;
  • Auxiliam no transporte de substâncias pelo corpo.
  • As proteínas consideradas de maior valor biológico são de origem animal, mas também existem as proteínas vegetais que nos prestam imensos serviços.

Portanto, vale à pena trazer proteínas para seu cotidiano. E para isto, ponha em seu prato:

Peixes, frango, carnes, feijão, nozes, soja, laticínios, etc.

Gorduras? Elas também são do bem

Entre as melhores dicas para uma alimentação saudável, está também a sugestão para fazer opção pelas gorduras. Veja alimentos com gorduras boas que devem ser adicionados a seu menu diário:

  • Nozes, castanhas, pistache, avelãs e amêndoas. Também estão no abacate, e em sementes de abóbora e gergelim, linhaça.
  • Atum, sardinha, salmão, cavalinha, truta – Possuem ômega 3.
  • Azeite de oliva, óleo de coco.

Evite a gordura Trans

Este tipo encontra-se em produtos industrializados e processados como: batata frita, sorvetes, biscoitos recheados, e qualquer outro produto com gordura hidrogenada.  Exclua-os de sua dieta.

Afinal, o que é esta tal alimentação saudável?

Talvez você esteja preocupado, pensando que comer saudavelmente significa nunca mais ter prazer em saborear um sorvete, ou um saquinho de batata frita, ou uma pizza cheia de linguiça calabresa, com borda de queijo.

Calma! A coisa não é bem assim! Comer saudavelmente não pode virar uma “tortura”. É claro que você pode deliciar-se comas coisas de que gosta! Mesmo que eles não façam parte da lista dos saudáveis.

O problema só ocorre quando fazemos de nosso cardápio, um “prato cheio” para estas comidinhas. O que não devemos é fazer com eles, nossa rotina alimentar. Não são adequados para uma rotina alimentar. Mas, não fazem mal à nossa saúde, quando entram em nosso cotidiano eventualmente, em momentos de prazer.

Alimentação saudável é aquela que faz bem, tanto para o corpo quanto para o emocional. Aquilo que limita, restringe e pressiona, não é sadio. Por isto, aproveite as dicas e crie um cardápio que te forneça energia, que não deixe te faltar saúde, mas que te faça, também, muito feliz. O que acha? Comente aqui o que achou das melhores dicas para uma alimentação saudável.