As Verdades e Mentiras sobre Detox

0
Verdades e mentiras sobre Detox

Vinculados à perda de peso para que nos sintamos encaixados na sociedade, o que mais podemos ver internet a fora são dietas do momento. Hoje queremos falar sobre uma em particular, a dieta Detox, que se popularizou de maneira equivocada e há muitas verdades e mentiras a seu respeito.

Primeiro gostaríamos de conversar um pouco sobre o que é o Detox, que na realidade, é um conceito usado há muito tempo por culturas ancestrais, com o objetivo de restringir a alimentação por um período determinado.

O objetivo deles era, com o Detox, conseguir a desintoxicação do organismo a partir do controle de quantidade e qualidade de alimentos ingeridos.

Agora que você já sabe que a dieta Detox se apropriou do conceito para vender um programa para perder peso rápido, será mais fácil entender as verdades e mentiras sobre Detox. Preparado? Então continue a leitura do artigo!

O nosso organismo precisa de carboidratos: Verdade

Começar uma dieta Detox pensando que para perder peso é simplesmente cortar todos os carboidratos da sua vida é equivocado, já que eles são fontes de energia imediata para o organismo humano.

Para aqueles que querem emagrecer, uma boa sugestão para a sua Detox é substituir os carboidratos simples por seus equivalentes integrais, sempre com um consumo controlado.

A dieta Detox conserta o exagero alimentar do dia anterior: Mentira

Utilizar uma dieta Detox de internet para compensar o exagero do dia anterior, principalmente em épocas de festas é errado, já que o efeito de um programa alimentar difere de organismo para organismo. O correto é encarar a Detox como uma ferramenta que auxilia no processo de perder peso, sendo sempre acompanhada por um profissional que personalize o seu programa.

Resumindo: não acredite que o shake Detox que um site com programa para emagrecer oferece, você pode se decepcionar com os resultados. A Detox de verdade apenas auxilia na recuperação e reparação de danos.

Não ingerir nada pela parte da noite ajuda a emagrecer: Mentira

Durma bem

Às vezes nos envolvemos tanto com o processo de perder peso, que tentamos acelerar os resultados eliminando algumas refeições chaves do nosso dia a dia. Deixar de realizar refeições à noite não é o caminho certo para uma dieta Detox, já que afeta diretamente a qualidade do sono noturno.

O jejum antes de dormir interfere no metabolismo, fazendo com que a queima de calorias não seja ótima. Além disso, a baixa de glicose no sangue acaba produzindo hormônios que aumentam a ansiedade e o apetite, estimulando o consumo exagerado de alimentos no outro dia.

O suco Detox funciona: Verdade

Os sucos verdes, conhecidos até mesmo por shakes Detox, ajudam na tormogênese corporal e no melhor funcionamento do metabolismo humano, mas isso quando são consumidos moderadamente. Viver uma dieta a base desses alimentos líquidos é um erro, pois não substituem de forma nenhuma uma refeição balanceada, saudável e personalizada.

O ideal é fazer dos sucos Detox um complemento para o seu processo de perder peso, consumindo uma vez ao dia. Para a maioria dos casos, é recomendável ingeri-lo pela parte da manhã, como a primeira refeição do seu dia, mantendo uma dieta saudável nas outras refeições.

Quanto mais frutas no suco, melhor: Mentira

Esse mito sobre uma dieta Detox surge a partir da ideia equivocada de que um suco de frutas naturais possui o mesmo efeito que ingerir a fruta diretamente. No processo de trituração da fruta para que se torne um suco, a mesma sofre modificações na sua estrutura básica, e essas transformações fazem com que a glicose natural seja mais facilmente absorvida pelo organismo.

Evite colocar todas as frutas que estão na sua frente em um suco Detox, já que o potencial de açúcar é elevado potencialmente, e ao invés de ajudar a perder peso, só se torna uma bomba calórica para o seu corpo.

Sucos Detox podem substituir almoço e janta: Mentira

Aqui, seguimos a mesma lógica do mito de dormir sem ingerir nada. O suco deve ser utilizado como um complemento da sua dieta Detox, servindo como elementos que irão balancear o seu organismo. Os melhores momentos para consumi-los são pela manhã e em lanches entre refeições.

Substituir almoço e jantar por suco Detox

Existem alimentos que cumprem com a função Detox: Verdade

A verdade é que o Detox serve para desintoxicar o seu organismo de elementos industrializados com potencial destrutivo para o intestino, e esse efeito de desintoxicação é obtido através de uma alimentação saudável e balanceada. E justamente por alimentos com potencial de limpeza intestinal é possível alcançar o objetivo Detox e, consequentemente, perder peso.

Alguns dos alimentos que cumprem com a função Detox são: chá verde, frutas naturais, gergelim, folhas verdes escuras, limão, brócolis, agrião, entre outros.

A dieta Detox pode colocar a saúde em risco: Verdade

Tudo em exagero acaba sendo nocivo para a nossa saúde, e isso é um fato. Perder peso com dietas radicais é perigoso em qualquer instancia, sendo uma Detox ou não. Seguir os passos de algum famoso, que comentou em um programa que perdeu 10 quilos em duas semanas com tal programa alimentar, é um caminho errado.

Se você quer perder peso rapidamente com uma dieta radical, não é indicado que seja por mais de três dias, já que normalmente após essas 72 horas, o organismo começa a apresentar mudanças internas, que afetam no nosso rendimento externo (cansaço, tontura, ansiedade, perda de cabelo, etc).

A dieta Detox faz emagrecer milagrosamente: Mentira

Se em algum momento você leu que a dieta Detox era uma promessa de perder peso, saiba que é mentira. Um Detox por si só irá ajudar fundamentalmente na limpeza de organismo, na desintoxicação do mesmo, a perda de peso é apenas uma consequência.

A dieta Detox quando acompanhada por um profissional e guiada por um cardápio personalizado, é realmente eficiente no que cumpre: a desintoxicação do organismo.

Se perder peso é o seu objetivo, não utilize esse método como a base do seu processo, o resultado pode ser frustrante. Mas o que você realmente quer é ter um organismo mais saudável, a Detox é tudo o que estava faltando na sua vida!

E no próximo post você pode ainda completar sua rotina com as melhores proteínas vegetais e minerais para sua dieta.

Então compartilha e comenta por aqui os resultados das suas conquistas!

Até mais