Dez Passos para uma Alimentação Saudável

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Dicas para Alimentação Saudável
Dicas para Alimentação Saudável

Se você é uma pessoa que preza pelo bem estar e por uma vida saudável, certamente tem consciência de que para atingir esses quesitos, é necessário uma boa alimentação e o consumo de alimentos naturais. Vamos mostrar os dez passos para uma alimentação saudável e como melhorar seus hábitos.

Se alimentar de forma saudável não é tão fácil, requer compromisso e mudanças de hábitos. Mão não se pode fechar os olhos e esquecer que o consumo de alimentos com gorduras saturadas e com excessos de açúcares e sódio podem trazer  grandes problemas à saúde.

Por isso, devemos ficar atentos e buscar cozinhar nossa própria comida e comprar produtos naturais, orgânicos e  alimentos minimamente processados. É interessante dizer que não existem alimentos “maus” e sim uma má forma de se alimentar. Se fizer a combinação certa e quantidade adequada, não precisará deixar comer nada!

Acompanhe os Dez Passos para uma Alimentação Saudável

Para uma boa alimentação saudável, é recomendado a ingestão de alguns alimentos diariamente, os ricos em proteínas como carnes, peixes ou ovos, frutas ou vegetais, queijos, leites/iogurtes e até mesmo alimentos como arroz, pães, trigos ou cereais. Porções pequenas e sempre fazendo a combinação correta.

Separamos para você, dez passos para uma alimentação saudável, para que você possa largar de vez os maus hábitos alimentares e desfrutar de uma vida saudável.

Alimentação Equilibrada
Alimentação Equilibrada

1 – Busque sempre por produtos naturais e orgânicos, aproveite para comprar em feira e em lojas de produtos naturais. Tente não consumir alimentos processados, embutidos e industrializados.

2 – Cozinhe sua própria comida. Assim você terá o controle a quantidade de sal, açúcar e gordura que está consumindo. Planeje se possível seu cardápio da semana. Além de aumentar suas habilidades culinárias. Quem melhor que você para saber o que agrada seu estômago?

3 – Reduza o sal da sua comida e evite óleos e manteiga. Uma boa alternativa pra isso é o óleo de côco e o ghee. Você notará uma boa diferença em sua saúde.

4- Inclua em sua dieta pelo menos cinco porções que se encontram no grupo dos cereais (arroz, milho, massas, pães, etc), ou raízes (mandioca, por exemplo) e tubérculos como a batata. Prefira os alimentos integrais e em sua forma natural.

5 – Coma proteínas como as da carne, peixes e ovos, mas tente não consumir a gordura, as prepare do modo mais saudável possível. Experimente variar os tipos ao decorrer da semana. Busque sempre grelhar ao invés de fritar qualquer alimento.

6 – Faça pelo menos três boas refeições ao dia. Não pule o café da manhã, almoço e janta. Faça pequenos lanches no intervalo das refeições. É importante comer a cada 3h30, priorize as bolachas integrais, frutas e sucos.

7 – Beba bastante água! Se manter hidratado ajuda na digestão da comida, além de ser uma fonte de energia milagrosa. Beba em média de 8 a 12 copos de água por dia.

8 –  Não deixe de incluir legumes, verduras e frutas na sua dieta. Além de prevenir doenças, são alimentos ricos em diversos nutrientes e com poucas calorias.

9 – Tome cuidado com o tamanho das suas porções. Quanto mais comida no prato, mais estímulos para você comer mais. Não consuma líquidos durante as refeições e mastigue devagar para aproveitar e perceber exatamente o que está comendo.

10 – Cuide para não basear a sua dieta em apenas um nutriente ou um tipo de alimento. Variar os alimentos, e equilibrá-los, trará grandes benefícios para seu corpo e sua saúde.

Vale ressaltar, que é sempre importante conversar com sua nutricionista para entender melhor a função de cada alimento e combinar uma dieta adequada para seu corpo e suas necessidades. Os dez passos para uma alimentação saudável estão aí para te ajudar, mas é sempre bom consultar um profissional da área.

Mais Algumas Dicas Indispensáveis para Manter a Alimentação Saudável

É essencial saber que existe uma alimentação ideal para cada idade. Mas algumas dicas valem para todas as pessoas independente de que fase da vida estão.

Não abuse com fast-foods, e refeições industrializadas, com a correria do dia-dia é esperado que se opte por uma comida rápida e barata, mas escolha alternativas como restaurantes de comida por kilo ou prefira levar marmita com comida pronta já de casa.

O cuidado com o fast-food deve ser tomado principalmente com as crianças e adolescentes. As propagandas e promessa de brindes e brinquedos podem atrair esse público e cooperar para uma má alimentação desde cedo.

Se é louco por um docinho, não precisa deixar de comer! Mas tenha em mente que exageros não podem acontecer e inclua sempre a fibra na sua alimentação, pois elas ajudam absorver grandes quantidades de açúcar no seu corpo.

Na hora dos lanchinhos não esqueça que frutas e produtos naturais são a melhor opção. Não abuse do açúcar em sucos, coma castanhas e pães integrais. Evite os embutidos e os queijos muito amarelos.

Siga as dicas e os dez passos para uma alimentação saudável e  se prepara para viver longos anos de vida saudável e sem preocupações. Afinal, um corpo saudável anda de mãos dadas com a mente sã.

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