Definição Muscular – O que fazer

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Definição Muscular
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Definição Muscular – Coisas que Você Precisa Saber para Começar

A definição muscular é diferente do crescimento muscular, na verdade é um complemento para quem tem como objetivo o fisiculturismo. Mas muitos se confundem e acham que basta malhar para ter definição muscular.

Aqui vamos dar algumas dicas para conseguir definição muscular. Vamos ver quais são?!

Dicas para Definição Muscular: Tenha a Hipertrofia como Aliada

Mesmo que você não queira aumentar demais a musculatura e nem tenha como objetivo o fisiculturismo, a hipertrofia pode ajudar na definição muscular. Na verdade, os especialistas dizem que não tem como fazer definição muscular, sem o ganho de musculatura, mesmo que você tenha um percentual de gordura baixo.

Para se ter o foco em definição muscular, é preciso trabalhar cada grupo muscular isoladamente e de preferência em dias diferentes para que você possa focar bem naquele grupo muscular só. Para isso, pode ser necessário que você tenha que ir quase todos os dias para a academia.

Se ainda assim você não quer ficar musculoso demais, não se preocupe. Apenas com o treino e sem os suplementos de proteínas, vai ser muito difícil que você fique estilo Arnold Schwarzenegger.

Não Tem Como Fazer Definição Muscular Sem Perder Gordura

Muito se engana quem pensa que basta malhar para ter definição muscular. A camada de gordura sob a pele esconde a musculatura e ao ganhar músculos para fazer a definição muscular, ao invés de atingir seu objetivo, você vai ficar com aparência de mais inchado.

Definição
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E já que você não tem como objetivo ficar marombado, você pode abusar dos exercícios aeróbicos. Use a natação, corrida, caminhada, dança e muitos outros a seu favor para perder as gordurinhas e deixar os músculos mais à vista.

Você pode até mesmo fazer treinos intervalados, como o HIIT, que vai aumentar a queima de gordura e ao mesmo tempo causar hipertrofia. Se esse treino intervalado for feito no final da musculação, melhor ainda, pois assim você irá utilizar apenas lipídios como fonte energética, já que já utilizou os aminoácidos durante a musculação.

Cuide da Alimentação

Para ter definição muscular você não precisa se alimentar como fisiculturistas, tomando vários shakes e se enchendo de proteínas, porém é preciso prestar atenção na alimentação, pois como eu disse acima, a gordura não deixa a musculatura mais definida aparecer.

E a sua musculatura precisa crescer, mesmo que você não seja um fisiculturista, então terá que se alimentar também com proteínas e uma dieta com um excedente calórico.

Além disso, alimentos ricos em sódio podem fazer com que você fique mais inchado e por isso os músculos não apareçam como você quer. Isso não significa que você deve cortar o sal, mas sim prestar atenção em fontes ricas de sódio, como temperos prontos e alimentos condimentados.

Preste atenção em especial em comidas com aparência de fitness, muitas na verdade são repletas de sódio e não tem nada de saudável.

Abolir açúcares refinados e carboidratos simples também é uma forma de reduzir os depósitos de gordura, já que eles são rapidamente transformados em gordura. Dê preferência para os carboidratos complexos, eles têm digestão mais lenta.

As bebidas alcóolicas também são um inimigo na hora de fazer a definição muscular, então corte elas do seu cardápio. Elas aumentam a retenção de líquidos, dando a aparência de inchaço e facilitam a conversão de carboidratos em lipídios.

Descanse

O descanso é muito importante tanto para a hipertrofia, quanto para a definição muscular. Sem o descanso não existe hipertrofia, já que a hipertrofia é causada pela cicatrização das microlesões, que por sua vez são causadas pelo treino.

O ideal é dormir 8 horas por dia e ter dois dias de intervalo entre um treino e outro com aquele grupo muscular. Ou seja, você não precisa ir na academia a cada dois dias, basta você alternar os grupos musculares.

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